quarta-feira, 11 de julho de 2018

Na Praça 9 de Julho, a maior concentração para comemorar os 86 anos da Revolução Constitucionalista !

O Desfile comemorativo ao dia 9 de Julho (86 anos) foi aberto por Militares
da PM do Estado de São Paulo, juntamente com Atiradores do TG-02-063 de
Presidente Prudente, Escoteiros, Clube de Serviços e outras Instituições.
Foi um dia festivo, prestigiado por autoridades e pessoas homenageadas e
descendentes dos ex-combatentes de 1932, da comunidade local e regional.
João Sérgio Afonso e o Cap-PM Vitor José Bazzo, falaram em nome 
do Lions"Cinquentenário" e dos ex-combatentes da "Guerra Paulista".


A solenidade cívico-militar realizada na manhã de 9 de Julho no Centro da cidade centenária
de Presidente Prudente teve homenagens especiais. O 1º a se pronunciar  foi o representante dos Grupos de Escoteiros: Guayporé, Monte Carmelo e Nelson Mandela, Marcelo Costilho  Jorge.  
Junto ao Obelisco diante da Praça 9 de Julho (na Avenida Cel.José Soares
Marcondes), uma homenagem póstuma em honra dos que lutaram pela paz
e pela democracia brasileira, envolvidos na Revolução Constitucionalista
de 1932. Autoridades civis e militares, bem como a comunidade estão 
 aqui representados, juntamente com os Escoteiros e Clube de Serviços.
- F O T O S   C E D I D A S  -
"Toque de Silêncio"chama a atenção.
Jovens da Ordem DeMolay - presentes

    Pela 1ª vez a figura de Aldo Chioratto foi reverenciada. Trata-se de um ex-combatente de 12 anos de idade que foi morto em 1932. Seu nome foi lembrado nestas homenagens.

Atiradores do Tiro de Guerra 02-063 de Presidente Prudente vieram para a
Praça 9 de Julho, especialmente para prestigiar a comemoração do dia.
O 1º Certificado de Honra ao Mérito
"Aldo Chioratto" juntamente com um
"PIN" na lapela, foi conferido a nós e
entregues p/Prefeito Nelson Bugalho.

A homenagem pública foi prestigiada com a presença das autoridades civis e militares.O Cel.PM Adilson Luis Franco Nassaro -Comandante do CPI-8-marcou presença ao lado do Prefeito Nelson R.Bugalho e Grupos de Escoteiros liderados por Marcelo Costilho Jorge.

Enquanto se desenvolve o Desfile comemorativo aos 86 anos da 
Revolução Constitucionalista de 1932, o Prefeito Nelson R.Bugalho
disse o quanto foi importante esta data histórica para Pres.Prudente: 
"Quase 90 anos depois, não precisamos pegar em armas"!!!
Muita gente jovem no Desfile !
O dia 9 de Julho de 2018 foi um marco
histórico inesquecível p/Pres.Prudente

      A Realização dessa festa fica na memória de todos.


  Este episódio nos faz lembrar o levante armado que começou no dia 23 de Maio de 1932, quando quatro estudantes que protestavam contra a Ditadura de Vargas foram mortos por tropas federais. Entre eles, um estudante de Pres.Prudente que se transformou em mártir no Largo São Francisco: Américo de Camargo Andrade, do MMDC. Posteriormente transformado em MMDCA com Orlando de Oliveira Alvarenga, de Muzambinho/MG.    

 No início desta semana, a cidade de Presidente Prudente viveu um  de seus momentos de maior significado: a comemoração do dia 9 de Julho que marca a passagem  de um episódio histórico que envolveu não só o Estado de São Paulo. Mas também o vizinho Estado de Mato Grosso. que hipotecou total apoio à "Guerra Paulista", tendo na retaguarda o Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente, comandado pelo Cel. Miguel Brisola de Oliveira. O BCPP foi formado com a participação de 1.200 homens, a maioria jovens daquela época. Nenhum deles conseguiu sobreviver até os dias de hoje, havendo apenas cinco ex-combatentes em todo o Estado de São Paulo. Para as homenagens elaboradas pelo Poder Público Municipal foi designado Coordenador, o jovem líder do escotismo, Marcelo Costilho Jorge que representa os Grupos de Escoteiros: Guayoré, Monte Carmelo e Nelson Mandela. Daí, a incorporação da Policia Militar - através do CPI-8 - Tiro de Guerra 02-063, Lions Clube Cinquentenário, Ordem DeMolay, Polícia Civil, Bombeiros e outras Instituições. De acordo com a programação elaborada, o 1º ato foi representado pela homenagem a este modesto Jornalista Altino Correia, que recebeu o Diploma de Honra ao Mérito "Aldo Chioratto" por relevantes serviços prestados à comunidade através do Jornalismo, em consonância aos preceitos do Movimento Escoteiro.


Dentre os oradores que se pronunciaram durante o ato cívico-militar, destaque para o Prefeito Nelson Roberto Bugalho, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ênio Luiz Perrone; o Deputado Estadual Ed Thomas; o representante do Lions Clube Cinquentenário, Dr.João Sérgio Afonso; o Cel.PM Adilson Luis Franco Nassaro (Cte.do CPI-8); o Cap.PM, Vitor José Bazzo e o Coordenador, Marcelo Costilho Jorge, Porta-voz dos Grupos de Escoteiros de Presidente Prudente. O Prefeito disse em seu discurso: "Hoje não temos mais que pegar em armas para ir em busca de país mais digno e justo. Mas sim, pegar em lápis, canetas, livros e revolucionar novamente o Brasil, agora pelo poder transformador da Educação". Bugalho acrescentou: Hoje não há mais combatentes vivos em Presidente Prudente. Restam apenas cinco em todo o Estado. A cerimônia continua atraindo centenas de pessoas para manter viva a história de 86 anos atrás - concluiu.

O ex-Governador de Lions Internacional CP/CL João Sérgio Afonso afirmou que é bom lembrar que a luta contra o autoritarismo e a busca da legalidade no exercício dos poderes começou justamente com essa Revolução. Em 1932, Presidente Prudente completava 15 anos. Como o Estado de São Paulo se levantou em prol da Justiça e da Liberdade, a jovem cidade atendeu prontamente ao chamado; e formou o seu Batalhão de Voluntários sob o comando do Cel. Miguel Brisola de Oliveira, tendo em suas fileiras mais de mil homens. Superada a luta armada, Presidente Prudente honrou seus heróis. A Praça defronte à Catedral foi denominada 9 de Julho e suas ruas principais receberam os nomes dos heróis: Ten.Nicolau Maffei, Ten. Cassemiro Dias, Rua Sgtº Firmino Leão e o nome do Cel. Miguel Brisola de  Oliveira foi imortalizado no Parque de Uso Múltiplo.

Outro Orador destacado foi o Cap.PM, Vitor José Bazzo (Dentista) e neto de um ex-combatente. Ele esclareceu que durante a guerra morreram sete homens do Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente: Nicolau Maffei; Cassemiro Dias, Firmino Ferreira Leão, Osvaldo José Barbosa, Dimas Maria, Manoel Gonçalves e o Soldado "Amendoim", cujo nome permanece ignorado. O que sabemos é que ele surgiu como um "homem de rua", provocador e arruaceiro que se tornou frequentador assíduo das dependências policiais. Similar a um sem terra, sem lar e sem amparo algum. Mas ao eclodir o movimento revolucionário foi um dos primeiros a se alistar. E assim partiu para o combate. Na linha de fogo - segundo o Livro "Cruzes Paulistas!" - Amendoim era outro: valente, destemido. Anônimo na vida foi também Anônimo na morte. Desapareceu sem deixar vestígios...

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário