A florada do Ipê Branco é a primeira a aparecer; mas é um ciclo de curta duração: menos de 4 dias. Aí ressurge o Verde da nova folhagem; e ao lado começam a florir outras variedades de ipês.
Em toda a extensão da cidade de Presidente Prudente se observa o reinicio da florada dos ipês nas tonalidades: roxo ou rosa. Esta é a primeira, que pode se repetir de três a quatro vezes nas próximas estações do ano.
- Por toda a cidade de Presidente Prudente existem milhares de plantas ornamentais, onde se sobressaem algumas variedades de ipês. O Tabebuia róseo-alba é a primeira a mostrar sua beleza característica na cor branca, que tem curta duração: menos de 4 dias. Depois é a vez do roxo ou rosa, que são árvores dotadas de maior resistência; e a florada dura em média de 10 a 12 dias. Essa florada aparece com normalidade a partir do 2º semestre do ano, ou seja: entre Julho a Setembro. Mas em Presidente Prudente - segundo se observa - a florada dos ipês chega com antecipação, como está acontecendo agora. Seria resultante do clima atípico de um Outono com características de Inverno?
O tempo passa por mudanças bruscas; do calor de 30º no período da tarde para uma temperatura amena de 12 a 15ºC na manhã seguinte, elevando-se gradativamente no decorrer do dia. Além disso, vem sendo registradas constantes pancadas de chuva, tipicas do Verão em pleno Outono - que vai até o dia 20 de Junho - com oscilações na Umidade do ar, Ultra Violeta e deslocamento de massas de ar frio que provocam chuvas com frequência e em algumas vezes, fortes rajadas de ventos e trovoadas. As plantações (especialmente os ipês) resistem a tudo isso. E aí está o resultado: mais uma bela florada, que é a primeira do ano!
O que se pode dizer a respeito de uma cidade totalmente envolvida com flores? São árvores de pequeno ou médio porte, que começam a perder suas folhagens com a chegada do Outono. E bem antes do Inverno - que só vai acontecer daqui a um mês - devolvem à natureza o que há de mais belo! É fato normal: com pucos nutrientes as folhas ressecam e caem durante o Outono, uma estação de transição entre o Verão e o Inverno, caracterizada por dias curtos e noites longas. Mas o importante no momento é a florada dos ipês. Primeiro, o branco; depois o roxo e o rosa. Na etapa final virão os ipês amarelos para completar o show de rara beleza, através das maravilhas proporcionadas pela ação de Deus e da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário