quarta-feira, 16 de maio de 2018

Destilarias dedicadas à produção do Etanol foram reduzidas a 50%, mas a produção equivale ao dobro do passado !


Em todo o Vale do Paranapanema, desde a década de 70 o verde predomina.
Ao contrário do passado, a colheita se desenvolve desde o mês de Março.
Nos canaviais, a safra começa mais
cedo e já se realiza de forma diferente.
É a moderna tecnologia em ação.


  Da cana-de-açúcar se extrai um dos mais valiosos combustíveis da atualidade: o Etanol, que coloca o Brasil em destaque mundial. Nossa região conta com dez Usinas. 

Presidente Prudente, Narandiba, Sandovalina, Paraguaçu Paulista, Adamantina, Lucélia, Junqueirópolis, Mirante do Paranapanema, Parapuã e Pauliceia  são as principais áreas de produção do Etanol na 10ª Região Administrativa do Estado. 

Selo Etanol Verde é o que se anuncia como inovação. 




A Alcídia foi a 1ª Destilaria.




                                                    No Pontal do Paranapanema se localiza a maior área ocupada pelos canaviais nos últimos anos. Destilaria Alcídia foi a pioneira.

A Usina Conquista do Pontal é uma das mais modernas, dedicada à produção do Etanol na 10ª Região Administrativa
de Pres. Prudente. Está localizada no município de Mirante do Paranapanema e pertence à Odebrecht Agropecuária.

Um Sindicato atuante em toda a região tem sua sede no Jardim Paulista, cidade de Presidente Prudente/SP.
Milton Ribeiro Sobral é o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas 
Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Fabricação de Álcool, Etanol,
Bioetanol e Biocombustível/SINDETANOL.



Conforme se pode verificar o SINDETANOL tem ação direta sobre uma extensa área do Estado de São Paulo e centraliza suas atividades à R.Estevan Peres Bomediano,79/Jd.Paulista-Pres.Pudente.                                                               --------------------------------------
O Brasil é o maior produtor mundial de Etanol, sendo também o maior país exportador. No ano de 2005 bateu o recorde mundial no volume comercializado do produto, com 2 bilhões e 600 milhões de litros para todos os fins. Isso rendeu ao Brasil a importância de 765 milhões de dólares. Em face disso, o aumento de produção cresceu 243%. No mercado mundial do Etanol, já alcançamos a melhor classificação com 52% de domínio comercial. A região de Presidente Prudente ocupa posição de destaque, juntamente com Araçatuba, São José do Rio Preto e outras regiões. Planta original da Nova Guiné, a cana-de-açúcar entrou no Brasil em 1.532 trazida por Martin Afonso de Souza. O Setor sucroalcooleiro criado em 1975 - desde a fase de implantação do Pro-Álcool -  já teve 16 Destilarias em operações na região de Presidente Prudente, hoje reduzidas a 10 Usinas. A Destilaria Alcídia, no município de Teodoro Sampaio no Pontal do Paranapanema foi a pioneira. O Prof. Dr. Antonio Thomaz Jr (Docente da FCT/Unesp), esclarece que a Alcídia foi instalada com a grande concentração de Assentamentos Rurais". Posteriormente passou para o controle acionário da ETH Bioenergia  (do Grupo Oderbrecht), detentora de 85% das ações. Daí, a expansão do Agronegócio no Pontal do Paranapanema.  

Para uma melhor avaliação sobre o Etanol produzido na região de Presidente Prudente, fomos entrevistar o Sr.Milton Ribeiro Sobral, atual Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível/SINDETANOL. P - Quantas Destilarias estão operando na região ?  Resposta: Temos 10 Destilarias: Branco Peres - Açúcar e Álcool - em Adamantina; Usina Caeté - em Pauliceia; Cocal - Comércio e Indústria/Açúcar e Álcool Ltda - Narandiba; Glencane Bioenergia S/A - Junqueirópolis; Bioenergia do Brasil S/A - Lucélia; Parapuã Agro-Industrial S/A - Parapuã; Umoe Bioenergia S/A - Sandovalina; Usina Conquista do Pontal S/A - Mirante do Paranapanema. Obs: Usina Alto Alegre e Usina Atena: a representação é do Sindicato da Alimentação. Milton Ribeiro Sobral esclareceu que o número atual de Trabalhadores empregados nas Destilarias da região chega a 3.500 e que a competição com equipamentos da moderna tecnologia é prejudicial, pois   com toda certeza, retira do mercado de trabalho a mão-de-obra de muitos trabalhadores. Na competição Máquina x Trabalhadores - disse - a Tecnologia atingiu todas as áreas, principalmente a rural e industrial.  

Quanto à produção do Etanol nas Destilarias que estão operando desde o mês de Março, perguntamos ao Presidente do SINDETANOL: P - Existe tendência de novas Destilarias para operações futuras ?  Resposta - Não. Isso será muito difícil, pois com essa crise acentuada não há nenhuma perspectiva. E que sugestão você tem como Líder Sindical: Resposta - A minha sugestão é que o País saia dessa crise; e que tenhamos políticas de crescimento. E consequentemente, geração de novos empregos. P - O que o Sindicato espera em termos de trabalho ?  Resposta - O Sindicato está sempre na torcida para que as empresas cada vez mais gerem empregos. Para isso acontecer, precisa que o Governo tenha um Projeto de geração de empregos, porque até agora não aconteceu nada. Muito pelo contrário: o desemprego está crescendo ainda mais; e consequentemente, as empresas estão demitindo e não admitindo. Na safra 2018/19 está prevista uma melhora na qualidade da cana-de-açúcar, o que representaria um acréscimo de 1,4% sobre a produção do biocombustível. O equivalente a 28.160 bilhões de litros de Etanol  - finalizou o Entrevistado.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário