sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Museu e Arquivo Histórico Municipal de Presidente Prudente passa por transformações com novos projetos !

   Transcorrida boa parte da Pandemia decretada com o surgimento do novo Coronavírus, o Museu  e Arquivo Histórico Municipal reabriu suas portas para o público, trazendo grandes novidades.

 As atividades do Museu tiveram uma paralisação de oito meses e agora reabre para todos os interessados, da cidade e visitantes. 

                                                                         -    I M A G E N S   C E D I D A S   - 


  O antigo vagão de passageiros da FEPASA veio para cá numa hora certa, como novo atrativo para o público. Agora sua Abertura foi festiva, graças à presença e atuação   da Camerata Municipal regida pelo Maestro Luizão e muitos visitantes. 

       O vagão de um antigo Trem de passageiros foi doado à Secretaria Municipal         de Cultura de Presidente Prudente e passa a representar uma nova atração aos  frequentadores do nosso Museu e Arquivo Histórico "Prefeito Antônio Sandoval Netto".


      Abre-se aqui um novo espaço para a cultura e o lazer, representados pelo moderno vagão de passageiros (antes exposto ao lado do IBC-Centro de Eventos), mas agora em local mais acessível.

Vejam só o espaço interno desse Vagão Ferroviário, agora mais acessível aos visitantes do Museu todas as semanas: de 3ª a 6ª feira (das 8 às 12hs e das 13 às 17hs).

E aqui, uma ligeira lembrança do que existe em Exposição em nosso Museu e Arquivo Histórico.
Na área interna do Salão de Exposições do Museu e Arquivo Histórico, os primeiros Equipamentos  Eletrônicos de uma nova era (de curta duração) na área de comunicações em Presidente Prudente.

Uma vez assentado e pronto para utilização, o Vagão Ferroviário passou a fazer  parte do visual e de utilização do Museu e Arquivo Histórico"Prefeito Antônio Sandoval Netto" de Presidente Prudente. Agora com justa razão é festejado por funcionários e visitantes.                                                                                   ----------------------         TEXTO DA MATÉRIA, ABAIXO:

Presidente Prudente tem o privilégio de contar com um Museu, cuja função principal é de preservar a história do surgimento da cidade desde 1917. "Cada um de nós tem a sua história. E para a cidade não é diferente. No áuge dos seus 103 anos Presidente Prudente passou por uma evolução muito grande. Foram inúmeros os fatos e os acontecimentos ao longo de sua trajetória, que estão muito bem guardados no Arquivo histórico para que possamos contar a história de nossa querida urbe às gerações futuras". Esta foi a definição dada pela Coordenadora do Museu, Valentina Romeiro ao destacar o que existe aqui, de mais importante para ser visto, lembrado e exaltado. Recordando que o Acervo do Museu é composto por documentos, mapas, plantas, discos, jornais, fotografias, revistas, filmes, livros e peças que nos remetem aos primórdios de nossa história - conclui. 


Restaurado para utilização num Trem de passageiros que circulou nos últimos tempos pela nossa região, um de seus vagões foi transferido para o Museu e Arquivo Histórico Municipal "Prefeito Antônio Sandoval Neto", considerado o último vagão de passageiros que por aqui circulou. Com a ferrovia desativada, o vagão permaneceu por muito tempo ao lado da Estação Ferroviária de Presidente Prudente até ser levado para a área ocupacional do IBC-Centro de Eventos. Foi parte do patrimônio da FEPASA-Ferrovias Paulistas S/A (Sucessora da EFS) que acabou sendo doado à Secretaria Municipal de Cultura. Em princípio, o vagão em seu estado natural foi transferido para o IBC/Centro de Eventos, onde recebeu algumas mudanças internas de uso cultural. Porém, visando a preservação histórica, reforma e revitalização, passa agora - em caráter definitivo - para o Complexo do Museu e Arquivo Histórico Municipal.   

  • O que poucos sabem: a negociação para a doação desse vagão de passageiros com o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, durou cerca de três anos. Somente depois de concretizada a doação é que esse vagão foi transferido para o IBC-Centro de Eventos, onde passou pelo processo de revitalização. Segundo a Diretora do Museu, esse antigo vagão de passageiros (revitalizado) será utilizado na realização de projetos sócio-educativos e cursos já existentes. O mesmo espaço será também disponibilizado para cursos e palestras. Os horários destinados a visitas são os seguintes: Visitação e Pesquisas - De 3ª a 6ª feira: Das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Às 2ªs Feiras: Fechado para Limpeza e Manutenção. Aos Sábados e Domingos: FECHADO.                                                                    -                

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 
                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário