Esta homenagem que a Sociedade de Medicina prestou ao Dr. Costa Neto se constituiu num dos mais importantes registros deste novo século. |
Doenças Respiratórias: especialidade. |
Dr.Menegucci: 57 anos de dedicação. |
O Blog "Memórias de um Repórter do Interior" documentou com exclusividade esta homenagem que a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente proporcionou aos seus associados em Setº de 2007.
--------------------------------
Cada personalidade tem sua história. Em qualquer atividade humana há os que sobressaem sob todos os aspectos: especialmente no trato com seus semelhantes. Por isso, o Médico é sempre a figura que inspira confiança e credibilidade, mesmo nos momentos mais difíceis. Porém, poucos conseguem clinicar por mais de 50 anos; e quando isso acontece merece destaque da mídia. É o caso do Dr.Wilson Menegucci, que vem atuando com amor, dedicação, eficiência e muito senso humanitário. Por isso, ele é o foco de memórias, pois nasceu em 1933 na cidade de Pedregulho/SP. Ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 20 anos de idade. Formou-se em 1958 e realizou dois anos de Residência no Departamento de Cirurgia como Assistente do Prof.Dr.Câmara Lopes, que era o Chefe de Cirurgia Toráxica do Hospital das Clínicas da Faculdade. Hoje, o Dr. Menegucci reconhece que sua formação - não só profissional - mas também moral e ética foi devida ao convívio estabelecido com seu Professor (Dr.Câmara), que foi o grande cirurgião de Tórax no Brasil e no qual se inspirou para desenvolver suas atividades profissionais durante a vida inteira.
O Dr.Wilson Menegucci nos conta que 12 anos depois da saída da Faculdade pelo Dr.Câmara, o acompanhou e foi trabalhar com ele no Hospital São Francisco - Maternidade Santa Lídia - Hospital de Crianças e também na Santa Casa de Ribeirão Preto. Com a participação de dois colegas foi montada uma Clínica de Doenças Respiratórias (São Marcos), de 1963 a 1971. Já era casado - com a primeira esposa - tendo 4 filhos; e acabou decidindo pela mudança para outra cidade do interior paulista. Sua deliberação em mudar de domicilio foi atribuída a um colega de profissão: Dr. Gilberto Ribeiro Arantes, sobrinho do Dr.Josué Toledo de Godoy que mantinha uma Clínica à Rua Dr.José Foz. Na verdade, ao se desfazer de sua Clínica em Ribeirão Preto - disse o Dr. Menegucci - a idéia era seguir para Rondônia. Mas foi convencido a mudar seus planos, fixando-se em Presidente Prudente onde não existia nenhuma Clinica especializada em doenças respiratórias. Essa decisão foi tomada por incrível que pareça, durante o Carnaval de 1972.
O novo Clínico proveniente de Ribeirão Preto, logo na chegada teve excelente receptividade em Presidente Prudente e se integrou perfeitamente com os colegas da época. Foi convidado a fazer parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia, onde desenvolve seus trabalhos até os dias atuais. No final da década 90, alguns médicos recém-chegados com especialidade em doenças respiratórias constituíram o Grupo CTA (Centro de Tórax e Alergia), com a participação do Dr.Menegucci, juntamente com os médicos: Dr.Paulo Roberto Mázzaro, Dr.João Claudio da Paixão e Dr.Enio Rodrigues Maia Filho. Mais recentemente, Dr.Roberto Hiroshi Hasimoto. Atendimento à Rua Donato Armelin, 482 - Vila Liberdade. Com o falecimento da 1ª esposa em 1974 e o 2º casamento em 1978 (D.Aparecida), Dr.Menegucci tem quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Meu nome é Nestor e fui operado pelo Dr. Josué Toledo em 1962 (mais ou menos). Minha doença era ozena e a prótese no meu rosto que me curou e nunca mais tive problema sou eternamente grato ao Dr. Josué que Deus o abençoe.
ResponderExcluirInfelizmente, Dr Menegucci nos deixou na data de hoje. Que o outro plano o receba em luz, Por tudo que significou como ser humano e profissional médico.
ResponderExcluir