Com o crescimento da população, o Serviço Autônomo ganhou Adutora e novos Reservatórios na cidade. |
Algumas peças da época - utilizadas pela Adutora - ainda permanecem em Exposição nos altos do Jd. Aviação. |
A cidade centenária de Presidente Prudente, sempre se utilizou das águas produzidas nos mananciais superficiais. |
Também: Reservatórios subterrâneos. |
Os Reservatórios elevados dos velhos tempos foram adotados e mantidos pela SABESP. A 2ª Adutora foi implantada no Rio Santo Anastácio. |
O Balneário da Amizade ficou como reserva de eventual necessidade de suprimento de água à população local. É uma reserva de 30 milhões de litros de águas, disponível para qualquer eventualidade. |
Um longo trajeto em busca do precioso líquido. Depois da captação, mais de uma hora para se chegar à Estação de Tratamento de Água em Pres.Prudente.
O Rio do Peixe é o principal manancial que supre de água 70% da população de Presidente Prudente e ainda garante o abastecimento de 50% da vizinha cidade de Alvares Machado.
O Engº Antero Moreira França Jr é quem responde p/ Superintendência da Unidade de Negócios Baixo Paranapanema, representada por 62 municípios. |
Local de captação no Rio do Peixe. |
A Estação de Tratamento de Água - E.T.A. na Vila Liberdade/Prudente, bem ao lado da Avenida da Saudade. |
A ETA em detalhes: Depois de percorrer 42 kms, a água passa por um criterioso tratamento para depois ser distribuída. |
Mas também é usada no desperdício. |
O precioso líquido agrada as crianças |
A água jorra em todas as torneiras. |
No "Dia Mundial da Água", um brinde especial numa comemoração que reuniu Diretores e Funcionários da Superintendência da SABESP em Presidente Prudente - SP.
Foi uma festa que surpreendeu não apenas Diretores, mas Assessores diretos, Funcionários e Servidores que prestam serviços à Superintendência Regional da Unidade do Baixo Paranapanema em Pres.Prudente, onde se comemorou o "Dia Mundial da Água". Também: palestras e outras atividades por toda a semana. ----------------- --------------------
O "Dia Mundial da Água" comemorado tradicionalmente em 22 de Março serviu de motivação para inúmeros eventos a nível: Nacional, Estadual e Municipal. O 8º Fórum mundial da água (pela 1ª vez no hemisfério sul), realizou-se em Brasília e teve a participação das maiores personalidades do país e do exterior. Foi um evento marcante, organizado pelo Conselho Mundial da Água. A produção de alimentos está diretamente ligada ao uso da água doce. A Agricultura responde por 70% e a indústria 22%; uso doméstico representado por 8% da água é utilizada através de banho, comida e higiene pessoal. A escassez cada vez maior da água já fez várias cidades avançarem no aproveitamento da chamada "água de reúso", com lançamento em algumas localidades brasileiras. Aqui em Presidente Prudente onde a SABESP tem atuação destacada, problema de abastecimento de água não existe. Pelo contrário, além da captação no Rio do Peixe com 70% do volume consumido e outros 30% da represa do rio Santo Anastácio, ainda sobra um manancial superficial na divisa com Álvares Machado. Trata-se do Balneário da Amizade, onde ficam em disponibilidade para qualquer emergência nada menos que 30 milhões de litros d'água, para eventual captação em casos emergenciais.
No decorrer da semana, foi cumprida extensa programação em torno do tema água tratada, cujo índice nacional foi representado em 2017 por 83,3%. A título comparativo lembramos que atualmente, só na cidade de Presidente Prudente a cobertura de água doce captada, tratada e distribuída à população alcança 100% de cobertura. Enquanto o esgoto coletado e tratado, também se aproximou, com 99% - segundo revela a Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo/SABESP. Em 1978, apenas 79% da população da época nesta cidade (de um total de 120 mil habitantes) era atendida com a distribuição de água tratada. Já o esgoto que não recebia tratamento, era representado por 55% do total gerado no município. Na área da Superintendência Regional - Unidade de Negócios do Baixo Paranapanema - dirigida pelo Engº Antero Moreira França Jr, o número de consumidores atualmente, chega a 1 milhão de habitantes. A área é representada por 62 municípios e vai de Presidente Epitácio e Rosana até a localidade de Álvaro de Carvalho, no Vale do Paranapanema. As Gerências Regionais são 4 e operam em Presidente Prudente, Adamantina, Assis e Tupã.
Em nosso blog de 20 de Março de 2013 abrimos espaço para a divulgação do Contrato de concessão firmado por meio da Secretaria de Planejamento e Recursos Hídricos que dava plena garantia do abastecimento de água e coleta de esgotos, sob inteira responsabilidade da SABESP até o ano de 2043. Anteriormente, em 1998 pela Lei Municipal nº 9712, o Poder Executivo de Presidente Prudente foi autorizado a firmar convênio de cooperação com o Estado através da Cia de Saneamento Básico/SABESP, válido pelo espaço de 30 anos. Aqui, o abastecimento de água até 1978 era considerado precário, até que mudou completamente; e nos dias atuais é considerado modelo para todo o Estado. Quando perguntamos ao Superintendente Antero Moreira França Jr sobre o assunto, ele foi categórico: "A Sabesp tem planejado tudo que a cidade precisa. Por isso se faz uma revisão dos projetos a cada 4 anos. Presidente Prudente passou pela 1ª revisão em 2017 e tudo que foi planejado está dentro das previsões para ser cumprido. Em 1º lugar: conjuntos moto-bombas que já estão sendo substituídos de acordo com o que foi planejado" - acentuou.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário