sexta-feira, 17 de junho de 2022

Dois anos após ser implantada a Pandemia, a comunidade volta a participar da Procissão de Corpus Christi !

Diante da Catedral de São Sebastião, centenas de fiéis participaram da Missa de Corpus Christi

    Este foi o 1º ato comemorativo à Festa de Corpus Christi, diante da Catedral de São Sebastião.

Missa concelebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos - Bispo da Diocese de Pres.Prudente.

Após a Missa Campal, começa a Ornamentação da Av.Cel Marcondes p/a Procissão de Corpus Cristi

   A Procissão se movimenta após a saída da Catedral de São Sebastião, rumo à Vila Marcondes.

  Tendo à frente o Bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos a Procissão se movimenta. 

Seguindo p/Washington Luis - totalmente ornamentada - a Procissão está a caminho do Santuário. ´

  Estamos chegando ano nosso objetivo, ou seja: caminhar sobre tapetes até a Vila Marcondes  
                                     - Fotos cedidas pela PASCOM DIOCESANA de Pres.Prudente -
                    

 Chegamos ao ponto desejado: Aqui, diante do Santuário de Nossa Sra.Aparecida-Vila Marcondes.  

    Este foi o momento mais esperado por todos os fieis-devotos da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida - no Santuário de Vila Marcondes em Presidente Prudente, onde um número incalculável de católicos praticantes comemoraram o "Dia de Corpus Christi" participando da procissão com saída da Catedral de São Sebastião na manhã de 5ª feira, 16 de Junho de 2022.                                                                     --------------------------------------

Depois de uma paralisação que durou dois anos - devido à Pandemia de Coronavírus -  a comunidade católica da Diocese de Presidente Prudnete voltou a se concentrar nas principais Igrejas da região para celebrar o Dia de Corpus Christi. De uma forma geral, cada Paróquia promoveu sua celebração tradicional com Missas - seguidas de Procissão - com algumas ruas  especialmente decoradas para esse dia. Foi o que aconteceu em Presidente Prudente com a maior concentração diante da Catedral de São Sebastião. Depois, com as ruas ornamentadas a comunidade participou da procissão tradicional, seguindo em caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. O importante dessa celebração foi a participação de várias Paróquias no trabalho de ornamentação de ruas. Às 8h20, Dom Benedito Gonçalves dos Santos presidiu a solene festividade comemorativa a Corpus Christi com a Missa concelebrada com 17 sacerdotes, seminaristas, religiosas e leigos. Depois vieram outras celebrações Paróquias. Bem vizinho a Presidente Prudente, Alvares Machado, com o Padre Jurandir celebrando a Missa e em seguida participando da Procissão pelas ruas da cidade, reunindo toda sua comunidade.  No período da tarde, Dom Benedito acompanhado de alguns sacerdotes dirigiu-se a Piquerobi, onde presidiu a Missa no horário tradicional noturno (19hs), na Paróquia de São Miguel Arcanjo. Nesta ciade - por tradição -  realiza-se há muitos anos  uma das mais tradicionais celebrações que se tem notícia a nivel regional. Além da Missa programada, um dos mais belos trabalhos de arte para elaboração de um Tapete inigualável cobrindo extensa faixa multicolorida em louvor a Corpus Christi. Tudo sob a coordenação geral do Pe.José Altino Brambilla.

Pela manhã (muito cedo), as ruas por onde deveria passar a Procissão já estavam tomadas por mais de 400 pessoas, que amanheceram com a maior disposição para promover as ornamentações. Como voluntários, eles deveriam concluir a ornamentação em tempo para a passagem da procissão rumando da Catedral para o Santuário de Nossa Sra.Aparecida na Vila Marcondes. Tudo foi cumprido à risca e no horário previsto lá estavam centenas de fiéis-devotos prontos para o ato com hora marcada. Cada Paróquia teve sua participação nos trabalhos de ornamentação de ruas, formando um Tapete multicolorido de 1 km de distância com figuras e temas específicos. Na homilia, Dom Benedito clamou pelo fim da Pandemia e lembrou a apreensão causada com o retorno dos casos de Dengue na cidade e região. A Procissão tradicional saiu da Catedral tomando a direção da Vila Marcondes, através da Avenida Cel.José Soares Marcondes até alcançar a Avenida Washington Luis, seguindo depois em direção ao Viaduto "Tannel Abbud" até alcançar a Igreja Santuário de Nossa Senhora Aparecida.  

Acompanhando a Procissão, os fiéis foram cantando e rezando, numa caminhada que durou cerca de uma hora, até concluir o trajeto diante do Santuário de Nossa Sra.Aparecida na Vila Marcondes. Aí, todos eles foram aclamados, enquanto Dom Benedito Gonçalves dos Santos reassumia o comando geral, anunciando a Santa Missa concelebrada em seguida. Lembrando que a Pandemia provocou dois anos de silêncio total. Evandro Marques, da Pastoral da Comunicaçao nos conta que durante a solenidade, crianças vestidas de personagens bíblicas - representando várias gerações marianas - acompanharam o Santíssimo durante o percurso. Chegando ao Santuário Diocesano, houve a benção do Santíssimo Sacramento e na sequência outra Missa na Igreja. Uma lembrança muito oportuna: "Corpus Christi" é a única celebração do ano que o Santíssimo Sacramento sai às ruas. nas quais os fieis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia. Ocorre sempre numa 5ª feira - em alusão à 5ª feira Santa - onde Jesus realiza a última ceia com os Apóstolos".  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário