quarta-feira, 13 de junho de 2018

1ª Festa da batata doce movimenta toda a região de Presidente Prudente !

A mesa que presidiu os trabalhos no Auditório do SENAI em Prudente.
Presença de autoridades, produtores e empresários do comércio e indústria.
No pré-lançamento da 1ª BATATEC
no dia 6, presença de grande plateia 

 Industrial e produtores, juntos.  
Inacreditável: A batata doce já é utilizada também na produção de cerveja,
cachaça, álcool  (Etanol), massas alimentícias, pães e confeitos. Durante o
pré-lançamento da 1ª Feira da Batata Doce no SENAI, houve demonstração
geral do que pode ser feito, começando por uma variedade de produtos.  


A direção do SENAI em Presidente Prudente, adotou a batata doce para
utilização nas aulas do curso de Panificação e os resultados foram até certo
pontos, surpreendentes. Para provar, ofereceu aos visitantes uma variedade
de produtos de consumo doméstico, extraídos da batata doce. 
    Apoio da classe empresarial ! 
Laudério L.Botigelli e Waldy Olivetti.

                                                             O que foi demonstrado no Pré-lançamento no SENAI, estará à venda para todos os interessados no Evento deste fim de semana no IBC - Centro de Eventos. 


O Professor de Química do SENAI, Marcos Roberto Ruiz empolgou a
plateia presente no Auditório do SENAI em Presidente Prudente, ao falar
sobre a importância da batata doce para a produção de pães e doces.
Brigadeiros e beijinhos p/degustação.
Excelente aproveitamento/panificação.

                               -------                                                                          Uma variada linha de produtos extraídos da batata doce passa a figurar no  cardápio diário da Dona de casa, como uma nova opção da gastronomia. 

Doces variados c/uso de batata doce. 
O Prefeito Nelson R.Bugalho, de Presidente Prudente enaltece o evento.
                 A batata doce é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas A, C e E.

Aqui, uma amostragem geral da linha de produtos de confeitaria e panificação, produzida pela Equipe do SENAI a título de demonstração, durante a realização do pré-lançamento da 1ª Feira de Tecnologia da batata doce pela APROBARPP.                                                                                                  --------------------------

Presidente Prudente e toda a região vivem um clima de expectativa. Neste final de semana, realiza-se no IBC - Centro de Eventos - a 1ª BATATEC - Feira Tecnológica da Batata Doce. Essa ocasião nada mais é do que uma oportunidade excepcional para mostrar nossa nova potencialidade econômica através da produção regional de batata doce, ora transformada num dos grandes investimentos do Agronegócio. Nossa região já ganhou projeção nacional como uma das maiores produtoras dessa leguminosa, partindo do princípio de que já somos considerados os maiores produtores do Estado de São Paulo. O destaque é para a variedade canadense, a mais cultivada da área regional e além de expor sua produção, a Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente e Região/APROBARPP, tornou-se uma Aliada para garantir a conquista de novos mercados no Brasil e no Exterior, beneficiando diretamente nossos produtores. Pesquisadores das Universidades do Tocantins, Unesp e Unoeste que estiveram participando do pré-lançamento da 1ª BATATEC disseram: "Estamos trazendo para Presidente Prudente os maiores especialistas da cultura de batata doce, que são destaque em todo o País. É uma oportunidade única de ouvir sobre assuntos novos, como a produção de Etanol extraído da batata doce, dentre outras atividades desenvolvidas".
   
Considerada a "preferida das academias" por ser mais nutritiva que a batata comum - e ajudar quem quer perder peso - a batata doce possui baixo índice glicêmico, ou seja: o amido (de forma diferenciada), não é processado imediatamente  no organismo. A cultura da batata doce é abundante e pode ser colhida 4 vezes ao ano e a região de Presidente Prudente se tornou a maior produtora do Estado. Em termos nacionais, só perde par ao Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a CATI, em toda a região são cultivados cerca de 3.254 hectares, garantindo uma produção equivalente à soma de 52 milhões, 854,24 toneladas por ano, que correspondem a 2 milhões, 202.260 caixas de 24 kg. A produtividade gira em torno de 16,25 t/hectare. Só no município de Presidente Prudente a área cultivada é de 800 hectares, seguida por Pirapozinho com 500 hectares plantados no último período. Segundo o Pesquisador Ricardo Firetti, do Polo Regional da Alta Sorocabana/APCA, o mercado da batata doce vive um momento de evolução. O aumento do consumo se verifica desde 2014, de onde as vendas aumentaram consideravelmente, De 2.500 para 5.000 kg/mês e a partir de 2016, além do consumo interno aumentaram as exportações, principalmente para a Argentina e outros países do continente europeu.    

O Governo de Presidente Prudente promove por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ SEDEPP - entre 15 e 17 de Junho - a 1ª BATATEC - Feira Tecnológica da Batata Doce - com ínico às 19hs de 6ª feira (15) no IBC - Centro de Eventos, com Show de Ely Guimarães. Em seguida (19h30) haverá palestra sob o tema: "Empreendedorismo no Agronegócio". Presidente Prudente vai recepcionar os maiores pesquisadores brasileiros, especialmente das Universidades de Tocantins, Unesp e Unoeste. O palestrante José Carlos Cavalcante/SEBRAE será o 1º a falar sobre o assunto no dia 15/Junho, seguido por Adauto Mazetti Fernandes, da Unesp/Botucatu, dia 16/Junho; Fábio Rafael Escher/Unoeste; encerrando com perguntas dos participantes. No dia 17/Junho, a programação será desenvolvida após às 9h20, com os palestrantes: Alexandre Furtado Silveira Mello/EMBRAPA-Brasília; Pablo Forlan Vargas/UNESP-Ilha Solteira e Émerson Garcia Cerat/UNESP-Botucatu. No encerramento (dia 17 das 14 às 16hs), o palestrante Márcio Silveira/UFT- Universidade Federal do Tocantins - falará sobre o Etanol extraído da batata doce.

Estudantes, produtores e técnicos estarão presentes para acompanhamento das palestras. Para o público em geral, não haverá cobrança de ingressos. Pede-se apenas que cada pessoa leve como doação, um agasalho ou 1 kg de alimento não perecível. 

 NOTICIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário