domingo, 9 de agosto de 2020

Presidente Prudente conta com excelentes serviços prestados pelo Águia com atendimento em toda a região !

Há dez anos, o "ÁGUIA" é visualizado em vários pontos da cidade e região de Presidente Prudente

No comando da Aeronave e da Instituição da PM, uma jovem natural de Presidente Venceslau que se tornou Comandante Interina da Base de Radio Patrulha Aérea:Capitão-PM Mayara Tanaka de Moraes. A vocação de Mayara surgiu - segundo Roberto Kawasaki - p/influência do pai em meados de 2005.
                             - FOTOS CEDIDAS - 
f
As Operações do "ÁGUIA" ocorrem a qualquer momento em pontos de fácil ou difícil acesso.
O Governo do Estado de São Paulo vem dando todo o apoio necessário em favor  da Patrulha Aérea.
Há dois anos, Presidente Prudente recebeu uma representação do Governo do Estado, em apoio 
aos investimentos destinados ao Setores de Segurança aqui existentes. O então Gov.Márcio França
veio especialmente para inaugurar o novo Hangar da Base de Radiopatrulha Aérea da PM em Pres. Prudente, situado no Aeroporto Estadual "Adhemar de Barros". O Prefeito Nelson Bugalho, o Vice, Douglas Kato e o Deputado Ed Thomas recepcionaram os visitantes. 
Capitão-PM Mayara foi a 1ª mulher a comandar uma Aeronave desse porte. A nível estadual, ela foi classificada em 2º lugar, pois a 1ª Capitão-PM é Lara Palhara Duarte, que ingressou na Corporação um ano antes. A capacitação completa - segundo se depreende - leva em média, cinco anos.
Os investimentos do Governo Estadual em Presidente Prudente nessa área de patrulhamento aéreo - destinados à construção do Hangar - alcançaram R$ 4.241.627,47. O efetivo total do Grupamento de Radiopatrulha Aérea conta com um Helicóptero, 4 pilotos, 19 tripulantes e 23 Policiais Militares.  
 Aí está em plena Operação Aérea pilotando o "ÁGUIA": Capitão-PM Mayara Tanaka de Moraes. 
A Base Aérea abrange a Área de Comando de Policiamento do Interior - CPI-8 - 04 Batalhões: 18º BPM-I; 25º BPM-1; 32º BPM-1 e 42º BPM-1 com 67 Municípios com extremidades em Rosana, Pauliceia, Florínea e Lutécia. Todos na Região Administrativa de Presidente Prudente - SP.

Este é o perfil da mais importante Aeronave existente na região de Presidente Prudente: o "ÁGUIA", cujas operações começaram em Fevereiro de 2010. Nesse período de dez anos foram cumpridas 2.964,73 hrs de voos e 4.256 missões, incluindo operações de salvamentos.                                 ---------------------------------------- 

            "A vocação da Policia Militar surgiu pela influência do pai, em meados de 2005. Foi na Academia do Barro Branco que a venceslauense Mayara Tanaka de Moraes deu os primeiros passos na carreira que escolheu ainda jovem, que possibilitou a formação de Oficial Militar. Mas o que ela não imaginava é que a decisão tomada naquela época a tornaria exemplo de coragem para as mulheres que sonham em entrar e crescer dentro da corporação". Com essa abertura, o Jornalista Roberto Kawasaki (com fotos de Weverson Nascimento), abriu sua matéria no Jornal O Imparcial de Presidente Prudente, dando enfoque especial à 1a. mulher que se tornou Comandante Interina da Base de Radiopatrulha Aérea na região de Presidente Prudente. Foi um exemplo de coragem pilotar uma Aeronave Militar.

Rodovia Assis Chateaubriand - Km. 459 - Aquí funciona a Base de Radiopatrulha Aérea, junto ao Aeroporto Estadual "Adhemar de Barros" de Presidente Prudente - SP. 
-------------------------------
Para conhecer melhor o sistema de operações da Base de Radiopatrulha Aérea, fizemos um questionário e perguntamos inicialmente: 1) - Quais as funções desempenhadas pelo Helicóptero ?  - Resposta: Apoio em ocorrências policiais - apoio às viaturas terrestres; apoio de salvamento aquático. terrestre e em locais de difícil acesso. Ocorrência de incêndios. Apoio a outras modalidades de Policiamento e Batalhões Especializados, sendo: Policiamento Rodoviário, Policiamento Ambiental. Corpo de Bombeiros, Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), Força Tática, ROCAM, Cavalaria e Canil. Além de outros Órgãos. 2) - Quais os Equipamentos mais utilizados nas Operações ? - Resposta: Cesto de Salvamento, que é Equipamento para retirada ou remoção de pessoas de local de risco de incêndio, ou alagamento. Sua característica é de poder retirar mais de uma vítima por vez. 3) - Outros Equipamentos ? Resposta: "Puçá" é Equipamento para salvamento aquático no litoral. Sua característica é a retirada de uma vítima e um guarda-vida por vez. Exfiltração pelo gancho é uma operação para retirar vítima através do procedimento de cordas, com o Rapel e o Mac Guire, podendo retirar uma vítima e um Guarda-vida por vez.

Outros recursos mobilizados nas  operação do "ÁGUIA": Exfiltração pelo gancho: É uma Operação para retirar vítima através do procedimento de cordas com o rapel e o Mac Guire, podendo retirar uma vítima por vez. Porém, com uma altura de até 50 metros. Maca de montanha é um equipamento utilizado para retirar vítimas feridas, sem condições de locomoção, imobilizadas, desacordadas,etc. Sua característica é de retirar uma pessoa por vez e também em locais de difícil acesso. Finalmente: Bambi bucket - é um equipamento para auxiliar o Corpo de Bombeiros em incêndios. Sua capacidade é de lançar até 545 litros de água, num ponto onde se fizer necessário. Em todas as modalidades: uma geral desde a criação da Base Operacional de Presidente Prudente, em 2010 até os dias atuais: Horas voadas: 2.964.73 - Missões  4.256 - Pessoas detidas 848 - Armas apreendidas 131 -  Entorpecentes apreendidos -  Maconha/kg 16.344,91 - Crack/cocaína - kg 97.776 - Veículos localizados 271.  

 NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia  










Nenhum comentário:

Postar um comentário