A Profª.Drª.Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP -
A platéia superlotou o Auditório o que demonstra o grande interesse pelo tema desenvolvido pela palestrante, relacionado à Educação nos dias atuais. Educação e Meio Ambiente são os temas de maior aceitação e receptividade por professores, estudantes e demais interessados.- De uns tempos para cá, aumentou o interesse da comunidade por assuntos que dizem respeito à educação, meio ambiente, tecnologia, economia e política. Toda e qualquer palestra de maior impacto tem público garantido em qualquer lugar, especialmente nas Universidades que procuram trazer sempre figuras exponenciais como convidadas para essas exposições. Mas o que se observa é que os temas relacionados à problemas de Educação e Meio Ambiente são os que despertam maior preferência e consequentemente maior número de adesões. Em Presidente Prudente, tornou-se frequente a presença de ilustres palestrantes (brasileiros ou do exterior), convidados pela Unesp - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Toledo, Unoeste e Uniesp. A última palestrante que aqui esteve (dia 24 de Maio) foi a Profª.Drª. Sandra Zákia Sousa, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP - com o Auditório da UNESP, totalmente lotado. Ela abordou o tema "Avaliação em foco"; e o público-alvo: professores e alunos.
A Profª.Drª Sandra - que tem uma bagagem cultural sem precedentes - abordou com conhecimento de causa a questão da avaliação. Da escola, do aluno, dos seus dirigentes, do sistema educacional e o desempenho de cada um dos integrantes nos mais diversos setores da vida escolar. "O Diretor, o professor e outros profissionais são avaliados pelos seus pares, pelos técnicos, alunos e dirigentes da escola. A infraestrutura da escola também é analisada como fator que facilita ou dificulta o desenvolvimento das atividades. O currículo é objeto de apreciação, particularmente pelo corpo docente; as relações de trabalho e de poder são analisadas quanto ao seu potencial de promoverem ou não um clima favorável no contexto escolar'' - disse.
Na avaliação geral dos resultados e impactos, a docente da USP cita os efeitos do curso sobre os alunos: "As expectativas anunciadas pelo Programa implicam em uma avaliação não só do desempenho do aluno (no curso e ao seu final), mas um acompanhamento de sua inserção e/ ou trajetória profissional após a sua inclusão. A avaliação é seguida de um desafio para uma proposta burocrática e democrática". E na avaliação de planos de cursos, uma análise político-pedagógica das propostas. Objeto/foco maior ênfase no desempenho docente. Procedimentos>; opinião alunos/principal indicador. Também auto-avaliação docente. Sujeitos da avalição>; professores e alunos? Difusão/Uso dos resultados>; relatórios, encaminhamento de decisões usualmente individualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário