A Audiência Pública foi uma iniciativa do Vereador Ênio Perrone. |
A ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações - foi aqui representada pelo Gerente Regional do Estado de São Paulo. |
Tudo se encaixou e o Ministério Público Estadual (que também se fez presente), entrou em operações.
Luiz Eduardo D.Correa, da VIVO |
Vicente Correia, Relações da TIM |
André L.Felício, Promotor de Justiça |
Parte da plateia, nas Galerias. |
Assistentes convidados no Plenário, deram ampla atenção à Audiência Pública.O PROCON também se fez representar no Encontro Regional. |
ser considerados da maior importância: a Telefonia, hoje convertida em aborrecimentos para quem quer se comunicar. Culpa de quem ? As Operadoras se defendem, mas a ANATEL diz que não vai silenciar. "Se o
Serviço foi vendido, eles precisam atender aos usuários. Não iremos nos silenciar"- diz o Gerente Regional.
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Sérios e graves problemas que afetam diretamente as comunicações telefônicas foram assuntos apresentados e debatidos em Audiência Pública na cidade de Presidente Prudente, contando com a presença do Gerente Regional da ANATEL - Everaldo Gomes Ferreira - juntamente com outras representações políticas e empresariais, bem como inúmeros membros da comunidade local e regional. Desta forma, o assunto mereceu destaque especial na noite de 17 de Setembro de 2014, na Câmara Municipal de Presidente Prudente. As Operadoras de Telefonia (VIVO, OI e TIM), o Ministério Público Estadual, através do Promotor de Justiça do Consumidor, André Luis Felício; o PROCON e representação da 29ª Subsecção da OAB-SP - sob a Coordenação dos Advogados Francisco Fernandes e Marcelo Cezário - também foram representados nesse Encontro. Só a CLARO não mandou qualquer representante. O autor do requerimento, Ênio Perrone é de opinião que a abertura da discussão em torno da telefonia móvel servirá para melhorar o sinal de celular na região de Presidente Prudente.
Instalada a Audiência Pública, foram inscritos alguns membros da comunidade (entre os quais fomos incluídos), a fim de expor a situação predominante e os entraves criados, muitas vezes solucionados por meio da intervenção do PROCON, que segundo seu Coordenador registrou aproximadamente 1.500 reclamações neste ano. O equivalente a um acréscimo de 20% em relação ao ano de 2013, a começar com cobranças indevidas ou abusivas de algumas Operadores de Telefonia Móvel. Mas também existe o problema da Telefonia Fixa (VIVO), que vem cobrando indevidamente taxas abusivas ref. ligações de Longa Distância Nacional em percurso inferior a 50 km. Como é o caso de Presidente Prudente e cidades do mesmo prefixo (18), em suas proximidades. Mas também há casos - inúmeros - reclamados por usuários que não conseguem falar de maneira alguma, porque o sinal chega com deficiência, exigindo muitas vezes que a comunicação seja feita de pontos elevados, incluindo os telhados de algumas casas.
Além da presença do representante da ANATEL, participaram vários membros do Executivo e Legislativo local e representações das cidades de Presidente Venceslau (incluindo o Prefeito), Pirapozinho, Álvares Machado e Martinópolis. Até mesmo os Distritos: Montalvão, Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis também enviaram suas representações, para expor a situação aflitiva em que vivem seus moradores, diante das dificuldades em se comunicar pela Telefonia Celular. O Cidadão Alexandre de Souza Silva, fez um relato dramático da situação em que vive a comunidade rural de Presidente Prudente, devido à deficiência do sistema de telefonia móvel. Enquanto isso, o Engº José Roberto Vieira Lins, traçou o perfil do Plano Diretor e representando a Secretaria Municipal do Planejamento falou sobre o uso do solo e os problemas encontrados para a instalação das torres de Telefonia.no município.
O Gerente Regional da ANATEL mandou um recado para as Operadoras de Telefonia Celular: "Ninguém reclama sem razão. O serviço (caro) não é prestado conforme a qualidade que deveria ser. A partir de agora vamos fiscalizar essas áreas onde reclamaram; passar o Relatório para o Ministério Público e Câmara Municipal e exigir que as empresas (Operadoras), melhorem esses sinais. Não iremos nos silenciar diante do que foi colocado". Durante a Audiência, o Promotor André Luis Felício solicitou uma cópia da gravação, que vai juntar aos Autos para compor um Termo de Ajustamento de Conduta/TAC e exigir o cumprimento das promessas por parte das Operadoras de Telefonia.
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