terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O Rádio e a Televisão estão vivendo uma fase de mutação sob efeito da moderna tecnologia !

O Cerimonial  foi conduzido pelo 
Cronista Sinomar Calmona. 
O Prefeito Nelson Roberto Bugalho 
presidiu a sessão em Pres.Prudente.

 Rádio: De AM - Amplitude Modulada - para FM

Televisão: De Analógico para o Sinal Digital (HD/TV)
No dia 28 de Março de 2018, o Sinal  Analógico será desligado em 23 
cidades da região de Presidente Prudente. Muitas famílias poderão fazer
a retirada do Kit gratuito para a TV Digital, com antena e conversor.

       Um proveitoso encontro na sede da OAB-SP. 

Seja Digital - entidade não governamental e sem fins lucrativos - é responsável por operacionalizar o processo de 
digitalização da TV no Brasil. Em Presidente Prudente, representantes de todos os municípios que recebem o Sinal
Digital foram alertados para a mudança que vai ocorrer. Com a troca do Sinal Analógico pelo Digital.  

        Uma Revolução Tecnológica - desde a década de 30 - até os dias atuais ! 

O Prefeito Nelson Roberto Bugalho em seu pronunciamento (ao lado dos
demais Prefeitos Municipais), disse: "Nossa estrutura estará disponível
para o atendimento desse projeto que envolve toda a comunidade regional".
Pres.Antonio C.Martelletto: "Esse 
trabalho é extremamente importante" 

Seja: Digital - EAD - criada conf.determinação da ANATEL - deu o recado ao público e anunciou a Assinatura Coletiva
do Termo de Cooperação que vai atender uma extensa região constituída por 23  municípios da região de Pres. Prudente  
Lucineia Lucheti participou do evento como Gerente Reg. da Seja:Digital
Na sede da OAB-SP/ Regional de Presidente Prudente são confirmados compromissos que envolvem a participação de
dezenas de municípios em Termos de Cooperação, visando promover a inclusão digital da população de baixa-renda.  
A explicação do Presidente da Seja:Digital, Antônio Carlos Martelletto foi muito oportuna, especialmente na parceria que prevê a retirada de Kits gratuitos (mais de 60 mil ), com Antena Digital e o conversor com controle remoto. Para verificar se tem direito à retirada dos equipamentos, acessar: sejadigital.com.br/kit com/ e o nº de identificação social.

 O Sinal Digital das principais Emissoras de TV que cobrem a região já pode ser captado    normalmente. Desde que sejam utilizados os equipamentos recomendados pela Anatel.

Termos de Cooperação/Assinaturas.
No total: 23 municípios. 
Com representações de cidades.
     Esta é a área determinada para captação e retransmissão do Sinal Digital.

Com o desligamento do sinal analógico dos canais abertos de TV, a população terá acesso ao sinal digital, com melhor qualidade de áudio e imagem. A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil.                                                                                                                                                                                                                                            --------   ------------------     ------- -------------        O surgimento das primeiras Emissoras de Rádio na região de Presidente Prudente verificou-se nos últimos anos da década de 30 com a implantação da PRI-5 - A Voz do Sertão - seguida em 1946 pela Rádio Presidente Venceslau (A Gigante do Oeste Paulista). Depois, sucessivamente vieram outras Emissoras, em Santo Anastácio, Martinópolis, Regente Feijó, Rancharia e Presidente Prudente. Coroando o êxito dessas Emissoras, tivemos os "Anos Dourados" envolvendo as décadas de 50 e 60, onde na mesma época surgiu a TV Tupi (em preto e branco), cujo pioneirismo foi atribuído ao Jornalista Assis Chateaubriand, seguido de Roberto Marinho e outros arrojados empreendedores. Atualmente o que se discute é o desligamento do sinal analógio de TV, previsto para 28 de Março e que envolve nada menos que 23 municípios do extremo-oeste paulista. A formalização dessa parceria ocorreu em cerimônia realizada no dia 22 de Janeiro de 2018 na 29ª.Subsecção da OAB-SP/Regional de Presidente Prudente. Com a presença e aceitação dos prefeitos, se firmou um Termo de Cooperação envolvendo todas as cidades que farão a troca do Sinal Analógico para o Sinal Digital na TV. 

 

Na década de 1960, a Televisão deu seus primeiros sinais através de um Sistema de Retransmissão liderado por um Consórcio que teve em sua liderança, o empresário Michel Buchalla. Trata-se do SERTEPP - Serviço de Televisão de Presidente Prudente - criado especialmente para arrecadar fundos destinados à Assistência e Atendimento do Consórcio, que atendia não só a cidade sede, como também outras localidades mais próximas. Depois disso, tivemos as retransmissões de alguns canais sediados no vizinho Estado do Paraná (TV Coroados e TV Tibagi), até chegar o sinal retransmitido de Bauru/SP, através de geração da Rede Globo. Enquanto isso, foi aberta concorrência pública para a implantação de um Canal de TV exclusivo da cidade e região. Por sinal, o primeiro da região. Seus empreendedores optaram por um acordo com  o Sr. João Jorge Saad e assim nasceu a TV Bandeirantes de Presidente Prudente. No seguimento: TV Pontal Paulista (Rede Manchete), que foi desativada para dar lugar à TV Fronteira (Rede Globo).  
    
Decorridos quase 80 anos - desde a era do Rádio - começaram as discussões em torno da questão da sintonia em AM (Amplitude Modulada) com predominância desde 1922, acrescida das transmissões em Ondas Curtas, Médias e Intermediárias (Faixa Tropical) e posteriormente se adotou a Frequência Modulada (FM). Ultimamente, para concorrer com as inúmeras Emissoras de Ondas Médias (AM) vieram as Rádios Comunitárias (FM) e até as Rádios Piratas (também em FM). A Amplitude modulada - de pequena, média ou grande potência  - perdeu prestígio para as outras Emissoras; e agora, com o processo   de  mutação de frequência ou sintonia, a faixa de AM deixa de existir, passando a ocupar a Frequência Modulada - FM - não só na regidão de Presidente Prudente, mas em todo o país. A Televisão praticamente já  abandonou o esquema Analógico e se transporta definitivamente para o Sinal Digital. Mas para isso, tem prazo: Até 28 de Março de 2018 na região de Presidente Prudente.  O Sinal Digital existe em quase todos os Canais de TV que operam nesta região do Estado, excetuando a TV Cultura da Fundação Padre Anchieta, que ainda mantém o Sinal Analógico em suas repetidoras.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário