Os Assentamentos Federais na região, são 17 que poucos conhecem. Mas aqui estão alguns dos assentados beneficiados pelo novo convênio INCRA e Instituto de Terras do Estado de SP-ITESP.
- Poucos sabem: mas o Pontal do Paranapanema conta com centenas de Assentamentos que recebem assistência, orientação e beneficios da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP. Também existe o Núcleo Operacional (Lote 1) constituído por 17 Assentamentos Rurais Federais. Em função de recente convênio firmado entre as duas Instituições, tornou-se possível criar um Projeto Especial para a prestação de assistência técnica, que começa a vigorar a partir deste mês. Por isso, vieram de São Paulo: o Superintendente Alberto Paulo Vasquez (do INCRA), o Diretor de Desenvolvimento da Fundação ITESP, João Leonel dos Anjos e assessores dos dois órgãos representativos da categoria voltados aos Assentamentos do Pontal do Paranapanema.
Aqui, eles foram recepcionados pelos dirigentes do Órgão Regional e mantiveram encontro (na 3a.feira,08/Maio), no Centro Diocesano de Presidente Prudente, assistidos por servidores e assentados. E pelo que pudemos observar, o evento se revestiu de muita importância para o relacionamento entre os dois órgãos federal e estadual. Mesmo porque acaba de ser instituida a Assistência Técnica de Extensão Rural sob a sigla de ATER, representada por um convênio firmado entre as duas entidades governamentais para dar suporte à assistência rural nos assentamentos. Ao que consta, na área específica dos 17 Assentamentos Federais do Pontal do Estado existem atuamente 1.414 famílias dedicadas ao cultivo da terra e produção de alimentos.
As empresas contratadas pelo INCRA para prestar serviços devem realizar: visitas técnicas aos lotes, oficinas, cursos, dias de campo e reuniões nos 115 Assentamentos sob sua responsabilidade no Estado de São Paulo. Essa assistência deve assegurar às familias assentadas, o acesso a créditos e outras políticas publicas, como: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS). O valor da chamada pública de ATER - 01//2011 - é de R$15 milhões.(Diário Oficial de 07/02/2012).
ATER - Assistência Técnica de Extensão Rural é o principal instrumento que a Fundação ITESP possui para transformar a realidade das comunidades dos assentamentos rurais e quilombolas; sempre tendo como objetivo, o desenvolvimento social e econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário