- No "Parque dos Girassóis" em Presidente Prudente, um Sítio Paleontológico da era dos Dinossauros (há 80 milhões de anos), contendo esqueletos de serpentes e crânios de pássaros de nossa antiga fauna. Tudo sob estudos científicos de uma equipe especializada, sob a direção do Paleontólogo William Roberto Nava, do Museu de Paleontologia de Marília/SP. ---------------------------------------
- Há mais de 40 anos, o noticiário científico vem sendo enriquecido com as noticias procedentes da região de Presidente Prudente que estão relacionadas com importantes achados arqueológicos ou paleontológicos. Recordamos a propósito, uma série de matérias que produzimos para o JORNAL DO BRASIL, onde demos destaque ao desempenho do Prof.Dr.José Martin Suarez (Pepe), que foi o primeiro Pesquisador Especializado em assuntos Paleontológicos da FCT/Unesp. A propósito, o Professor Pepe, ressaltou a importância desses achados, tanto no leito do antigo Ramal de Dourados (próximo a Pirapozinho) e num sitio situado ao lado do Santuário Morada de Deus, como também da nova alta paulista. Nesses locais, tornou-se possível conhecer importantes peças que compõem a Paleontologia. Mais recentemente, descobriu-se o "Parque dos Girassóis" e uma Equipe do Museu Paleontológico da cidade de Marília-sob o comando do Prof.Dr.William Roberto Nava-está cuidando do assunto. E aqui, a localização de fósseis de serpentes constituiu o primeiro resultado positivo.
O Sítio Paleontológico - de acordo com informações confiáveis - reúne mais de 2.000 fósseis de aves extintas, da época dos Dinossauros. Os fósseis dessas aves representam 90% das descobertas feitas no local. Mas anteriormente já foram encontrados materiais de outros animais, como: Lagartos, Anfíbios, Crocodilos e dentes de Dinossauros herbívoros e carnívoros, com data calculada em até 80 milhões de anos. O Sítio Paleontológico fica em Presidente Prudente, numa área de propriedade do Poder Público Municipal. Entre o Bairro São João e o Parque dos Girassóis. Com o tombamento do local e todas as medidas de proteção, qualquer ação irregular, como: descarte de lixo poderá figurar como "Crime Ambiental" e até mesmo, "Crime contra o Patrimônio". A Prefeitura tem garantido a preservação oficial do local de uma área que já foi tombada por meio de Decreto Municipal.
Ultimamente, o Sítio Paleontológico do "Parque dos Girassóis" vem recebendo ampla divulgação pelas Redes Sociais, Telejornais, Rádio, TV e Jornais impressos. No último fim-de-semana, presença do Paleontólogo William Roberto Nava e sua Equipe. Ele considera a área do "Parque dos Girassóis" como muito rica em fósseis, com relevância sul americana e mundial, onde vem realizando pesquisas desde 2004. De acordo com o Pesquisador a área apelidada como "Sítio das Aves" é o lugar mais rico do Brasil, em quantidade e grau de preservação. "Não há outro no País, que possua essa quantidade de fósseis - disse. O Pesquisador considera que "o cercamento e o tombamento do local (feito pela Prefeitura) são importantes para preservar a área, com fósseis muito relevantes para a ciência". Ultimamente, além das grades que já foram instaladas, o "Sitio" está recebendo pavimentação - além de novas ações - visando a conservação e a valorização da Pesquisa Paleontológica.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário