domingo, 11 de março de 2018

Crimes cibernéticos, eletrônicos ou virtuais são motivos de apreensão em nossa comunidade !

A Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Prudente está sob a
coordenação da Drª. Ieda Maria Filgueiras, com atuação em 32 cidades.
PRESIDENTE PRUDENTE - SP.
       DADOS ESTATÍSTICOS REVELAM QUE NO PERÍODO DE MAIO DE 2017 A FEVEREIRO DE 2018 AS FRAUDES PELA INTERNET PASSARAM A LIDERAR O ÍNDICE DE CRIMES VIRTUAIS OU CRIMES CIBERNÉTICOS EM PRESIDENTE PRUDENTE.  






 De acordo com o Relatório elaborado pela Central de Polícia Judiciária, as  pessoas idosas são as mais vulneráveis. À cada dez vítimas sete são idosos.

Delegado Marcelo Quevedo Minari é o

Coordenador da Central de Polícia Judiciária.


  
A Central CPJ do DEINTER 8 está localizada na Avenida Antonio Canhetti, em Presidente Prudente.

  






123 CASOS IDENTIFICADOS COMO  "FRAUDES PELA INTERNET" EM DEZ MESES - DIZ O BALANÇO GERAL.
NO MÊS DE JANEIRO/2018,
FORAM CONSTATADOS 5 CASOS E OUTROS 9 NO MÊS DE FEVEREIRO. 

A Delegacia de Proteção ao Idoso,
importante célula da Policia Civil em
Presidente Prudente, também funciona
neste local da Av. Antonio Canhetti.
-------------------- 








                                                É titular desta Delegacia, o Dr. Antenor Ferreira Pavarina.
---------------------------------------                 Crime virtual puro é aquele que compreende qualquer conduta lícita de ataque ao computador para acesso às informações confidenciais e crimes mistos (roubo de senha) e outras modalidades, onde pessoas idosas são as mais vulneráveis.
Quem for vítima, deve se comunicar de imediato com a Polícia.
Qualquer descuido pode ser fatal. Bancos e Operadoras de Cartões não
pedem recadastramento por e-mail ou confirmação de Cadastro p/Internet.
Fraudes com cartões de crédito(nos últimos 10 meses)totalizaram 77 casos

 Golpes acontecem c/frequência,
no centro e nos bairros da cidade.


































     A população de Presidente Prudente é constituída atualmente por mais de 225 mil habitantes. Na somatória de todas as modalidades de Estelionato praticadas entre Maio/2017 e Fevereiro/2018 chega-se à soma de 557 casos. São dados oficiais da Central de Polícia Judiciária - DEINTER 8 - 
                                ------------------------------------------------
Na maior parte do século passado eram comuns as ocorrências praticadas por batedores de carteiras. Em seguida vieram os "espertalhões" que aplicavam os contos do vigário, do bilhete premiado e do "conto da guitarra". Muitas vezes, a vítima se via na ilusão de ludibriar os trapaceiros e acabavam ficando com o prejuízo. O tempo passou e os estelionatários entraram em cena. O telefone começou a figurar como peça importante para a ação delituosa. Com o avanço da tecnologia, vieram: o computador e logo adiante os celulares que passaram a figurar como peças indispensáveis nas comunicações. Nessa altura, os estelionatários entraram em ação praticando todo tipo de fraudes, o que motivou as primeiras ações contra o crime cibernético, crime eletrônico ou crime virtual. A Polícia também se mobilizou e é considerada a única tábua de salvação para as vitimas dessas modalidades criminosas. Incluindo o "falso sequestro" e "falsos prêmios". Por incrível que pareça, em 2017 nada menos que 62 milhões e 200 mil brasileiros foram vítimas de crimes cibernéticos - segundo dados da Norton Cyber Securit Insights. Esses delitos causaram prejuízos superiores a 70 bilhões de Reais.

Diante dessa situação que comove toda a comunidade, fomos buscar informações junto à Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Prudente, que tem como Titular a Dra. Ieda Maria Filgueiras. Em seguida abordamos também o titular da Central de Policia Judiciária do DEINTER 8, Dr. Marcelo Quevedo Minari e o Delegado que responde pela Delegacia de Proteção ao Idoso, Dr. Antenor Ferreira Pavarina. Os dados coletados são impressionantes: De Maio de 2017 a Fevereiro de 2018: Fraudes pela Internet: 123; Fraudes com cartões de crédito: 77; Débitos indevidos em contas bancárias: 73 e Fraudes com cheques: 53.  Desacordos comerciais: 31; Outros: 107. Também figuram nesse relatório o "golpe do bilhete premiado", com 13 casos e o "golpe do veículo quebrado" ou "Bença Tia" com 12 ocorrências na cidade de Presidente Prudente. .

Diante dessa situação envolvendo principalmente pessoas idosas - à cada dez vítimas sete são idosos e as mulheres vulneráveis - Dra.Ieda Filgueiras faz a  seguinte recomendação: "Suspeitar sempre de alguma oferta mirabolante. Estelionatários são criminosos, geralmente bem apessoados e envolventes, que conseguem manipular suas "presas", apresentando um mundo de facilidades, ou criando pânico. Escapar desses criminosos, requer muita cautela por parte das possíveis vítimas. Exemplo: nunca oferecer dados por telefone ou Internet para empresas bancárias, de créditos ou telefônicas; a não ser que o titular da conta tenha feito a ligação". Nesse caso - diz Dra. Ieda - os dados são fornecidos para comprovar a sua identidade. Também é recomendável: deletar no computador todas as mensagens que contenham: cobrança, oferecimento de empréstimos bancários, cartões de crédito, premiações ou ameaças de execução p/Serasa ou contas indevidas.Muitas vezes, estelionatários se fazem passar por funcionários de Bancos ou de órgãos governamentais, exclusivamente para iludir a boa fé dos que fazem o atendimento telefônico ou p/celular. Descarte !  É a nossa recomendação.   

Dr.Marcelo Quevedo Minari também está alertando: "A população deve - quando procurada para resolver problemas bancários ou receber ofertas que destoam do normal - sempre procurar pessoalmente sua agência bancária para confirmar a veracidade do comunicado". O Delegado que é Coordenador da Central de Polícia Judiciária, ressalta em seu Alerta à população que nos casos de "falso sequestro" ou falsa necessidade de procedimento médico em pacientes internados, sempre confirmar a veracidade das informações. "Seja telefonando de um outro aparelho à pseuda vítima, seja comparecendo ao estabelecimento médico". Nos casos de compras com o cartões de crédito, dar preferência para a aquisição de mercadorias em sites conhecidos; e nunca para ofertas mirabolantes. Não se esqueçam que por trás da tela do computador ou mesmo do celular ou Smartphone (Whatsapp) pode se esconder um criminoso, disposto a usar toda a tecnologia para cometer crimes. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia    
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário