O Distrito de Teçaindá presta homenagem a um Escritor na Câmara Municipal de Martinópolis.
Uma grande representação se fez presente na noite de 3ª feira (dia 28/Junho), na Câmara Municipal de Martinópolis para lançamento do mais recentes livro escrito pelo Jornalista e Historiador José Carlos Daltozo, como homenagem dos moradores do Distrito de Teçaindá.
"História do Teçaindá" é rica em detalhes. Por muito tempo vem sendo reconhecida - desde 1920 - como Patrimônio de São Pedro. Depois, adotou outras denominações. Até chegar a TEÇAINDÁ, cultivando as tradições com a"Festa de São Pedro", nos últimos dias de Junho.
Falou em festa e logo vem a resposta: Aí estão os maiores adeptos dos Rodeios, Vaquejadas e outros atrativos reúnindo em sua maioria, gente da roça ou "peonada" das Fazendas em torno de Teçaindá, que inclusive é destaque no Livro escrito pelo Historiador José Carlos Daltozo.
A Colônia Nipo-brasileira marcou presença nas terras situadas na região de Presidente Prudente. Especialmente nos redutos de Martinópolis - em especial em Teçaindá - Aqui se vê as primeiras famílias - que se envolveram no setor agrícola da região. Especialmente em Teçaindá.
O Livro escrito p/Jornalista e Historiador José Carlos Daltozo é o 17º de sua produção e começa a circular nas mãos dos primeiros leitores que o adquiram em prol da Santa Casa de Martinópolis.
Para finalizar essa magnifica demonstração de solidariedade humana, um grupo selecionado se posicionou, após adquirir o Livro que vem obtendo maior êxito possível. Cada aquisição é um gesto da maior nobreza que se pode imaginar, em benefício da Santa Casa de Martinópolis/SP.
---------------------------------------------------------------------
Escrever livros nunca foi tarefa difícil para o Jornalista e Historiador José Carlos Daltozo, que já produziu até hoje, nada menos que 17 publicações com assuntos de âmbito regional, onde se fala com amplos detalhes do que vem acontecendo nos últimos anos na região de Presidente Prudente. Nascido em Ibirá/SP em 1950, Daltoso iniciou sua carreira como funcionário do Banco do Brasil em São Paulo. Antes, ele morou nas cidades de Rinópolis e Tupã. Depois se transferiu para Martinópolis/SP, onde se aposentou e reside atualmente. Em 1999, ele escreveu seu 1º Livro intitulado: "Martinópolis, sua história e sua gente". "Banco do Brasil" - 50 anos em Martinópolis; em 2002. Álbum histórico e fotográfico, em 2004; Cartão Postal, Arte e Magia, em 2006; Loja Maçônica 3 de Maio - 60 anos, em 2007; Nos trilhos da história (EFS) em 2007; Um Novo Amanhã - sobre a imigração japonesa, em 2008; 60 Anos semeando conhecimento - Escola João Gomes Martins, em 2010 - Fazenda São José. em 2010. Acrescente-se: 3 Livros dedicados à cidade de Rancharia e o mais recente: "História do TEÇAINDÁ" - Ref.17ª Edição.
Com os Vereadores reunidos e inúmeros convidados, ocorreu o lançamento do livro durante sessão noturna da Câmara Municipal de Martinópolis na ultima 3a.feira, dia 27 de Junho. O Ato repercutiu com outros eventos que por tradição se realizam no Distrito de Teçaindá e isso se concretizou na noite de 29 de Junho na Quermesse da Festa de São Pedro, Padroeiro da localidade. Tudo em benefício da Santa Casa de Martinópolis. A procura pelo Livro aumentou consideravelmente, repercutindo em toda a região. Cada exemplar tem um custo avaliado em R$ 40,00. A figura benemérita do ex-Prefeito Adelino Simões de Carvalho Filho é sempre lembrada, pois foi ele o doador que assumiu o compromisso de beneficiar a Santa Casa e todos os doadores que fizeram ou farão a aquisição do Livro "HISTÓRIA DO TEÇAINDÁ".
Daltozo explica que Teçaindá foi um bairro muito populoso nas décadas de 1930 até 1970, quando o Algodão reinava como principal produto agrícola. Isto porque seu território tem - até hoje - muitas propriedades pequenas - com sítios de cinco, dez ou quinze alqueires. Atualmente, há asfalto - de Martinópolis a Teçaindá - e está sendo finalizado o trecho Teçaindá-Pracinha. Com isso, haverá nova ligação asfáltica entre Martinópolis e Lucélia, na Alta Paulista. O livro escrito por José Carlos Daltozo tem 144 páginas (em papel couchê) e 158 fotos - dentro dos mais variados capítulos - como: Vida social, Esportes, Lazer, Economia, Escolas, Religião, etc. É um painel do Distrito de Martinópolis, que começou a ser povoado em 1926; dois anos após o loteamento de Martinópolis que ocorreu em 1924. Teçaindá se tornou Distrito de Paz em 1945. É conhecido como "Patrimônio São Pedro" e popularmente Km.18, devido à sua distância até a sede do município de Martinópolis.
A NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
O livro sobre o Teçaindá está tendo ótima repercussão, por dois motivos: primeiro, por ser o primeiro livro de um distrito, acho que é o único livro de um distrito em nossa região... e segundo, porque a edição de 1.000 livros foi integralmente doada à Santa Casa de Martinópolis, que vai vendê-los a 40,00 o exemplar e, dessa forma, obter renda para manutenção da entidade. Mais detalhes no whatsapp da Santa Casa (18) 99799.4145.
ResponderExcluir