segunda-feira, 28 de maio de 2018

Valentina Tereskova, nome consagrado como 1ª Astronauta tem homônima em Presidente Prudente !

A Corrida Espacial registra importantes fatos verificados a partir da década 50. Valentina foi a 1ª mulher a realizar o voo espacial, tornando-se pioneira. 

De Valentina Tereshkova (cosmonauta)
para Valentina Tereshkova Trujilo Romeiro,
nascida em Pres.Prudente em 14/02/1975.
----------------------------------------------

Uma história de vida que merece referência especial.  

 (Publicações originais da década 1970)


O Museu e Arquivo Histórico de Pres.Prudente conta com a eficiente atuação de Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro Flores,  formada em Pedagogia e concursada como Professora de Educação Infantil na Prefeitura..
    De Valentina Tereshkova - líder dos cosmonautas - para sua    homônima: um colar como homenagem e agradável recordação entregues por Emissários em Prudente.  .
Mulheres que mudam a história: Aqui, a figura histórica e patriótica 
da mulher que se tornou pioneira dos voos espaciais de sua geração.
No Museu, Valentina atua desde 2014.
Toda a pesquisa histórica para o
Centenário de Presidente Prudente,
juntamente com a produção de um
filme histórico produzido p/Vicentini
Gomes contou com sua atuação. 
 Nas comemorações do Centenário da cidade em 2017, Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro Flores exerceu papel dos mais importantes.

A cidade de Presidente Prudente
recebe sempre inúmeros eventos.

Além de realizar trabalho rotineiro.
 As Exposições são constantes, com renovação a cada período.  












Nas comemorações do Centenário da cidade, eventos significativos tiveram excelente participação.

O Jornalista Montezuma Cruz veio 
da Amazônia para conhecer o Museu.

Aqui, a organização e recepção ficaram 
por conta da Valentina Tereshkova. 



 Todas as publicações que chegam ao Museu e Arquivo Histórico Municipal de Presidente Prudente passam por uma criteriosa avaliação. Dados pesquisados merecem atenção especial, passando a figurar como Patrimônio histórico.                                                                                                                                                                       ----------------------------------------                                                          A corrida espacial se desenvolveu num período de incertezas. Foi nos últimos anos da década 50, liderada de um lado pelos Estados Unidos e de outro, pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A 1ª mulher Astronauta, veio da União Soviética: Valentina Wladimirovna Tereshkova, que nasceu em 1937 e foi selecionada em 1962 (dentre 400 candidatos) para fazer parte da Missão Vostok 6. Obrigatoriamente, essa viagem espacial levaria uma mulher. Valentina foi a escolhida de uma lista de 5 candidatas, todas com mais de 30 anos e menos de 1,70 m. de altura. Por incrível que pareça: ela circulou pelo planeta 48 vezes em Junho de 1963. De origem humilde, nasceu num vilarejo no Oeste da Rússia. O pai era condutor de trator e morreu na 2ª Guerra Mundial, quando a menina tinha apenas 2 anos de idade. Segundo relato da publicação "Mundo estranho", a mãe trabalhava numa Fábrica de tecidos: a mesma profissão da filha. Mas além do emprego, Valentina era Secretária da Liga Comunista da Juventude na região e nas horas vagas, praticava paraquedismo.    

A nossa querida Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro nasceu em 1975 - dois anos depois em que sua homônima cosmonauta - empreendeu a viagem espacial. O pai dela, Octávio Rosa Romeiro  (de saudosa memória) e a esposa, Sra.Glória Trugilo Romeiro deram a ela o nome da Astronauta soviética, pioneira em todo o planeta. Ao nascer, nem é preciso dizer a euforia do seu pai, dando-lhe o nome de Valentina Tereshkova. Com muita satisfação, Romeiro que atuava na área de comunicações nos Correios e na Imprensa de Presidente Prudente demonstrava simpatia e muita alegria em homenagear uma das mais importantes personalidades da História, integrada ao Socialismo na União Soviética (hoje Rússia). Por isso, se apressou em fazer a comunicação diretamente à mulher pioneira dos voos espaciais; e não demorou muito veio a resposta de Valentina Tereshkova através de um oficio de congratulações com os pais; e como presente um colar para a menina recém-nascida. Os Emissários da Astronauta foram alguns Engenheiros soviéticos que atuavam nas obras de construção da Usina Capivara, no rio Paranapanema, na divisa com o Paraná. Decorridos 43 anos, a prudentina Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro Flores revela uma história que poucos conheciam e na época mereceu destaque especial da imprensa local. 

Atuando desde 1997 na Prefeitura e desde 2006 no Museu e Arquivo Histórico "Prefeito Antonio Sandoval Neto", Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro Flores é formada em Pedagogia. Ela é concursada como Professora de Educação Infantil. O Arquivo Histórico pertence à Secretaria Municipal de Cultura. Na condição de Coordenadora, sua atuação teve inicio em 2014. Nosso Museu - diz Valentina - é composto de uma área de exposição permanente e temporária. E também: o Acervo que abriga toda a história da cidade; desde sua fundação. Esse Arquivo é composto por mapas e plantas das áreas urbana e suburbana. Documentos, Fotografias, Discos, Jornais, Revistas e uma Biblioteca Histórica. Valentina disse ainda: Toda pesquisa histórica para o Centenário de Prudente, o lançamento do selo comemorativo (em parceria com os Correios), o Desfile de Aniversário - Parada Festiva - com 81 Instituições, 5 mil participantes e um público recorde de 10 mil pessoas. Também para o lançamento do filme "Histórias e Estórias", do Diretor e Ator Vicentini Gomes foi realizada pela Equipe do Museu Histórico de Presidente Prudente.

As pesquisas ao Acervo são realizadas diariamente por pesquisadores, acadêmicos, bem como cidadãos comuns para as mais diversas finalidades. A avaliação referente às comemorações do Centenário pela Secretaria de Cultura (através do Museu), nos garantiu grande projeção e publico recorde - concluiu Valentina.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 


Um comentário: