Ameaçada de demolição, foi salva ! |
Uma chaminé que surgiu em 1948. |
Era o símbolo da poderosa indústria. |
Dr.Edmilson Gigante-Oftalmologista |
Engº José Clovis Addas - Ex - CICA |
Dr.André Luis Felício - MPE |
A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA CHEGOU ATÉ ESTE LOCAL PRIVILEGIADO PELA NATUREZA. MAS UMA AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, GARANTIU A PRESERVAÇÃO DA CHAMINÉ COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO.
No cruzamento da via férrea - ao lado da Vila Maristela e Toledo/Centro Universitário - está surgindo um grande Condomínio Residencial formado por dois Conjuntos financiados pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. São centenas de Apartamentos em fase de construção, com entrega prevista para o final deste ano. A Chaminé e dois antigos galpões da SANBRA foram poupados, e agora serão preservados. -----------------------------------
A região de Presidente Prudente viveu os ciclos econômicos mais importantes da história brasileira. Começou com a cultura cafeeira, mas com a derrocada na década de 30, optou por outras culturas, desde o Hortelã, a mamona, o milho, o algodão e o amendoim. Posteriormente, a cultura do Tomate, a Agropecuária e a cana-de-açúcar. Como resultado dessa alta produção, mobilizou-se o setor industrial para aproveitamento da matéria prima abundante aqui existente. Daí a implantação de inúmeras industrias. Dentre elas, a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S/A; Anderson Clayton; Indústrias Reunidas F.Matarazzo; Lotus; Cia.Saad do Brasil e outras, incluindo a CICA, os Frigoríficos, Curtumes e Destilarias de Açúcar e Álcool. À margem da antiga Estação da EFS - ao lado direito da Vila Maristela - foi implantado o Complexo Industrial da SANBRA, que na época, chegou a gerar mais de 300 empregos. O destaque mais imponente da Indústria era a grande Chaminé, que existe até os dias atuais e representa um autêntico símbolo da era industrial - entre 1948 até os últimos anos da década 60 - nesta região do Estado.
Com a indústria desativada, a área de ocupação passou a ser disputada por grupos interessados na especulação imobiliária. Daí surgiram e foram devidamente aprovados, dois projetos de construção de Apartamentos Residenciais financiados pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. As obras estão em ritmo acelerado, prevendo a entrega das primeiras unidades no final deste ano. A Chaminé, sob risco de demolição está a salvo, graças a uma Ação Pública, assinada pelos Promotores: André Luis Felício, Pedro Romão Neto, Gabriel L.de Paula Pires e Silvio Martins Barbatto, integrantes do Ministério Público Estadual, em nome da cidade e sua população. Muitas pessoas se manifestaram a respeito; entre as quais, o Oftalmologista Edmilson Gigante, que declarou: "A preservação histórica e cultural desses símbolos da Indústria, representados pela chaminé e dois galpões da extinta Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro é fator positivo, dos mais importantes, especialmente para o Centenário da cidade em 2017".
Na 2ª etapa da Industrialização na região de Presidente Prudente (a partir da década 60), tivemos aqui o Complexo Empresarial Alberto Bonfiglioli, da CICA. Um de seus Administradores foi o Engº José Clovis Addas, até hoje radicado na Vila Maristela em Presidente Prudente. Foi a personalidade que escolhemos para falar sobre a Ação Civil Pública/Patrimônio Cultural e.Antecipação da tutela - relativa à Chaminé e 2 galpões - de valor histórico e cultural. E ele disse:"É importante que as autoridades estejam trabalhando incessantemente para que haja preservação, independente do valor econômico. Quer queira ou não, nestas condições como sendo valor histórico, não há preço que pague. A chaminé e a casa de máquinas da SANBRA foram símbolos de um grande Complexo Industrial em Presidente Pudente e por consequência, devem ser preservados a qualquer custo".
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Parabéns pela preservação
ResponderExcluirOlá, meu nome é Bruna Eto, sou estudante de arquitetura e estou participando de um projeto que procura divulgar o valor histórico de Presidente Prudente.
ResponderExcluirVenho pedir permissão para utilizar/compartilhar fotos ou informações de sua autoria. Iremos divulgar em um site que está em processo de desenvolvimento e gostaríamos muito de sua participação.
Agradeço pela atenção.
Obriga.
e-mail : bye_bruna@hotmail.com
Olá Altino, parabéns pelo texto e pelo levantamento histórico de nossa cidade. Estou escrevendo mais especificamente porque minha tia, tem sua história de vida diretamente ligada a esse desenvolvimento industrial da cidade. Aparentemente o pai dela faleceu em um acidente no começo dos anos 70 nas indústrias Sanbra. Acredito que por falta de condições sua mãe biológica a entregou para a adoção e agora depois de muitos anos ela resolveu procurar sua família biológica. Você, por acaso, saberia mais detalhes desse acidente/explosão?
ResponderExcluirMuito obrigado Sr. Altino, meu marido é o Bruno Saia que trabalhou no jornal O Imparcial. Ele manda um abraço.
ResponderExcluirEspararei por alguma outra informação para possivelmente encontrarmos a família biológica da minha tia
Até logo
Prezada Gabriela: A fim de buscar subsídios a respeito desse triste episódio, consultei uma pessoa digna de relatar fatos históricos ocorridos em Presidente Prudente: Professor Benjamin Resende. Realmente, ele se lembra de um explosão de caldeira que tria ocorrido no começo dos anos 70 nas dependências da Indústria SANBRA. Mas desconhece os efeitos e consequência desse triste acontecimento. Vamos apurar se há alguma vinculação com o seu caso pessoal e retornaremos ao assunto,logo que surgir alguma informação de fonte segura. Vc está de acordo, Gabriela?
ResponderExcluirAtenciosamente, Altino Correia.
que legal, eu gostaria de saber mais sobre a historia de ssa industria também
ResponderExcluir