sábado, 26 de maio de 2012

Educação e Meio Ambiente, as palestras de maior interesse e aceitação do público-alvo !


A Profª.Drª.Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP -
falou sobre Avaliação em foco: Professores, Alunos e Disciplinas. No Auditório da FCT/UNESP
A platéia superlotou o Auditório o que demonstra o grande interesse pelo tema desenvolvido pela palestrante, relacionado à Educação nos dias atuais. Educação e Meio Ambiente são os temas de maior aceitação e receptividade por professores, estudantes e demais interessados.

  • De  uns tempos para cá, aumentou o interesse da comunidade por assuntos que dizem respeito à educação, meio ambiente, tecnologia, economia e política. Toda e qualquer palestra de maior impacto tem público garantido em qualquer lugar, especialmente nas Universidades que procuram trazer sempre figuras exponenciais como convidadas para essas exposições. Mas o que se observa é que os temas relacionados à problemas de Educação e Meio Ambiente são os que despertam maior preferência  e consequentemente maior número de adesões. Em Presidente Prudente, tornou-se frequente a presença de ilustres palestrantes (brasileiros ou do exterior), convidados pela Unesp - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Toledo, Unoeste e Uniesp. A última palestrante que aqui esteve (dia 24 de Maio) foi a Profª.Drª. Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP - com o Auditório da UNESP, totalmente lotado. Ela abordou o tema "Avaliação em foco"; e o público-alvo: professores e alunos.  

A Profª.Drª Sandra - que  tem uma bagagem cultural sem precedentes - abordou com conhecimento de causa a questão da avaliação. Da escola, do aluno, dos seus dirigentes, do sistema educacional e o desempenho de cada um dos integrantes nos mais diversos setores da vida escolar. "O Diretor, o professor e outros profissionais são avaliados pelos seus pares, pelos técnicos, alunos e dirigentes da escola. A infraestrutura da escola também é analisada como fator que facilita ou dificulta o desenvolvimento das atividades. O currículo é objeto de apreciação, particularmente pelo corpo docente; as relações de trabalho e de poder são analisadas quanto ao seu potencial de promoverem ou não um clima favorável no contexto escolar'' - disse.

Na avaliação geral dos resultados e impactos, a docente da USP cita os efeitos do curso sobre os alunos: "As expectativas anunciadas pelo Programa implicam em uma avaliação não só do desempenho do aluno (no curso e ao seu  final), mas um acompanhamento de sua inserção e/ ou trajetória profissional após a sua inclusão. A avaliação é seguida de um desafio para uma proposta burocrática e democrática". E na avaliação de planos de  cursos, uma análise político-pedagógica das propostas. Objeto/foco maior ênfase no desempenho docente. Procedimentos>; opinião alunos/principal indicador. Também auto-avaliação docente. Sujeitos da avalição>; professores e alunos? Difusão/Uso dos resultados>; relatórios, encaminhamento de decisões usualmente individualizado.

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