O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula prestigiou o evento cultural realizado na Biblioteca da Universidade, tendo manifestado participação e apoio à realização desse trabalho.
O trabalho realizado na Biblioteca da FCT/Unesp (no início desta semana), foi muito bem recebido por toda a comunidade local e regional, que lá se fez presente a fim de prestigiar o evento.
O Mestre de Carimônias realiza seu trabalho na Biblioteca da FCT/Unesp em Presidente Prudente, anunciando inclusive os nomes dos principais participantes, que passam a figurar como Premiados.
Os figurantes do "Prêmio Literario CARCARÁ/2024" foram proclamados e convocados para receber homenagens elaboradas pela FCT/Unesp no início da noite de 19 de Agosto, na Biblioteca.
Cada aluno(a) contemplado recebe aqui, sua premiação.
--------------------------------------------------------
A FCT/Unesp promoveu com pleno êxito na noite de 19 de Agosto de 2024 o lançamento do livro resultante do 3º Concurso Literário "Prêmio Carcará/2024". O evento realizou-se na Biblioteca da FCT (onde fomos recepcionados), estando tb presentes alunos, docentes, servidores técnicos-administrativos e comunidade. Na Biblioteca, presença do Mestre de Cerimônias Marcelo José - bem como o Vice-Diretor, Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, a Diretora da Biblioteca, Michele Antonia Oshima juntamente com Virgínia de Souza Nicoluci. Também participando: a Coordenadora de Ação Popular - representando a Pró-Reitoria de Extensão Universitária, Paula Ferreira Vermeersch, o Prof.Dr.Paulo Roberto Brancatti (do Deptº de Educação) e outros Assessores e convidados. Todos eles, envolvidos na produção do livro de 120 páginas. É a história de nossa mais importante e atualizada Faculdade, comemorando seus 65 anos de atuação na região de Presidente Prudente. O 1º Concurso Literário denominado "Prêmio Carcará"data de 2020. O título foi pensado a partir de uma alusão ao Informativo criado pelo Diretório Acadêmico "3 de Maio" da FCT/Unesp.
No Prefácio, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães - Titular do Deptº. de Geografia da FCT e Pró-Reitor de Extensão Universitária e Cultura - opina: "Imagine a nossa cidade em 1970. Pouco mais de 100 mil habitantes. Não era dificil percorrer as ruas existentes na sola do sapato. O atual Museu e Arquivo Histórico Municipal ainda não havia sido instalado nas edifcações do antigo Matadouro, que ficava fora da cidade. Poucos bairros existiam, além daquele limite. Do outro lado da malha urbana não era muito diferente. Tendo como referência a Estação Ferroviária, do outro lado da linha. Tínhamos a Vila Marcondes e sua belíssima Igreja e ponto final". O Professor Raul acrescenta: "Naquela cidade dos anos de 1970, tudo acontecia nos arredores da Praça da Catedral. Até mesmo a Faculdade que deu orígem à Unesp, funcionava onde havia uma Agência Bancária no Calçadão atual à Rua Tte.Nicolau Maffei. Os jovens ficavam girando e paquerando por alí. As salas de cinemas próximas, eram muito animadas".A cidade espalhou-se por todos os lados. Mas foi preciso um pouco mais de 50 anos para que Presidente Prudente duplicasse sua população. Para ser mais exato: os dados do Censo Demográfico do IBGE registram 225.668 pessoas residentes em nossa cidade, o que representa um aumento de 8,7% em comparação com o Censo de 2010. "É muito, ou pouco" ?
O "Prêmio Carcará" é um concurso cultural que visa incentivar a criação artística e literária, promovendo a inserção e a circulação de textos de novos autores no meio universitário, Esta 3ª Edição do concurso teve como tema: "65 Anos da FCT", a minha, a sua e a nossa história" para celebrar os 65 anos do Campus da Unesp de Presidente Prudente. A Abertura foi a apresentação musical da Banda "Ecléticos", formada pelo Prof.Paulo Roberto Brancatti (do Depto.de Educação da FCT) e os Estudantes: Odair Jr. Batista Felicio, Cristiano Oikawa Gregório dos Santos e Willian Hirochi Abeno Ronchi ref.Cursos de Pedagogia e Geografia, respectivamente. Segundo declara o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula (Vice-Diretor da FCT/Unesp), o Prêmio Literário Carcará vem se consolidando como uma iniciativa de grande visibilidade junto à nossa comunidade. É uma oportunidade para que Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos possam externalizar suas impressões a partir da escrita. Os autores dos textos selecionados receberam um Certificado de "Menção Honrosa". O 1º colocado de cada categoria foi contemplado com a Escultura carinhosamente batizada por "Carcará", que foi desenvolvida pelo Servidor Nelson Cardozo de Oliveira, da Seção de Atividades Auxiliares. O tema para o próximo Ano de 2025 tambem já foi escolhido: "Democracia e Cidadania: para além dos Sonhos e Utopia"...
A NOTICIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse nossa cobertura: x.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário