segunda-feira, 8 de junho de 2020

Terceira Emissora de AM mais antiga de Presidente Prudente comemora seus 60 anos de operações radiofônicas !

Nilton Mescoloti exerceu importante papel como Profissional  e

Empresário do ramo de Comunicações em Presidente Prudente. 

----------------------------------------------------------------
Osvaldo Torino no Ar. Todos os dias.
João Maurício Mescoloti
     JUSTAS HOMENAGENS A QUEM MUITO PRODUZIU EM PROL DA COMUNIDADE: 
A empresa que nasceu em 1959 por iniciativa dos irmãos Arnaldo Agostinho Bussacos e Rubens Bussacos Jr, entrou em operações no dia 06 de Junho de 1960, quando foi adquirida pelo radialista Nilton Mescoloti. Com o falecimento em 2018, assumiu o comando geral da Rádio Comercial/AM o sucessor, João Maurício Mescoloti. A Emissora conta tb com um bem montado Centro de Memória.

   Como forma de reconhecimento pelos inestimáveis serviços prestados, o Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente prestou significativa homenagem a Nilton Mescoloti e sua digníssima esposa, como Diretores da Rádio Comercial/AM.    

A Rádio Comercial/AM - 1440 khz - abre espaço para a comunidade regional através da programação
religiosa apresentada pela Jornalista Regina Santos. Em cada dia, um novo sacerdote das Paróquias aqui existentes. Às 4ªs feiras: Pe.Rodrigo Gomes, da Paróquia N.Sra.do Carmo - Vila Maristela. A programação religiosa vem sendo mantida como tradição há mais de 40 anos, em todas as manhãs.

                                   É BOM RECORDAR OS BONS MOMENTOS DE COMUNICAÇÃO    
  Barbosa da Silveira cumpriu seu papel, tb na Comercial/AM
Barbosa da Silveira está agora sob cuidados de uma Casa de Repouso....
Um Cronista dedicado às boas causas em "Os ouvintes querem ouví-lo".
Figura sempre lembrada. 
No Esporte Sérgio Jorge foi 
figura marcante. Veja nesta
foto o que significava para ele
estar sempre atualizado...
 


O Rádio tem a preferência dos 
Adolescentes, jovens e adultos.

Em Áudio ou Vídeo - Neusa Mattos realizou milhares de 

Entrevistas.  Agora, ela integra o elenco da Comercial/AM.

MÚSICA, ESPORTE E NOTICIA, AS ATRAÇÕES DA EMISSORA !
-----------------------------------------------------------------------------------------
Logo pela manhã: JORNAL:DAS SETE. No Ar há mais de 50 anos. 
-   F O T O S  C E D I D A S  - 


      Ismael da Silva também é destaque dentre os veteranos com atuação na Comercial/AM
Ismael Silva está entre os funcionários de maior tempo de
serviço. Ele não é o mais antigo porque existem outros
radialistas que antes passaram pela Rádio Comercial/AM-
1440 - ocupando funções as mais diversificadas. .

--------------------------------------------------------------
AO LADO, O DIRETOR J.MAURÍCIO MESCOLOTI
JUNTO AO 1º TRANSMISSOR POSTO EM OPERAÇÕES
.
--------------------------------------------------------------------------

                                                                                                                                                                                                                      É importante saber: Nos 60 anos de operações da Rádio Comercial/AM - Qual o funcionário de maior tempo de serviço ?  Resposta: IRINEU DOS SANTOS. Aqui, ele aparece gravando uma palestra em 25/10/1975. 


Parte do Jornal UNIDADE, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo mostra o Presidente Audálio Dantas pronunciando palestra sobre "Liberdade de Imprensa" no dia 25 de Outubro de 1975 nas dependências da APEC - Associação Prudentina de Educação e Cultura - posteriormente UNOESTE. A gravação feita pelo radialista Irineu dos Santos, tornou-se registro oficial do trabalho realizado pelo mais antigo funcionário da Rádio Comercial/AM. 
                                                        --------------------------------------------
Seis décadas de histórias !  É assim que começa a narrativa dos 60 anos de existência da Rádio Comercial/AM de Presidente Prudente. No cômputo geral, foi a terceira concessão do DENTEL - Departamento Nacional de Telecomunicações - a exemplo das concessões anteriores à título de Emissoras prioritárias de âmbito regional. Com isso, a Comercial figura como a 4ª concessão,  seguindo a ordem: 1) - Rádio Difusora A Voz do Sertão/PRI-5; 2) - Rádio Presidente Venceslau/ZYH-7; 3) - Rádio Presidente Prudente/ZYR-84 e 4) - Rádio Comercial/ZYR-634. Segundo publicação da ANATEL(Março/2020),  existem em operações no Estado de São Paulo 679 Emissoras de Rádio. Líder em audiência, a Emissora da Família Mescoloti desenvolve um trabalho sério e responsável, predominando a informação correta e imediata na prestação de serviços. Com 35 anos a frente da Emissora, o Diretor Comercial Maurício Mescoloti lembra que a Rádio é marcada por profissionais que nela atuam, além de ser um "celeiro" de novos talentos. E aí, cita nominalmente aqueles que com ele trabalham. Dentre outros, cita também alguns profissionais que tiveram passagem pelo Radiojornalismo, como os cronistas sociais: Barbosa da Silveira e Sinomar Calmona. Este último, agora Diretor Executivo do Jornal Diário "O Imparcial", de Presidente Prudente-SP.   

A Rádio Comercial/AM-1440 foi constituída em 13 de Agosto de 1959 pelos irmãos Arnaldo Bussacos e Rubens Bussacos Junior. Em 6 de Junho de 1960, entrou no ar a programação inicial, quando optou por um esquema eclético envolvendo: programação esportiva, sertanejos, musicais e um Jornalismo atuante e participativo. Veio também posteriormente, outra modalidade: Jornalismo Comunitário, no qual os cidadãos opinam, mandam recados, fazem cobranças e reclamações, que predomina e ainda é marca registrada da Emissora. A empresa foi adquirida em 1974 por Nilton Mescoloti (que veio a falecer em 2018), mas que realizou uma proeza em 1996, quando entrou em cadeia com o Sistema BandSat, transmitindo via satélite com som digital. Os atuais Profissionais que constituem a Equipe de Trabalho é constituída - desde 1975 - por Osvaldo Torino, Laerte Silva, Regina Santos, Ismael Silva, Irineu dos Santos, Wilson de Souza, Fábio Mendes, Neusa Matos, Pedro Neto, Cláudio Moreno, Gésner Dias e Homero Ferreira. Irineu dos Santos, mereceu destaque especial por ter realizado um registro de reportagem gravada durante palestra do Jornalista Audálio Dantas.

Maurício Mescoloti que ocupa as funções de Diretor Comercial da Emissora nos adiantou que proximamente pretende fazer a migração  da Comercial/AM para as faixas de FM, visando proporcionar melhor qualidade de som e menor interferência na recepção pelos ouvintes. Para isso, aguarda liberação de faixas convencionais para a cidade de Presidente Prudente por parte do Ministério das Comunicações e ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações. Enquanto isso, é importante ressaltar que alguns programas da AM são considerados "históricos"; isto é, parte integrante da memória e das condições atuais dos prudentinos que se mantém em sintonia com a Comercial/AM durante os últimos 60 anos. O "Jornal das Sete" como exemplo, está no ar há mais de 50 anos e se transformou num canal aberto à população, juntamente com a Oração da Manhã, que em todos os dias renova a fé e espiritualidade da população de todo o Oeste Paulista. Tudo isso, graças à presença e participação de vários Sacerdotes que se dispõem a comparecer representando suas comunidades paroquiais nos Stúdios da Rádio Comercial/AM-1440.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário