sábado, 30 de junho de 2012

Olimpíadas 2016: Atleta de Prudente é forte concorrente !


 Centenas de alunos da EE Domingos Ferreira de Medeiros (Jd.Guanabara) acolheram com carinho e simpatia o ex-colega e Atleta da Seleção Brasileira de Judô, Diego Alexandre Batista Rocha e sua familia.


Nesta amostragem parcial das medalhas conquistadas pelo Judoca Diego Alexandre se vê o empenho do Atleta no compromisso de bem representar sua terra de origem. As Olimpíadas 2016 que serão realizadas no Brasil já têm um forte candidato, preparando-se para a célebre competição mundial.

  •   As tradicionais provas Olímpicas que envolvem as mais diferentes modalidades esportivas reunindo os maiores Atletas de todos os continentes, já começam a despertar o interesse de nossa juventude. Os que se preparam para os jogos deste ano em Londres, foram revelados há algum tempo. E agora se empenham sob todas as formas para realizar o melhor que se pode imaginar. Mas nem todos estão preparados para essa fantástica apresentação; a única alternativa é aguardar a próxima Olimpiada que será realizada daqui a 4 anos no Brasil; isto é, no ano de 2016 no  Rio de Janeiro. O que atualmente mais preocupa aqueles que têm vocação e se voltam para os treinamentos visando a classificação dentro de sua categoria é a faixa etária. Diego Alexandre Batista Rocha é um deles: Judoca desde 2003 tem 17 anos de idade, nasceu em Presidente Prudente, foi revelado nessa modalidade esportiva por Nelson Morimoto e está fazendo uma carreira brilhante!

A 1ª. medalha que Diego conquistou como iniciante numa competição de Judô foi mostrada neste final de semana durante sua apresentação aos alunos da EE Domingos Ferreira de Medeiros (Jd Guanabara),  uma das primeiras escolas públicas que ele frequentou em Presidente Prudente. Com esse gesto, Diego quiz homenagear a nova geração. Hoje ele reune mais de 130 medalhas, 12 troféus e diplomas que o consagraram como um "novo campeão". Quem o apresentou foi o próprio Diretor da Escola, Prof.José Roberto dos Santos durante uma solene recepção com o Hino Nacional Brasileiro cantado por todos os presentes. Diego veio acompanhado do avô, Carlúcio Gomes; dos pais, Alexandre e Mara. E também do irmão cacula Lucas (7 anos), que por coincidência foi matriculado na mesma escola que Diego cursou de 2003 a 2005. 

Nas homenagens, muitos elogios a Diego pelas suas brilhantes conquistas como integrante da Seleção Brasileira de Judô, tendo falado além do Diretor da Escola a Orientadora Pedagógica, Maria José Almeida Bevilaqua e a professora que o acolheu em 2003 no Jd.Guanabara, Áurea Dora da Silva. Relatando suas conquistas como Judoca e os preparativos para as Olimpíadas de 2016 - Diego que é patrocinado pelo SESI/Cubatão - explicou que  as medalhas mais importantes de sua carreira foram conquistadas no Campeonato Paulista e Brasileiro - Categoria Júnior - e no exterior foi Campeão na Ucrânia; 3º colocado na França e 5º na República Tcheca. Com 17 anos de idade está impedido de participar da Olimpiada 2012 em Londres, mas é a oportunidade para se preparar desde já para a outra Olimpiada que se dará no ano de 2016 no Rio de Janeiro. Para isso, vai se empenhar ao máximo para trazer o título para o Brasil, e especialmente para Presidente Prudente. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Acompanhe pelo Twitter.  Acesse:   www.twitter.com/altinocorreia  


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nascido em Martinópolis e ex-aluno da Unesp assume Diretoria do Banco Central do Brasil (BC)

 Natural de Martnópolis e ex-aluno graduado do curso de Matemática na Unesp de Presidente Prudente, Luiz Edson Feltrim foi o escolhido para comandar a nova Diretoria de Assuntos Especiais do Banco Central do Brasil; com aval da Pres.Dilma e aprovação do Senado Federal.

  •    A notícia da indicação de Luiz Edson Feltrin para a nova Diretoria de Assuntos Especiais do Banco Central do Brasil repercute em todo o país e até no exterior. Ele é um dos mais antigos funcionários de carreira do BC desde seu  ingressou há mais de 37 anos. Passou por vários cargos, dentre os quais a chefia do Departamento de Organização do Sistema Financeiro durante 12 anos. Em Maio de 2011 passou a ocupar as funções de Secretário Executivo do Banco Central. Ele foi também Responsável por conduzir projetos  de estruturação de instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional, incluindo Administradoras de Consórcios; e Chefe Adjunto do Departamento de Organização Financeira, de 1995 a 1999. Uma de suas metas atuais (como Diretor de Assuntos Especiais do Banco Central) é a de fortalecer o relacionamento com o cidadão e os intrumentos de comunicação social.

Pelo que estamos informados, Luiz Edson Feltrim tem parentes, amigos e ex-companheiros de vida acadêmica na região de Presidente Prudente. Ele viveu boa parte de sua vida em Martinópolis/SP, onde nasceu em 1952. Frequentou escolas da cidade e região e acabou ingressando  no curso de Matemática na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente  Prudente onde se graduou em 1974. O curso de Matemática foi criado em 1963 como Licenciatura.  A antiga FAFI funcionou como Instituto Isolado do Estado até 1976, quado foi incorporada à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP. Posteriormente, a denominação mudou para Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais - IPEA - até 1989; e desde então, foi implantada a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente, atualmente com 12 cursos e mais de 3.600 alunos. 

Indicado desde Maio de 2012 pelo atual Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini com aval da Pres.Dilma Rousseff, o nome de Luis Edson Feltrin foi avaliado e votado em sessão secreta no Plenário do Senado Federal. O resultado obtido e proclamado nas últimas horas de 3a.feira (26 de Maio), foi de 49 votos contra 5. Em pronunciamentos anteriores Feltrin definiu como um de seus compromissos o combate à inflação, a fim de buscar eficiência  no sistema financeiro nacional. Ao mesmo tempo, assegurar o poder da moeda, visando alcançar um sistema financeiro competitivo, eficiente e socialmente justo. 


 NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

domingo, 24 de junho de 2012

O inverno chegou, trazendo uma nova florada dos ipês !



A 2a. florada dos ipês (rosa ou roxo) está ocorrendo em todos os pontos da região de Presidente Prudente. A florada anterior envolveu os ipês branco e rosa; a próxima será dos ipês de coloração amarela.
                                                                                                  Neste ponto da cidade de Pres.Prudente (Rua Júlio Prestes x Esq.c/Desbravador Ceará) se sobressai esse Ipê rosa - em todo seu esplendor - para compensar a devastação de inúmeras árvores que existiram na área. 

  • Estamos em pleno inverno com temperatura amena, precedida de chuvas, neblina e cerração. Para alegria de todos, ressurgiu a florada dos Ipês. Por toda parte, não só na cidade de Presidente Prudente, mas em todas as localidades vizinhas, incluindo a zona rural e a margem das rodovias o que mais se vê são os ipês floridos. Publicações  especializadas abrem espaço para falar dessa temporada. Porém, ocorremalgumas confusões: há os que dizem que a florada dos ipês rosa ou roxo, vai de Junho a Setembro. Puro engano: nesta região, a 1ª. florada se verifica a partir de Maio (e até o final do Outono),  como aliás já fizemos inúmeras publicações para comprovação. Depois, como é lógico virão outras floradas. Não apenas do ipê rosado ou ipê roxeado, mas também do branco e do amarelo.

Vikipédia - que é considerada uma publicação categorizada - diz que o "Tabebua impetiginosa" (nome científico atribuido ao ipê rosa) é uma planta nativa originária da Bacia do Paraná, também conhecida por "Ipiuva", com suas floradas de Maio a Agosto. Atualmente existe uma concepção mais avançada sobre a necessidade de adotar nas áreas degradadas, uma arborização adequada às exigências do paisagismo e da preservação ambiental. E o Ipê é uma espécie recomendada para recuperação de ecossistema, figurando como alternativa pela sua adaptação às regiões tropicais ou subtropicais, do México à Argentina.  

São várias as espécies conhecidas de ipês, que podem alcançar de 12 a 30 metros de altura. Sua floração maravilhosa atrai Polinizadores, como: Abelhas e Beija-flores. Não possui raízes agressivas. Seu crescimento é moderado e rápido. As flores têm forma de trombetas; são numerosas e de coloração rósea ou roxeada de conformidade com a espécie. Produz vagens verdes e lisas com até 25 cms, que se abrem liberando sementes aladas. As flores são usadas também como medicamento, na Medicina Alternativa.

- NOTICIA EM TEMPO REAL - Acompanhe pelo Twitter. Acesse:  http://twitter.com/altinocorreia 

Dois autores, dois livros: produção editorial aumenta !

Usando o pseudônimo de "Jesus de Burarama", Renato de Jesus Souza Silva produziu este livro em 2010 com 246 págs. impressas  em Presidente Prudente, com prefácio do médico e violeiro famoso, Júlio Santin.
Já o Contabilista Moacyr Magalhães (natural de Presidente Venceslau) escreveu e editou seu Livro em 2011, com prefácio assinado pela Escritora Arlete Piai. "Deleite Poético" é constituido por 185 poesias + prefácio.

  • Apesar do avanço tecnológico, com amplas facilidades de comunicação e acesso às maiores Bibliotecas, Produções e Editoras o número de Escritores da nova geração vem aumentando de forma bastante significativa. Só na região de Presidente Prudente se verifica com muita frequência, o lançamento de novas obras editoriais, de todos os gêneros. Trata-se de um assunto polêmico e de grande importância na atividade cultural e no resgate histórico. Mas será que vale a pena investir nessa área? O Setor Gráfico está equipado satisfatoriamente para produzir um bom  trabalho? E quanto custa? Quem assume a responsabilidade na hora de contratar os serviços gráficos? Todo e qualquer lançamento é sempre precedido de uma preparação, divulgação, convites, coquetel de lançamento - e tradicionalmente - uma Tarde ou Noite de autógrafos. Quanto custa todo esse investimento? E como ressarcir as despesas até a fase  do lançamento? Tudo isso é assunto para ser respondido pelos próprios Autores, Editores ou Livreiros!  

Nos últimos meses fomos convidados e tivemos a oportunidade de acompanhar quatro lançamentos de livros. Dois deles ocorreram na Biblioteca da Unesp com o ex-Procurador do Estado, Poeta e Escritor Raymundo Farias de Oliveira (Valsa do Adeus); o Prof. Paulo Brancatti - da  Faculdade de Ciências e Tecnologia, com seu novo livro (Utopia de um jovem estudante nos anos 80). Em seguida, tendo como local o Centro Cultural Matarazzo, o Jurista e Escritor Zelmo Denari  (Pelos Caminhos do Mate) e Rubens Shirassu Junior (Cobra de Vidro). Os dois autores incluiram em suas obras alusões às obras literárias e referências especiais - como homenagem póstuma - ao ex-jornalista, poeta e escritor regionalista matogrossense, Hélio Serejo em comemoração ao seu Centenário de nascimento, em Junho de 2012.

Em nossas mãos, dois livros produzidos e editados em Presidente Prudente nos anos de 2010 e 2011. O primeiro: "A historia do caipira": De Jeca Tatu aos Sem-Terras é de autoria de Renato de Jesus Souza Silva, que nasceu em Burarama, atualmente Capitão Enéas, região de Montes Claros/MG. A terra de origem foi inserida na identificação do autor que se apresenta como "Jesus de Burarama", com prefácio assinado pelo Dr.Júlio Santin, médico e violeiro famoso, acumulando funções de Presidente da Associação Cultural Caipirapuru. O autor conta a história da cultura caipira em formato de cordel. O outro Livro  (Deleite Poético) é de um Poeta que vive em Presidente Prudente desde 1980: Moacyr Magalhães, natural de Presidente Venceslau. Anteriormente, isto é em 1986 ele lançou o Livro "Fogo de Amor". Na obra mais recente, 185 Poesias com prefácio assinado pela Escritora Arlete Piai, que dentre outras coisas diz: "Este Livro é um deleite para a alma; a poesia é uma experiência que se renova... O mundo está carente de poesia"! 

- NOTICIA EM TEMPO REAL - Acompanhe pelo Twitter. Acesse:  http://twitter.com/altinocorreia

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mesmo com ruas bem sinalizadas, o trânsito de Presidente Prudente deixa a desejar !


No centro ou na periferia, a sinalização de trânsito em Presidente Prudente se faz evidenciar; porém, faixas de proteção ao pedestre (como esta), dificilmente se vê. Há até quem diga: aqui o pedestre não tem vez!  
Nas proximidades da Santa Casa e do Fórum da Comarca na Av.Cel.Marcondes e adjacências, a faixa amarela predomina de ponta a ponta. Quem se arriscar a estacionar nesse trecho corre o risco de ser multado.

  •   O Trânsito de Presidente Prudente está se agravando à cada dia que passa, com sérios problemas gerados pela falta de espaço para estacionamento de veículos. Embora o fluxo seja normal pelas Avenidas centrais, há momentos em que os Semáforos não se sincronizam para facilitar o escoamento do tráfego urbano; enquanto o excesso de faixas amarelas representa o maior entrave para quem precisa estacionar. O problema começa no quadrilátero central - com as famigeradas faixas amarelas - e até mesmo a Zona Azul, que muitos desrespeitam deixando de pagar a Taxa correspondente ao tempo de estacionamento, em prejuizo dos demais contribuintes. Há quadras inteiras tomadas inexplicavelmene por faixas amarelas, como ocorre nas ruas que circundam a Santa Casa, o Fórum da Comarca, parte da Rua Dr. Gurgel, Avenida Washinton Luis (próxima ao Cristo Rei) e outros pontos situados do centro à periferia.  

Uma recente pesquisa realizada na cidade fez as comparações e concluiu que o número de veículos cresce mais que a população de Presidente Prudente. Pelo Censo do IBGE em 2010 a população era representada por 207.610 habitantes, enquanto o número de veiculos era de 118.000 incluindo automóveis, motos e caminhões. No ano seguinte, a população aumentou para 209.025 e o número de veiculos alcançava 130.105 unidades. Nessa altura, chegávamos a 124.881 pessoas habilitadas para dirigir e em 2012 a lista de motoristas com CNH aumentava ainda mais, alcançando aproximadamente 126.000 condutores. Isso quer dizer que temos em média mais de 2 veículos por residência, entre automóveis, utilitários, motocicletas e caminhões. E a tendência é aumentar ainda mais, devido às facilidades na aquisição de novos veículos automotores.

Levantamento recente concluiu que circulam pelas ruas centrais de Presidente Prudente cerca de 400 veículos por hora. O espaço existente tornou-se insuficiente para acolher uma frota tão numerosa, passando a exigir projeto mais arrojado - sem burocracia - mesmo porque o número de acidentes também aumenta de forma considerável, todos os dias. As inúmeras ruas estreitas que aqui existem desde  a  implantação da cidade, representam o maior entrave não só com o estacionamento, mas também para os acessos às garagens e a própria movimentação, criando dificuldades para o tráfego urbano. Além desses fatores, outra preocupação mais séria é representada pela fiscalização do trânsito que não poupa ninguém!

- NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Acompanhe pelo Twitter. Acesse: http://twitter.com/altinocorreia      

  

domingo, 17 de junho de 2012

"Semana do Centenário de Hélio Serejo": uma festa literária !


Os livros editados e algumas lembranças das homenagens ao Jornalista, poeta e escritor regionalista Hélio Serejo, em Presidente Venceslau.  
A foto do "imortal" como membro da Academia Matogrossense de Letras e Patrono da Academia Venceslauense de Letras é descerrada por sua filha Helita Serejo. Ao lado do Pres.da AVL Ari Florentino da Silva, a filha e a neta (Natália), do saudoso e brilhante homenageado. 

  •         Foram momentos de emoção e reflexão: Hélio Serejo sendo lembrado e homenageado no seu 1º Centenário de nascimento na sede da Academia Venceslauense de Letras, que o tem por todos os méritos como Patrono.  A cerimônia marcou o início da "Semana do Centenário de Hélio Serejo" e foi prestigiada por  autoridades, convidados e alguns membros da AVL. Entre os quais, o Presidente Ari Florentino da Silva, Ada Roque, Zelmo Denari, Inocêncio Erbella, Profª.Drª.Maria Antonia Soares, Arlinda Garcia de Oliveira Marques, Jamil Tannous, Milton Gonçalves, Aldora Maia Veríssimo, Prof.Alberto Pimenta, Klaison Gustavo Simeoni e Altino Correia. O Presidente (Ari) conduziu o Cerimonial e prestou as homenagens em nome de todos os integrantes da Academia. Presentes ao ato solene a filha do homenageado, Helita Serejo e a neta, Natália, além de inúmeros amigos da família. Helita agradeceu a carinhosa manifestação de todos e as homenagens tributadas ao seu querido pai, no seu Centenário de nascimento. 
O Jurista e escritor Zelmo Denari relatou detalhes de seu mais novo livro: "Pelos Caminhos do Mate", uma homenagem a Hélio Serejo; o jornalista Jamil Channous interpretou uma bela página musical que fala das belezas naturais de nosso país; a intelectual Ada Roque empolgou a platéia com o seu "monólogo"; o Prof.Milton Gonçalves lastimou não ter convivido com a época em que Hélio Serejo residiu em Presidente Venceslau e o ex-prefeito, deputado e ex-Secretário de Estado, Inocêncio Erbella fez um empogante e inflamado  discurso que o caracteriza como um dos maiores oradores da região. Eu (Altino Correia), modestamente dirigí algumas palavras para enaltecer a figura extraordinária de Hélio Serejo, citando inclusive algumas matérias a respeito de sua atuação no decorrer dos últimos 60 anos, culminando com a festa do "Centenário" que vai até o dia 22 de Junho em Presidente Venceslau. 

O que mais chama a atenção de todos participantes desse evento, são as obras editadas pelo poeta e escritor regionalista Hélio Serejo - em número superior a  60 - a maioria em exposição durante toda a semana. A Vikipedia (Enciclopedia Livre) cita Hélio Serejo como o escritor de maior expressão regionalista (folclorista) e destaca a sua biografia, assim como as principais obras editoriais: de 1935 a 1950: Tribos Revoltadas (novela incola); Carreteiro de minha terra; Modismo do Sul de Mato Grosso; 3 e 4 Contos; Homens de Aço - A Seita nos Ervais de Mato Grosso; Ronda Sertaneja e Rincão dos Xucros.

Entre 1950 e 1983 - a Vikipedia cita a continuidade das obras literárias de Hélio Serejo, como sendo: Prosa Rude; Canto Caboclo; O Homem Mau de Nioaque; Poesia Matogrossense; Buenas Chamigo; De Galpão em Galpão; Versos da Madrugada; Cartas de Presidente Venceslau ao Cumpadre Nasermo; Prosa Xucra; Pialo Bagual; Vento Brabo; Rodeio da Saudade; Vida de Erva; Contas do Meu Rosário; Zé Fornalha; Abusões de Mato Grosso e de outras terras; Campeiro da Minha Terra; Fogo de Angico; 7 Contos e Uma Potoca; Lendas da Erva Mate; Pelas Orilhas da Fronteira; Lobisomem e Palanques da Terra Nativa.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Acompanhe através do Twitter. Acesse:  http://twitter.com/altinocorreia

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Centenário do nascimento de Hélio Serejo, comemorado pela AVL em Presidente Venceslau

Duas charges que caracterizam o grande jornalista e escritor regionalista, Hélio Serejo que nasceu em 1º de Junho de 1912, em Nioaque - Mato Grosso do Sul.    

Hélio Serejo: um nome que se impôs e adquiriu a mais ampla credibilidade como precursor da gigantesca obra ansiosamente esperada por todos os moradores do centro-oeste brasileiro: a ponte que interliga São Paulo a Mato Grosso do Sul, um mérito do grande jornalista e escritor matogrossense radicado em Presidente Venceslau/SP. 


                                                              E aqui, surge diante dos olhos de todos a maravilhosa obra de engenharia brasileira: a ponte ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul que por ato de justiça teve sua denominação oficializada como "Ponte Hélio Serejo"; 47 anos após sua inauguração pelo então Presidente Mal.Humberto de Alencar Castello Branco.  (Foto: Caio Lanziani).

  •     A Academia Venceslauense de Letras teve a feliz iniciativa de reverenciar a memória de um grande brasileiro: Hélio Serejo, matogrossense de Nioaque, onde nasceu no dia 1º de Junho de 1912, na Fazenda São João. Cinco anos depois de seu nascimento, mudou-se para Ponta Porã/MS em companhia dos pais: Francisco Serejo e Ernestina Baptista Serejo e outros seis irmãos. Com 14 anos de idade, trabalhava e escrevia suas primeiras matérias para o Jornal Folha do Povo. Em seguida, encaminhava seus textos intitulados "Paisagem da Fronteira" para outros órgãos na Capital da República, o Rio de Janeiro. Em especial, as Revistas "Boa Nova" e "Vida Doméstica", com excelente aceitação. Era o começo de uma carreira brilhante no Jornalismo brasileiro e nas obras literárias, constituidas por mais de 60 livros. Este é o Perfil de Hélio Serejo, que residiu em Presidente Venceslau desde 1948 até 1º de Março de 2005. Ele faleceu em 8 de Outubro de 2007 em Campo Grande/MS aos 95 anos de idade. 

Casado com D.Henriqueta Barbosa Martins - de tradicional família matogrossense - Hélio Serejo dedicou a maior parte de sua vida a escrever poesias, contos, poemas e reportagens de ampla repercussão. Para produzir suas matérias ele preferia o horário das madrugadas pela tranquilidade e por um motivo muito especial: não tinha sono e por isso, ocupava o tempo escrevendo. Foi o que ele me confessou há mais de 50 anos. Quando alguns membros do Rotary Clube levantaram a questão da travessia do rio Paraná através de balsas ou barcaças e os problemas com acidentes frequentes e perdas de preciosas vidas humanas, houve mobilização geral. Hélio Serejo - detentor de muito prestígio como jornalista e escritor - foi o primeiro nome lembrado para liderar uma campanha pública pela construção de uma ponte interestadual. E assumiu prontamente o papel que lhe cabia: redigir textos através de telegramas a ser enviados todos os dias ao então presidente JK.

O movimento repercutiu não só a nivel regional, mas também estadual e nacional. JK não aguentava mais. Era telegrama e mais telegrama todos os dias! A exigência era uma só: construir uma ponte ligando São Paulo a Mato Grosso sobre o rio Paraná, entre Presidente Epitácio e Porto XV de Novembro em Bataguassu/MS. Chegou um dia em que JK se deslocou para Presidente Epitácio, a fim de anunciar a implantação de uma sonda para prospecção de petróleo através da Petrobras. E a ponte reclamada por milhares de pessoas - através dos telegramas elaborados por Hélio Serejo - figurou como meta prioritária. Uma vitória espetacular do Rotary Clube Internacional pelas suas representações regionais, e o maior troféu atribuido ao Jornalista e Escritor Hélio Serejo. A ele, todos os méritos - inclusive de figurar como denominação oficial da ponte - que acabou sendo conferida à outra figura que nada tinha a ver com a obra.

Em síntese: a história humana e maravilhosa de Hélio Serejo, lembrado em boa hora pela Academia Venceslauense de Letras (que o tem como Patrono) em nome de todos os "Imortais" que dela fazem parte. E as homenagens com toda justiça e por todos os méritos ao Jornalista e Escritor, no seu 1º Centenário de Nascimento! Agenda comemorativa da Semana do Centenário de Hélio Serejo, vai de 15 a 22 de Junho.

  - NOTÍCIA EM TEMPO REAL:  Acompanhe através do Twitter:  http://twitter.com/altinocorreia     


sábado, 9 de junho de 2012

Desafio às Leis Ambientais num reduto do Estado


A arborização existente nesta área foi totalmente exterminada para dar lugar ao estacionamento de veículos.

As últimas árvores que restaram nas imediações estão com as horas contadas. De forma estranha, cerca de 70 árvores foram cortadas no reduto do Deptº Aeroviário - DAESP - durante a Semana do Meio Ambiente.

  •    Enquanto os problemas ambientais eram examinados e debatidos em locais públicos com a presença de autoridades representativas do Governo Estadual, Federal e Municipal, um fato estranho chamou a atenção dos que chegavam ou deixavam o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente: o corte sumário de dezenas de árvores lá existentes há mais de 50 anos. Coincidentemente, no "Dia Mundial do Meio Ambiente"(05 de Junho) eram cortadas cerca de  70 árvores frondosas, saudáveis e úteis. O Portal iFronteira.com foi o primeiro a alertar as autoridades para a gravidade da situação; mas ao que parece o apelo encontrou eco. A única informação era de que o Deptº Aeroviário do Estado  - DAESP - pretendia ampliar suas instalações, a começar pela área de estacionamento. Por isso se dirigiu à Cetesb (Compania de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que por sua vez exigiu a contratação de um Laudo. O  documento teria apontado que as árvores necessitavam ser erradicadas para readequação do estacionamento de veículos, que passaria a ganhar mais de  200 novas vagas.


Na verdade, o movimento aeroviário de Presidente Prudente vem aumentando consideravelmente; e pela lógica está exigindo inúmeras mudanças visando acomodar e atender melhor os que chegam e os que saem nos voos diários para as mais diversas localidades. Até mesmo o Sistema de Informações deixa muito a desejar, não havendo ninguém com atribuição de prestar informações à imprensa, ao público e em particular aos usuários das empresas aéreas. O Estacionamento de veículos tornou-se insuficiente e passou a exigir ampliação. Mas o que ninguém esperava foi essa atitude tão drástica de erradicar sumariamente  todas as árvores existentes nas imediações do Terminal Aeroviário. É preciso uma explicação clara, especialmente dos Setores Ambientais para que o público entenda as razões dessa atitude.

Pelo que fomos informados, árvores plantadas em torno do Aeroporto nas décadas 50 e 60 deverão ser totalmente exterminadas. Até este final de semana foram 72 árvores. E como compensá-las? A alegação existente é de que foi constituído um pacote de obras, do qual fazem parte em 1º lugar a erradicação das árvores (24 de espécies nativas), construção de uma via de acesso aos Hangares, Seção contra Incêndios e de Transferência de Edificação Operacional. A proposta é de se plantar a título de compensação 675 mudas em local não definido, sendo descartada a área de proximidade com o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. É parte do Projeto de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).  

      - NOTÍCIA EM TEMPO REAL: Acompanhe através do Twitter:   http://twitter.com/altinocorreia    

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi: 44 anos de tradição em Piquerobi

 
    Apesar do tempo chuvoso que  prejudicou bastante a decoração de ruas, na cidade de Piquerobi tudo transcorreu normalmente. O Bispo da Diocese de Pres.Prudente, Dom Benedito Gonçalves presidiu o tradicional ato religioso, abrindo a Procissão diante da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, Padroeiro  da cidade.





  •                                                           A tradicional celebração do dia dedicado a Corpus Christi em Piquerobi - região de Presidente Prudente - é considerada a maior festa do calendário religioso do extremo-oeste paulista desde 1.968. Contando nos dias atuais com uma população aproximada de 3.600 habitantes, a cidade recebe nesse dia, visitantes de toda a região, inclusive de outros Estados. O número é calculado em três ou quatro vezes mais a população local, que de acordo com o Censo de 2010 contava com 1.786 mulheres e 1.755 homens. A história da 1a. festa de Corpus Christi está na Internet. É um relato de Camila Ferreira da Silva em 2005 e diz: "a idéia partiu de um grupo de jovens ao decidir enfeitar a principal rua da cidade em comemoração ao Dia de Corpus Christi a ser feita pela Igreja Católica com o apoio da Prefeitura". A idéia deu certo; foi aceita pelo prefeito da época (Orivaldo Rayzaro) e se mantém há 44 anos.


Desde a 1a.festa até os dias de hoje toda a comunidade se envolve no trabalho de preparação da rua principal, recebendo ornamentações constituídas por simbolos religiosos que transformam o aspecto da cidade de Piquerobi, tornando-se o maior ponto de atração regional nessa data de Corpus Christi. Para isso, tem o apoio da Igreja, da comunidade, da Prefeitura e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.  No início, a maior preocupação era obter ajuda dos membros comunitários, arrecadando o material indispensável à ornamentação: pó de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafas, areia, pétalas de flores, folhagens e outros produtos. Nos anos seguintes, foram acrescentados: pó de serra, isopor, grevilhas e bisnagas para tingimento.

Neste ano de 2012 inúmeras cidades - incluindo Presidente Prudente - tiveram que suspender a decoração de rua e até mesmo as Procissões previamente anunciadas. Tudo em decorrência das condições climáticas desfavoráveis, com chuva e frio. Piquerobi teve a sorte de promover sua celebração festiva que culminou com Missa solene concelebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo da Diocese), juntamente com o Padre Carlos Eduardo Biral, Ministros da Euaristia e representantes das Pastorais e de toda a comunidade. A Missa das 18h00 concentrou milhares de pessoas e foi seguida pela Procissão com a benção do Santíssimo. Depois, no encerramento das celebrações queima de fogos e Show Público com a Banda Santa Esmeralda.  (Veja detalhes nas fotos exclusivas de João Laércio Santos). 


quinta-feira, 7 de junho de 2012

A cidade e a região de Presidente Prudente sob intensa neblina !

Do alto do Parque do Povo, uma visão geral do fenômeno atmosférico no centro de Presidente Prudente. 

           Densa neblina cobriu a cidade e a região em vários períodos do dia 07 de Junho, reduzindo consideravelmente a visibilidade que foi calculada em alguns pontos em menos de 50 metros de distância. 

  •   Neblina, cerração, nevoeiro! São várias as expressões que definem o aspecto de um fenômeno atmosférico que se verifica poucas vezes ao ano. Em 2012 foi a primeira que se registrou na região de Presidente Prudente e que se caracteriza por um névoa densa e rasteira. Também é definida como sendo uma turvação atmosférica, menos intensa que a cerração, ou aquilo que embaça a visão. Já o nevoeiro - segundo mestre Aurélio - é uma névoa expressa, bruma. Ao passo que a neve é uma precipitação de cristais de gelo, formados diretamente pelo congelamento do vapor de água que está em suspensão no ar atmosférico.   

A transformação das condições climáticas que provocou essa densa névoa sobre a cidade e a região de Presidente Prudente acarretou problemas no tráfego aéreo, resultando no fechamento de pousos e decolagens no Aeroporto Estadual, desde as últimas horas do dia anterior. Excetuando o pouso de duas aeronaves da Trip e da Azul - Linhas Aéreas - os demais voos foram suspensos por tempo indetermnado. O restabelecimento das operações aéreas ficou na dependência da melhoria das condições do tempo.

Nas estradas, a Policia Rodoviária cumpriu a Operação "Corpus Christi", ao que parece sem maiores problemas, exceto no que diz respeito à visibilidade para os usuários das Rodovias que interligam o extremo-oeste paulista às demais regiões e aos Estados vizinhos do Paraná e Mato Grosso do Sul. Quanto ao fenômeno atmosférico representado pela neblina ou cerração, o Policial Rodoviário de plantão informou a diferença existente. Cerração - ocorre nas serras e nos morros - e neblina, quando vem acompanhada de orvalho, como é o nosso caso. Em se tratando de densa neblina, como o verificado nesse dia a tendência é de aumentar o orvalho e esfriar ainda mais. Esta foi a previsão da Polícia Rodoviária, na Base Operacional de Presidente Prudente.  

  

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eventuais candidatos às próximas eleições marcam presença no "Fórum Eleições 2012"


Na sede da 29ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (Casa do Advogado), realizou-se o 1º e mais importante encontro político-eleitoral do ano: o Fórum Eleições 2012.

O Advogado Anderson Pomini foi o palestrante convidado, abordando com conhecimento de causa os principais pontos da Lei Eleitoral para as eleições de 07 de Outubro deste ano.

  •  Por iniciativa do Jornal O Imparcial, em parceria com a OAB-SP e com o apoio da APJ e Rede Paulista de Jornais realizou-se em Presidente Prudente no dia 04 de Maio o "Fórum Eleições 2012" - Legislação, Campanha e Voto, tendo como palestrante principal o Advogado especialista em Direito Eleitoral, Anderson Pomini. O evento foi voltado à preparação dos candidatos às próximas eleições municipais, que praticamente superlotaram as dependências da OAB-SP - Regional de Presidente Prudente. O palestrante se dirigiu aos pretensos candidatos dizendo: "São muitos os detalhes que a Lei prevê para garantir o equilíbrio entre os candidatos. Os brindes e qualquer distribuição de benefícios aos eleitores estão proibidos. A Lei determina que o candidato se limite a divulgar suas propostas, biografia, história, número de urna, nome político e nada mais que isso" - acentuou.

O Advogado Anderson Pomini acrescentou que está proibida qualquer forma de propaganda em local público. O que pode - frisou - é a liberdade de expressão, desde que obedeça aos quesitos que garantam o equilíbrio do processo eleitoral; e a principal idéia é a de garantir condições de igualdade entre os candidatos. Resumindo: o que não pode é a distribuição de brindes. O que pode é a divulgação de sua campanha, respeitando os limites da Lei. A palestra que começou às 14h00 (e foi até às 18h00), reuniu mais de 150 participantes, incluindo pretensos candidatos às eleições de Outubro, jornalistas e assessores municipais.

Sobre a "Ficha Limpa": será aplicada em sua integralidade em 2012. Recorda-se que em 2010, houve aplicação pela Justiça Eleitoral; mas o STF acabou revertendo o entendimento, no sentido que a Lei não deveria ser aplicada por conta do princípio de anualidade (Art.16 da Constituição Federal). No ano de 2012, sem dúvida a campanha eleitoral será a mais judicializada da história brasileira. Isso por causa da plena eficácia da Lei da "Ficha Limpa" - afirma Pomini. Para os cidadãos que pretendam mandato popular: "Mesmo sem o trânsito em julgado de condenações, esses postulantes certamente serão impugnados".

O político honesto tem que ter consciência de que a vida foi feita para aqueles que pretendem servir; e não ser servidos - finaliza o Advogado especialista em Direito Eleitoral, Anderson Pomini. (Com informações de Aline Martins, do Jornal O Imparcial de Presidente Prudente).   

domingo, 3 de junho de 2012

Na Semana do Meio Ambiente, um alerta contra os destruidores da natureza !


Numa das esquinas da Rua Dr.Gurgel, duas árvores foram afetadas da noite para o dia. Essa forma de poda que poderia ser identificada como "mutilação" vem acontecendo regularmente nos finais de semana. 


No dia seguinte, galhos e folhagens foram removidos apressadamente. Por ordem de quem? A Secretaria Municipal do Meio Ambiente precisa se acautelar e impor medidas de rigor contra esse tipo de abuso.

  •     Em Presidente Prudente vem se constituindo em hábito normal: eliminar as árvores existentes em algumas esquinas, do centro e dos bairros. Isso acontece geralmente nos finais de semana, porque os "destruidores da natureza" sabem que nesse período não existe nenhuma fiscalização sobre o assunto. Já vimos inúmeros casos similares a esse, talvez pelo fato de estar havendo maior interesse de eventuais especuladores em transformar residências (construídas em esquinas), como novos estabelecimentos comerciais. E pela lógica, a primeira dificuldade nessa transação é sempre representada pela existência de arborização que dificultaria a visualização da futura Loja. A Rua Dr.Gurgel que começa diante da Av.Brasil - na Praça da Bandeira - já teve sua arborização na área comercial, praticamente devastada e o exemplo se estende a outros setores urbanos, o que é lamentável!

Desde o dia 1º de Junho quando se comemorou o  "Dia do Meio Ambiente", instituições educacionais de todos os graus se mobilizaram juntamente com os ambientalistas na celebração da "Semana Ambiental" com várias programações em pleno andamento até o dia 07 de Junho. Uma das questões que mais tem motivado os organizadores dessas comemorações, é representada pelo plantio de mudas de árvores frutíferas ou ornamentais. A arborização urbana também foi lembrada e principalmente as escolas estão empenhadas em promover o plantio em pequena ou média escala, sempre como o apoio e participação de professores e alunos. Antes mesmo, o assunto mereceu destaque especial durante a realização do V Fórum do Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema (17 e 18 de Maio) abordando: Natureza e Civilização: Problemas Fundamentais.

No dia 07 de Junho para marcar o encerramento da Semana do Meio Ambiente, o Prof. Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia e a Profª.Drª.Arlete A.C. Meneguette, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente - programaram o plantio de 1.000 mudas de árvores, com o apoio e participação de moradores de vários bairros adjacentes ao fundo de vale da Unesp. É um evento dos mais arrojados que teve o apoio da CESP, Câmara Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura de Presidente Prudente e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Trata-se do Projeto: "Vamos abraçar o fundo de vale com 1.000 árvores".



          

sábado, 2 de junho de 2012

Lixo Eletrônico recolhido no Parque do Povo em Presidente Prudente vai além de 300 toneladas !



Desde as primeiras horas da manhã, as carretas se posicionaram no Parque do Povo a fim de receber os equipamentos eletroeletrônicos destinados à reciclagem  do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente.

Por volta das 12h40 já haviam sido entregues mais de 70 toneladas de equipamentos; alguns em bom estado e com possibilidade de reaproveitamento. Até mesmo as crianças vieram trazer equipamentos em desuso e receberam cupons para sorteios de brindes, mudas de árvores para plantio e papa-pilhas.

  • Em pouco mais de três anos, a cidade de Presidente Prudente arrecadou mais de 300 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos não utilizáveis. Foi o montante arrecadado em cinco mutirões desde 2009 e que aumenta de ano para ano. O Secretário Municipal de Tecnologia, Rogério Marcus Alessi fez uma rápida avaliação antes mesmo de calcular o que foi arrecadado nesse último final de semana. E concluiu  que a arrecadação do 5º Mutirão do Lixo Eletrônico gira em torno de 80 toneladas em 8 horas de coleta. Anteriormente os mutirões arrecadaram mais de 200 toneladas. Só em 2009 foram duas coletas e as demais nos anos seguintes. A última arrecadação do dia 02 de Junho foi suficiente para lotar quatro Carretas, um Baú e um Truck. 

O evento de 2012 coincide com a "Semana do Meio Ambiente", razão pela qual foram distribuidas mudas de árvores frutíferas e ornamenais; além dos cupons para concorrer a dez bicicletas; um Notebook, um Tablet e um Videogame. Anteriormente - de forma muito sugestiva - foram enviados convites para o evento no Parque do Povo, com uma caracteristica diferenciada: juntamente com o impresso em papel reciclado, foram introduzidas sementes de Rúcula e Agrião. E como complementação do convite, uma recomendação: "Para sua próxima salada, plante-o em terra fértil e regue todos os dias". É hora de plantar essas sementes impregnadas no convite (papel semente) como homenagem ao Planeta.

No local em que se achavam estacionadas as carretas no Parque do Povo, registrou-se a presença aproximada de 5 mil pessoas de toda as idades. O trabalho de arrecadação envolveu  também inúmeros  voluntários. Grande parte foi representada por estudantes universitários. Muitos deles se comprometeram a levar equipamentos de colegas, constituidos por computadores danificados ou em desuso, pilhas usadas e outros componentes. Tudo com o objetivo de participar do Mutirão do Lixo Eletrônico e concorrer a valiosos brindes. Na seleção do material recebido, os equipamentos em bom estado e com possibilidade de reaproveitamento foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente. Os demais equipamentos terão destinação certa e já foram  enviados  para reciclagem na Capital do Estado.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governador atende reivindicação e garante o retorno do Friboi/JBS a Presidente Epitácio



Carlúcio Gomes, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação (Sinalim) de Pres.Prudente foi o 1º a solicitar ao Gov.Alckmin - através de audiência - a volta do Friboi (do Grupo JBS) em Pres.Epitácio.                                                                                 (Fotos cedidas)

                                                                                               O que parecia impossível com a demissão de 1.365 trabalhadores do Frigorifico Friboi em Presidente Epitácio/2011, acaba de ser solucionado com a volta garantida de 700 contratados, segundo Alckmin.

  • Em Presidente Epitácio, o clima reinante entre os trabalhadores que prestavam serviços ao Friboi/JBS é novamente de alegria, entusiasmo e muita expectativa. É que pelo menos a metade dos que foram demitidos nos últimos dias do ano passado, serão agora readmitidos com a deliberação de reabertura do Frigorifico. A informação foi dada pessoalmente pelo Governador Geraldo Alckmin, em sua visita, ontem (31 de Maio de 2012),  à "Cidade Ribeirinha". Carlúcio Gomes - Presidente do Sindicato da Alimentação - com sede em Presidente Prudente - foi o 1º a interceder em defesa dos trabalhadores. Na época,  preocupado com o desemprego gerado com milhares de demissões, ele pleiteou audiência junto ao Governador, através da ação eficiente dos deputados Mauro Bragato e Paulinho da Força Sindical. Obteve êxito e a determinação de que tudo seria resolvido de forma satisfatória, acaba de ocorrer. O retorno dos trabalhadores à industria já está acontecendo.

O próprio Govenador Geraldo Alckmin ressalta em seu Twitter e no Portal do Governo do Estado: "Não tivemos uma negociação longa com o setor; e como fruto disso, estabilizamos todos os Frigoríficos que geram 700 mil empregos no Estado de São Paulo. E uma dessas exigências era a reabertura aqui em Presidente Epitácio" - afirmou. Ainda naquela cidade - diz a notícia - o Governador participou da cerimônia em que o Presidente do Grupo JBS-Friboi, Wesley Batista, anunciou que o Frigorífico vai voltar a funcionar na cidade. A reabertura será na próxima semana, oito meses após o encerramento das atividades"- disse Alckmin. 

Carlúcio Gomes se envolveu ultimamente em dois assuntos polêmicos: a reabertura do Frigorifico em Presidente Epitácio, visando amenizar a questão do desemprego e o problema das "sacolinhas de plástico" nos Supermercados da região. Ao que parece, ele se sagrou vitorioso nas duas questões. Na sua atividade Sindical ele coleciona uma série de conquistas, desde seu ingresso no Sindicato da Alimentação como associado em 1.987. Daí, foi para a Suplência da Diretoria em todos os cargos até o ano 2.000, quando se candidatou à Presidência do Sindicato, sendo eleito e reeleito por mais duas vezes com exercício até os dias atuais. Faz parte do Conselho Fiscal da Federação e responde como Diretor Regional da Força Sindical.