Esses trilhos ainda poderão ser utilizados para desenvolver o transporte ferroviário, partindo de Presidente Prudente. |
As locomotivas alimentadas à lenha ou carvão, foram substituídas pelo diesel ou eletricidade e representaram um grande avanço em sua época. ----------------------------------------------- |
Segundo a Pres.Dilma Rousseff ao recepcionar o 1º Ministro Li Keqiang (da China), trata-se da Ferrovia Transcontinental que vai cruzar o nosso país de forma estratégica, no sentido Leste-Oeste. |
Venceslau teve sua origem na EFS. |
Estação da EFS em Pres.Venceslau |
Trilhos esquecidos há muito tempo. |
Vagão abandonado em Prudente. |
O ambicioso plano de implantação de uma Ferrovia Transcontinental ligando o Atlântico ao Pacífico em pleno território brasileiro, foi inegavelmente a notícia de maior impacto no decorrer dos últimos meses perante a comunidade brasileira. Em especial para aqueles que ainda sonham com a volta da ferrovia como meio de transporte de cargas, passageiros e no desenvolvimento das atividades turísticas; como é o caso da região de Presidente Prudente. Com vistas à nova ferrovia projetada com o apoio da China, já existem estudos técnicos iniciados em solo brasileiro, ligando o Porto de Açu no Rio de Janeiro a Porto Velho, na bacia amazônica. A ligação da capital de Rondônia ao Pacífico - segundo a Folha de São Paulo - daria a produtores brasileiros, uma alternativa sobre o Atlântico e o Canal do Panamá, a fim de enviar matérias primas para a China e vice-versa.
O plano chinês que visa a construção de uma ferrovia com traçado de 1000 km chega num momento em que a Opinião Pública pergunta: Como vai ficar definido o Projeto da Ferrovia Norte Sul, do maior interesse para a região de Presidente Prudente no extremo oeste paulista e outros Estados? E a resposta - ao que parece - é das mais auspiciosas. Estaria interligada à Ferrovia Transcontinental, cujo traçado estamos mostrando em detalhes no mapeamento acima (BBC). Segundo se informa, a decisão governamental foi dada após reunião da VALEC pelo Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). "A ferrovia que já tem parte construída, sai do Pará e passa pelo Maranhão, Tocantins, Goias, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para materializar a obra na parte sul, o Governo terá de realizar o projeto executivo, que levará cerca de 1 ano e meio para ser concluído.
No Mérito Regional, ninguém sabe quando a ferrovia estará reativando suas atividades, pois o prazo inicial para o retorno de operações está terminando e não existe nenhuma definição por parte da concessionária, a América Latina Logística - ALL - mesmo porque o leito carroçável da antiga EFS está totalmente por refazer, o que exigiria tempo, alta soma de recursos e razões que justifiquem a execução dos trabalhos. O MPF requisitou a reativação num prazo de 90 dias, de acordo com as metas da Agência Nacional de Transportes Terrestres/ANTT. O não cumprimento dessa determinação acarretaria multa diária de R$30 mil a partir de 2012. O autor da execução seria o Procurador Geral da República, Luís Roberto Gomes. Empresários que são os maiores interessados na reativação do transporte ferroviário, tiveram uma Audiência Pública no CIESP - Regional de Presidente Prudente - na tentativa de um acordo com a concessionária. Mas até o presente momento, não houve qualquer manifestação a respeito do assunto.
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