domingo, 22 de julho de 2018

Dez anos depois é reeditado o Congresso Nacional da Primeira Infância - "Pelo direito de ser criança" !

          O Ato de Abertura do II Congresso Nacional da Primeira Infância -                       "Pelo direito de ser criança" realizou-se no Centro Cultural Matarazzo. 

No Teatro Paulo Roberto Lisboa, o Congresso voltou a se realizar 10 anos
depois (com 4 dias de duração), reunindo Professores de várias regiões.
Os primeiros palestrantes convidados




     
Este foi um encontro de Educadores.
O evento realizado este ano homenageou os primeiros dirigentes do
FORPEDI
. e teve a participação direta de Pesquisadores e Profissionais.
O Auditório do Teatro Paulo Roberto Lisboa ficou superlotado durante os quatro dias de realização do II Congresso Nacional da Primeira Infância - "Pelo direito de ser criança".
Palestras foram ministradas a partir da Abertura do evento (17) até o encerramento em 20/Julho.
Aqui, atuação destacada dos palestrantes convidados que representaram
as Universidades de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Profª.Drª.Rosa Maria Manzzoni.

    "Toda criança tem o direito de crescer em um ambiente seguro e protegido, com carinho, saúde, atenção e alimentação. Mais do que isso: tem o direito de brincar, se divertir e explorar novos espaços, dentro e fora de si mesma".

A Coordenadora do Evento, Profª.Drª.Cinthia Magda Ariosi recebeu no
1º dia de realização do II Congresso Nacional da Primeira Infância -"Pelo
direito de ser criança" -  as  mais expressivas homenagens.
---------------------------------------------------------------------
Realização: FORPEDI/GEPPI-Unesp/GEPEDEM/Unoeste/GEEI/UEM/
SINTRAPP e Conselho de Curso de Pedagogia.
Os participantes do evento fizeram
o acompanhamento no Teatro Paulo
Roberto Lisboa em Pres.Prudente. 

As palestras do último dia. 

No encontro realizado no Centro Cultural Matarazzo, diálogo franco e cordial.  

Promover um diálogo entre Pesquisadores e Profissionais - de ambientes escolares ou não escolares - sobre o direito de ser criança e como garanti-lo nos diferentes espaços frequentados por ela, foi o tema principal desse encontro de âmbito  nacional  e internacional realizado em Presidente Prudente/SP.                                                                                                                                                           --------------------------------------------                                   Presidente Prudente sediou no período de 17 a 20 de Julho de 2018, um dos mais importantes eventos da atualidade: o II Congresso Nacional da Primeira Infância - "Pelo direito de ser criança". A Abertura, realizada no Teatro Paulo R.Lisboa do Centro Cultural Matarazzo teve a presença e participação do representante do MPE, Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira e do Professor e Escritor, Dr.Miguel Arroyo. O credenciamento registrou mais de 300 inscritos; entre os quais Professores e Pesquisadores de vários Estados. Nos dias seguintes, palestras ministradas por convidados especiais com eixos temáticos que giraram em torno de: A criança e suas linguagens; As diferentes infâncias; Culturas Infantis, Pesquisa com crianças e Práticas Educativas na Educação Infantil.  Sob a coordenação da Profª.Drª.Cinthia Magda Ariosi foram desenvolvidos os trabalhos com atuação dos Professores visitantes: Cleriston dos Anjos; Marta Chaves/UEM; Rosane Micheli/Unesp-Marília; Maria Angela Barbato/PUC-SP; Rosa Maria Manzzoni/FC/Unesp; Lúcia Lombardi/ UFSCAR/ Sorocaba; Patrícia Corsino/UFRJ e Maria Carmen Silveira Barbosa/Ufrgs RS. 

A origem desse evento foi marcada pela instalação de um Fórum Permanente de Educação da Infãncia - FORPED - que ocorreu no dia 22 de Abril de 2008 na FCT/Unesp, sob a coordenação da Profª.Drª.Maria Célia Guimarães. Também participaram as Profªs.Drªs: Maristela Angotti/FCL-Unesp-Araraquara e Elizabeth GelliYaslle/FCL-Unesp/Assis e Fórum Paulista de Educação Infantil. Detectadas as reais necessidades das redes municipais em Março/2011, o FORPEDI iniciou um projeto de Formação contínua, com a temática: A creche em foco, cuja proposta é de desenvolver uma política pública de formação contínua dos profissionais que atuam nas creches. Cujo objetivo maior é: tornar o atendimento das crianças uma ação que respeita os direitos constitucionais da criança e de sua família. Em 2015, as ações do FORPEDI foram ampliadas para a pré-escola; e em 2018 para os anos iniciais do ensino fundamental.   

Ao encerrar o II Congresso Nacional da Primeira Infãncia - "Pelo direito de ser criança", a  Profª Assistente, Drª. Cinthia Magda Ariosi fez uma avaliação do evento: "O Congresso foi um sucesso. Participaram aproximadamente 400 pessoas - entre professores de escolas de educação infantil, educadores sociais de projetos socioeducativos, graduandos, pós-graduandos, gestores de creches e pré-escolas e comunidade em geral. Foi uma experiência muito rica para os 30 alunos da UNESP e UNOESTE, que participaram da organização das atividades. As temáticas foram desenvolvidas de forma muito competente por todos os palestrantes e expositores". O tema do Congresso "Pelo direito de ser criança" foi bravamente defendido em todos os momentos do evento. "Foram quinze mini-cursos; 80 trabalhos ref.pesquisas e relatos de experiência e 15 poster's. Apresentadas cinco atividades culturais que produziram muita vibração. Enfim, foi um momento de grandes emoções, com troca de conhecimentos e experiências educacionais. Que venha o III Congresso.." - finalizou. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:                        www.twitter.com/altinocorreia                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário