No dia de hoje - 26 de Setembro de 2024 - o Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo comemora 67 Anos de vida, dos quais 62 exclusivos, dedicados à vida religiosa !
Em Presidente Prudente/SP, Dom Maurício iniciou na vida religiosa como "Coroinha" - ao lado do Primeiro Bispo - Dom José de Aquino Pereira (na Catedral de São Sebastião) aos cinco anos de idade.
Depois de cumprir sua 1a. programação religiosa, Dom Maurício Grotto de Camargo passou a se dedicar aos estudos, seguidos do ingresso no Seminário Diocesano da Paróquia "Mãe da Igreja".
Ao lado de Dom Benedito Gonçalves dos Santos e Pe.José Altino Brambilla, Dom Maurício participou de todos os atos religiosos desenvolvidos pela Paróquia "Mãe da Igreja", em Presidente Prudente.
Também na Catedral de São Sebastião, Dom Maurício Grottto de Camargo sempre obteve a mais significativa receptividade, desde que se revelou "Coroinha", atuando ao lado do Bispo Diocesano.
Dom Mauricio Grotto de Camargo foi sempre atuante no cumprimento de sua vida religiosa, não só na Diocese de Presidente Prudente, como também nas demais, incluindo a atual Provincia Metropolitana.
Dom Maurício tem muita história para nos contar: Após receber os Ministérios do Leitor e Acólito, foi ordenado Diácono no dia 20 de Janeiro de 1980 e Sacerdote no dia 11 de Abril do Ano de 1981.Dom Mauricio Grotto de Camargo foi sempre atuante no cumprimento de sua vida religiosa, não só na Diocese de Presidente Prudente, como também nas demais, incluindo a atual Provincia Metropolitana.
Aqui, uma foto histórica que define o Ato de Ordenação Episcopal de Dom Maurício na Arquidiocese de Botucatu. Posteriormente (03 de Maio do Ano 2000),o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Coadjutor da Diocese de Assis. Em Setº/2003, Administrador Apostólico da Diocese de Araçatuba.
No dia 19 de Novembro de 2008, Dom Mauricio Grotto de Camargo foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo Metropolitano de Botucatu, tendo assumido o posto em 15 de Fevereiro de 2009.
No Ano de 1982, D.Maurício foi nomeado Administrador da Paróquia São José de Álvares Machado. Em 1987, Diretor Espiritual de Seminário Filosófico Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Marília. Também foi Vigário da Paróquia Nossa Sra.Aparecida em Regente Feijó e Administrador da Paróquia Nossa Sra.dos Navegantes - de 1993 a 1996 - em Rosana, no Pontal do Paranapanema.
A NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para melhores informações acesse: @Altino Correia
Logo após a 1a.Ordenação Sacerdotal na Diocese de Pres.Prudente por D.Antonio Agostinho Marochi em 11 de Abril/1981, D.Maurício foi designado Vigário Cooperador da Paróquia Santa Rita de Cássia.
No Ano de 1982, D.Maurício foi nomeado Administrador da Paróquia São José de Álvares Machado. Em 1987, Diretor Espiritual de Seminário Filosófico Provincial Sagrado Coração de Jesus, de Marília. Também foi Vigário da Paróquia Nossa Sra.Aparecida em Regente Feijó e Administrador da Paróquia Nossa Sra.dos Navegantes - de 1993 a 1996 - em Rosana, no Pontal do Paranapanema.
Dom Maurício Grotto de Camargo teve sua Ordenação Presbiteral em 11 de Abril de 1981 em Presidente Prudente/SP. Episcopal em 30 de Julho do Ano 2000 e Nomeação como Arcebispo Metropolitano de Botucatu, no dia 19 de Novembro do ano 2008.
-----------------------------------------------------
Hoje é dia de saudar festivamente um dos religiosos de maior expressão, que nasceu em Presidente Prudente no dia 26 de Setembro de 1957: Maurício Grotto de Camargo, que cinco anos depois, tornava-se "Coroínha" da Catedral de São Sebastião, Tudo com o apoio honroso e saudoso de Dom José de Aquino Pereira, nosso 1º Bispo da Diocese. Dai, com aprovação dos pais - Orlando Lemos de Camargo e Maria Grotto de Camargo, (de saudosa memória), tudo foi facilitado: a começar pelos estudos a partir dos 11 anos de idade. Ele frequentou o Ginásio, o Colegial e o curso de Filosofia. Cursou tb Teologia no Instituto Paulo VI de Londrina. Depois de ter recebido os Ministérios do Leitor e Acólito, foi Ordenado Diácono em 20 de Janeiro de 1980 e Sacerdote, na Catedral de São Sebastião em 11 de Abril de 1981. Em Presidente Prudente, pela imposição das mãos de Dom Antonio Agostinho Marochi, Aqui, como Padre Diocesano Dom Maurício exerceu atuação em diversos Ministérios. A partir de 1981, como Coordenador Diocesano da Catedral de São Sebastião e outros importantes Centros de Atividades religiosas nas regionais de Presidente Prudente e Marília, até o Ano 2000.
Aqui, um destaque especial (após o Ano 2000), com a Nomeação Episcopal a partir de 03 de Maio e no dia 30 de Julho. Ordenação pela imposição das mãos de Dom Antonio Agostinho Marochi, no Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Prudente, tendo como Consagrantes, Dom Aloysio José Leal Pena - Arcebispo de Botucatu - e Dom Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu. A seguir: Em 20 de Agosto do Ano 2000, posse de Dom Mauricio Grotto de Camargo como Bispo Coadjutor de Assis e no dia 27 de Outubro de 2004, como 4º Bispo Diocesano de Assis. No Ano 2009 - mais propriamente no dia 15 de Fevereiro - Dom Maurício assume como Arcebispo de Botucatu. Antes porém, foi nomeado pelo Papa Bento XVI em 19 de Novembro de 2008, com posse marcada como Arcebispo Metropolitano de Botucatu, em 15 de Fevereiro de 2009.
Outros importantes detalhes referente à atuação de Dom Maurício Grotto de Camargo no decorrer dos Anos dizem respeito à CNBB Nacional. Ele é Membro da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridadem, da Justiça e da Paz, responsável pelo Setor da Mobilidade Humana, desde 2007. No Regional Sul-1 - CNBB - Bispo Acompanhante do CPT - 2001 a 2007, sendo atualmente Bispo Acompanhante das CEBs. Na Sub-região de Botucatu, desde 2002, Dom Maurício é responsável pela formação nos Seminários Maiores, localizados em Marília, sendo Bispo Referencial da Pastoral da Pastoral da Juventude, desde 2004. Por fim, Nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Araçatuba - Aos 17 de Setembro de 2003 - Dom Maurício tomou posse em 06 de Outubro de 2003, permanecendo no cargo até o dia 29 de Agosto de 2004, quando deu posse a Dom Sérgio Krzywy, 2º Bispo Diocesano de Araçatuba.