sábado, 27 de junho de 2015

Presidente Prudente inaugura o "Fórum Trabalhista" com sede própria de 3.750,27 m2 !


        




  


ESTE É O NOVO FÓRUM TRABALHISTA DE PRES.PRUDENTE !
   A ÁREA DESTINADA A ESTA NOVA E MODERNA EDIFICAÇÃO, CONTA COM 1.534,12 m2.



A CONQUISTA DESSE EMPREENDIMENTO SE DEVE AO JUIZ JOSÉ ROBERTO DANTAS
OLIVA. AO TODO, SÃO 3.750,27 m2 DE ÁREA CONSTRUÍDA.      -         ( FOTOS CEDIDAS )
Nos primeiros sete anos, a
Junta de Conciliação e Julgtº
do TRT - Tribunal Regional
do Trabalho - funcionou no
Edifício"NIL", situado à Av.
Washington Luís, no centro
de Presidente Prudente.
(Foto do Arquivo Pessoal)
A nova sede situa-se no Parque do Povo.

Na Av.14 de Setembro, o
TRT/15ª Região conta com
uma das mais modernas
sedes, onde funcionam
duas Juntas. Uma terceira
Junta virá proximamente.
--------------------------------

O desatamento da fita pelo Pres.do TRT, Lorival Ferreira dos Santos, com a
participação do Prefeito Milton Carlos de Mello e o Juiz José Roberto Oliva.
"Se não fosse a persistência do Dantas, nada disso aconteceria"- disseTupã.
     É A CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO - DECLAROU O JUIZ JOSÉ ROBERTO OLIVA, DO TRT.
Aqui, uma visão geral  da nova e importante edificação entregue solenemente à comunidade de Presidente Prudente e dezesseis municípios jurisdicionados do Fórum Trabalhista.


O ato oficial realizado na manhã de 26 de Junho, reuniu as mais importantes personalidades ligadas aos meios jurídicos, sociais e profissionais da cidade e região de Presidente Prudente. 
                                                           -----------------------------

Com a presença do Desembargador Lorival Ferreira dos Santos - Presidente do Tribunal Regional do Trabalho - TRT / 15ª Região e outras destacadas autoridades, foi inaugurado na última 6ª feira (26/Junho), o novo Fórum Trabalhista de Presidente Prudente. O moderno Edifício está localizado no Parque do Povo, dispõe de 4 Pavimentos com 2 Elevadores, Estacionamento para 20 veículos no sub-solo; e nas laterais, vagas prioritárias. Em todos os pavimentos, sanitários masculinos e femininos para pessoas com deficiência e recursos de acessibilidade para idosos e deficientes. No térreo localizam-se o Auditório para 69 pessoas, sala de convívio dos Juízes, amplas salas da OAB e da Associação dos Magistrados, além de 2 Postos de atendimento bancário do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, bem como 2 Terminais de autoatendimento. Com espaços amplos e iluminação natural priorizada, o novo Fórum irá proporcionar melhores condições de trabalho aos Juízes e Servidores, facilitando ao mesmo tempo, o atendimento de Advogados, membros do Ministério Público do trabalho e da população em geral. A construção contempla um espaço físico para a instalação de uma 3ª Vara do Trabalho. Os investimentos do Tribunal foram da ordem de R$8.580.963,70, além de R$260.000,00 a título de administração da obra. 

A 1ª Junta de Conciliação e Julgamento que precedeu ao atual Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, foi implantada no dia 24 de Março de 1979. Podemos destacar três figuras exponenciais ligadas a essa questão: Vitalino Crellis, que exerceu por quatro anos a função de Vogal e três anos como Juiz Classista. É ele quem nos conta que ao se transferir a atribuição de julgar as questões jurídicas do Fórum para a JCJ, foram cadastrados 1.500 processos. Tendo um só Juiz - no caso a Drª.Maria Antônia - e posteriormente o ex-vereador João Pedro Gomes, com o qual tivemos a oportunidade de conviver. Bem como o Dr.Pedro Benjamim Vieira (e seu irmão Rafael Vieira), com atuação  brilhante no Fórum da Comarca de Presidente Epitácio. Posteriormente, ele fez uma carreira surpreendente - como Desembargador - atuando como Juiz instalador e Presidente do Tribunal Regional do Trabalho/TRT-Região de Campinas-SP. Com uma ressalva: Até hoje, foi o único Magistrado que presidiu duas Cortes Regionais, de 1984 a 1986 e de 1988 a 2001 quando se aposentou.

Ao ser inaugurado o Fórum Trabalhista de Presidente Prudente, o Presidente do TRT da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos fez uma saudação especial ao Juiz José Roberto Dantas Oliva pelo seu empenho e dedicação."O Juiz deve ser líder em sua comunidade e estabelecer relações com os diversos setores da sociedade, como fez Oliva. Tem que sair do gabinete e ir ao campo". Aliás, para nós que conhecemos e convivemos com o jovem e brilhante Juiz José Roberto Dantas Oliva (grande e competente jornalista e amigo dos velhos tempos), sabemos de sua capacidade e dedicação à nobre causa que abraçou. Em resposta disse Oliva: "Para uma justiça social não poderia haver lugar melhor que o Parque que é do povo". O titular da 1ª Vara do Trabalho e Diretor do Fórum Trabalhista, acrescentou:"O dia de hoje é histórico e a inauguração deste prédio tem simbologia especial: equipara-se ao sonho brasileiro de adquirir a casa própria. E não é uma casa qualquer. Trata-se de um Edifício que está a altura da dignidade do Judiciário Trabalhista e da importância de uma sede de circunscrição.Uma obra que engrandece Presidente Prudente e outros 16 municípios jurisdicionados" - concluiu.    

No ato de inauguração estiveram presentes cerca de 400 pessoas, incluindo os Deputados Estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato, o Desembargador Spencer de Almeida Ferreira que representou o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e autoridades locais e de outras regiões do Estado. (O Projeto do Fórum Trabalhista no Parque do Povo é de autoria do Arquiteto, Maurício Fernandes).

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

domingo, 21 de junho de 2015

Trânsito de Prudente se aprimora e o número de veículos se nivela com a população !


Década de 50 nas ruas de Prudente. 
-------------------------------------------------
As imagens de hoje são outras.
Osvaldo de Oliveira Bosquet  no comando da SEMAV está trazendo
inovações  que visam a implantação de um serviço de maior eficiência.
 
 VEJA O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE NAS RUAS E AVENIDAS DE PRESIDENTE PRUDENTE.

Este é um dos pontos mais críticos da cidade. O tráfego é intenso todos
os dias e os motoristas em sua maioria não respeitam a sinalização. Por
isso, já existe planejamento para mudar a situação. O mais grave (que está
faltando), depende exclusivamente de quem dirige: Educação de Trânsito !
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Com toda a cidade sinalizada, inclusive com áreas demarcadas e
novos equipamentos para evitar
abusos e excesso de velocidade,
tudo tende a melhorar.
                                           LOMBO FAIXAS:  ATÉ AGORA SÃO VINTE, IMPLANTADAS EM VÁRIOS PONTOS.
Para maior segurança, a SEMAV
mobiliza uma Equipe especializada.
A Zona Azul é terceirizada e auxilia no
 trabalho na área de Estacionamentos.

As principais Avenidas de Presidente Prudente já dispõem das Lombo Faixas, que contribuem para um melhor desempenho do tráfego de veículos
 e segurança dos Pedestres, especialmente crianças, deficientes e idosos.
Esta é um das Lombo Faixas implantada pela SEMAV defronte à APEA,
nos últimos dias na Avenida Cel. José Soares Marcondes.  
EM TODA A CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, A VELOCIDADE MÁXIMA 
PERMITIDA É DE 50 KM/H.   TOLERÂNCIA MÁXIMA É DE 57 KM/H.

Dentro de 2 meses - no máximo - uma rede de Radares será implantada para
controlar o tráfego de veículos nas principais Avenidas e também no Pq.
do Povo. A Fiscalização Eletrônica contará com 10 Radares fixos, 8 nos
Cruzamentos de Semáforos e 3 Radares móveis (Estatísticos).
PELAS RUAS DE PRUDENTE CIRCULAM MAIS DE 200 MIL VEÍCULOS.
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Esta é uma das mais recentes Lombo
Faixas implantadas junto à FCT/Unesp
em Presidente Prudente. 
                         


 
Pedestre
tem total prioridade para transitar.
  Por incrível que pareça: O nº de acidentes nos últimos 5 meses do ano em Pres.Prudente teve
 uma redução considerável, mesmo antes da implantação da Fiscalização Eletrônica: de 466 p/412.

Quem tiver pressa, levante mais cedo e mude sua concepção de vida. O excesso de velocidade na área urbana foi responsável por inúmeros acidentes envolvendo em sua maioria gente jovem  - especialmente estudantes - e o controle da velocidade dos veículos (automóveis, motocicletas e outros) é essencial para evitar danos físicos, materiais e perdas de preciosas vidas humanas. 
--------------------------------------
O traçado urbanístico de Presidente Prudente - prestes a comemorar seu 1º Centenário - não previa um crescimento tão grande como vem ocorrendo nesta cidade, que se tornou a maior de todo o extremo paulista. As poucas ruas projetadas estabeleciam 4 Avenidas de mãos duplas e as demais, ruas estreitas que permitiam mão única para a movimentação dos veículos. Com isso, a situação começou a se complicar à medida que surgiam na indústria automobilística novos veículos automotores, que hoje estão se nivelando em números com a população do município. São 181.572 (cadastrados pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários/SEMAV) e mais: cerca de 38.000 veículos que estão em circulação por Presidente Prudente. Porém, emplacados em outros municípios onde os proprietários têm relação de negócios ou propriedades rurais. Pelos números de veículos cadastrados (219.572) se pode admitir um nivelamento com o número de habitantes (220 mil atualmente), o que equivaleria a 1 veículo per capta; ou seja: um veículo para cada habitante, o que representa um fato da mais alta importância.    

Na SEMAV, tivemos a oportunidade de conhecer mais detalhes dos serviços prestados atualmente, através de informações de seu porta-voz, Osvaldo de Oliveira Bosquet que é o Secretário Municipal de Assuntos Viários. Uma das medidas de maior impacto diz respeito à sinalização das Avenidas principais e vias de acesso, onde a velocidade está limitada a 50 km/h. São dezenas de placas espalhadas por toda a cidade, indicando que em breve começará a Fiscalização Eletrônica. São dezenas de Radares que entrarão em operações para punir os infratores. Dez deles serão fixos; 8 radares instalados nos cruzamentos de Semáforos e outros 3 como Segurança, sendo 2 Estatísticos para conscientização e Educação de Trânsito. Quem entra na cidade precisa estar atento e não ultrapassar os limites permitidos, isto é, 50 km/h e tolerância máxima de 57km/h. É importante observar que diante das Escolas e Faculdades existem inúmeras faixas de Pedestres - incluindo Lombo Faixas - que devem ser respeitadas obrigatoriamente por motoristas e pedestres. Para isso, existem também normas que podem ser aplicadas contra os infratores.

Recentemente, foi divulgado que "a imagem de Nova York de trânsito caótico e pedestres atravessando perigosamente no meio dos carros, não é mais o cartão postal da mais agitada metrópole do mundo. Um rigoroso controle da velocidade dos veículos, reforçado por campanhas que valorizam a vida e a saúde das pessoas, vem derrubando abruptamente o número de acidentes nas ruas. O mais surpreendente é que a redução de velocidade, em lugar de criar engarrafamentos, reduziu o tempo de viagem em 15%; derrubou em 63% o número de motoristas e passageiros feridos, e em 35% a porcentagem de pedestres vitimados". (Notícia publicada p/Valor Econômico). Presidente Prudente poderá se classificar nessa mesma situação, pois os últimos números de acidentes com vítimas - verificados entre Janeiro a Maio - indicam: 466 em 2014 e 412 em 2015 no mesmo período.

Até o dia 11 de Junho de 2015, o município de Presidente Prudente contava com 105.095 Automóveis (cadastrados); 12.718 Caminhonetes; 7.168 Camionetas; 690 Ciclomotores; 34.243 Motocicletas; 5.275 Caminhões; 966 Caminhões Tratores; 1093 Ônibus; 537 Micro-Ônibus; 3.678 Reboques; 1.912 Semi-reboques; 43 Tratores de Rodas; 1.102 Utilitários; 78 Triciclos; 43 Tratores de Esteiras e outros ítens. No total: 181.572 veículos cadastrados.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:www.twitter.com/altinocorreia


domingo, 14 de junho de 2015

Lixo Eletrônico: Mutirão de recolhimento em Pres.Prudente é modelo para o Estado !

O Mutirão do Lixo Eletrônico aconteceu Sábado - dia 13 de Junho - em sua 8ª versão em Pres.Prudente.
Desde 2009, Presidente Prudente promove o Mutirão do Lixo Eletrônico.
O PARQUE DO POVO RECEBEU MAIS UMA VEZ, MILHARES DE
PESSOAS QUE VIERAM ESPECIALMENTE PARA O DESCARTE
DE EQUIPAMENTOS DE SOM, ÁUDIO E VÍDEO.

A cada momento, mais veículos
transportando equipamentos  e
acessórios eletrônicos.
( FOTOS EXCLUSIVAS )
----------------------------------
         




   - --   
                                                                                                            

                 UMA EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS MARCOU PRESENÇA NO LOCAL.
Ao nosso lado, o Deputado Ed Thomas, o Diretor da FIPP (Faculdade de
Informática de Pres.Prudente), Moacir Del Trejo e o Jornalista Homero
 Ferreira, do Setor de Comunicações da UNOESTE..
O Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - logo na chegada ao local
utilizado para receber o material eletrônico para descaracterização,
teve excelente acolhida das crianças que também desenvolveram
algumas atividades voltadas ao trabalho de proteção ambiental.
---------------------------------------------------
Prestigiando a realização do evento,
os Secretários Rogério M.Alessi e
Osvaldo Bosquet, do município. 
Material recebido no Mutirão.
Tudo terá destinação certa.
O Mutirão teve apoio geral. 


MUTIRÃO DE PRES.PRUDENTE É MODELO PARA O ESTADO !

O Mutirão do Lixo Eletrônico deste ano surpreendeu em todos os aspectos.
Televisores, Computadores e outros equipamentos de áudio e vídeo vieram
de toda parte. Pelas previsões: 80 T.para descarte e descaracterização

Todo esse material será reciclado na
Grande São Paulo (Mauá).
EM 2016, O EVENTO VAI SE DESDOBRAR DESDE O PARQUE DO POVO ATÉ A PERIFERIA

        A tendência do evento é crescer muito mais - disse o Prefeito Milton Carlos de Mello - que adiantou: É a somatória de esforços da Prefeitura em defesa do meio ambiente.Em 2016, o Mutirão do Lixo Eletrônico terá 3 postos de captação, a fim de facilitar o acesso da comunidade, o que prova que o Projeto deu certo! Ao lado, o Vice-Prefeito Marcos Vinha e o Secretário Rogério Marcus Alessi. 
                                                     --------------------------------------
Presidente Prudente mais uma vez se mobilizou para a realização do Mutirão do Lixo Eletrônico, lançado em 2009 e agora em sua 8ª versão desenvolvida pela Prefeitura Municipal com o apoio e parceria com a Faculdade de Informática da UNOESTE e outras Instituições. O Parque do Povo, escolhido para sediar o evento recebeu cerca de 4 mil pessoas; todas elas trazendo equipamentos, peças e acessórios descartáveis com destinação ao Lixo Eletrônico. Para recebimento desses suprimentos houve cooperação de voluntários, em número aproximado de 400. O Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - veio pessoalmente, tendo em companhia o Vice-Prefeito Marcos Vinha, para acompanhar os trabalhos, cumprimentando a todos que se empenharam em mais essa missão de defesa do meio ambiente. Suas palavras foram de reconhecimento e agradecimento a todos que colaboraram com o Mutirão, frisando que "os movimentos semelhantes que se verificam em outras cidades são em decorrência do sucesso alcançado em Presidente Prudente. Esse processo de Mutirão - que deu certo - faz parte do calendário oficial de nosso município; movimenta a cidade toda e a tendência é crescer muito mais" - concluiu o Prefeito. 

Com um esquema preparado e apoio da Semave e Policia Militar, o trânsito no local foi devidamente sinalizado num trajeto aproximado de 500 metros. Cada veículo que chegava ao Parque do Povo tinha a orientação necessária para descarregar os equipamentos descartáveis; desde antigos computadores, equipamentos de rádio, gravadores, vídeo-cassete, televisores e acessórios em geral. O Diretor da Faculdade de Informática (FIPP), Moacir Del Trejo assegurou que a questão do meio ambiente é assunto que preocupa. Daí, a parceria com a Prefeitura através do Mutirão, que consiste no transporte, destinação e descaracterização do material recebido, considerado o maior problema.  Ao invés de diminuir, o volume aumenta de ano para ano devido principalmente à evolução tecnológica" - frisou. Após o Mutirão, quem tiver recicláveis para recolhimento ou descarte pode recorrer à Toledo-Centro Universitário - única reconhecida pelo Governo do Estado - que recebe esses materiais todos os dias, durante 24 horas.

Rogério Marcus Alessi, Secretário Municipal de Tecnologia afirma com toda segurança que "o primeiro e maior Mutirão do Lixo Eletrônico do Brasil está sendo realizado em Presidente Prudente, com apoio de sua comunidade e cidades vizinhas.Tudo que chega ao Mutirão é destinado a uma empresa especializada (VERTAS MAVA - ISO 14000U), com certificação internacional junto ao meio ambiente. Tudo vai para a descaracterização: vidros, plásticos, metais, alumínio, latão, etc. Depois do processo de trituramento (ou reaproveitamento), voltam como matéria prima, poupando nossos recursos naturais" - frisou. O que levanta dúvidas é o fato de não haver retorno de qualquer benefício para compensar o sacrifício e o empenho de uma comunidade como Presidente Prudente, que entrega agora 80 toneladas de produtos recicláveis e dispõe apenas o oferecimento do transporte, entre esta cidade e a empresa destinatária em Mauá/S.Paulo.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia 
     

sábado, 6 de junho de 2015

Operação de Salvamento envolve Bombeiros e Brigada de Incêndio da Unesp em Pres.Prudente !

Manhã de 2 de Junho na FCT/Unesp
Bombeiros na cobertura geral.
Brigada de incêndio de prontidão.
               A 1ª.SEMANA DE JUNHO NO CAMPUS DA UNESP FOI DE INTENSA MOVIMENTAÇÃO.
O Diretor também está atento...  

Aqui começa a Operação Simulada, como se fosse um fato em tempo real.
UMA AÇÃO PREVENTIVA P/GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS.
Brigada de Incêndio e CB, juntos. 
A 1ª vítima é prontamente socorrida.
A plateia acompanha a Operação.
                                                                                                          A BRIGADA DE INCÊNDIO DA FCT/UNESP CONTA COM 80 INTEGRANTES.

Funcionários e Servidores da FCT/Unesp que integram a Brigada de Incêndio, realizam a Operação com sucesso.
 APÓS A EVACUAÇÃO DO ANFITEATRO INCENDIADO, A ÚNICA VÍTIMA RESGATADA, ESTÁ A SALVO.

O Prof.Dr.Marcelo Messias agradece o apoio do Corpo de Bombeiros.

  Componentes da Brigada de Incêndio da Unesp/Presidente Prudente - juntamente com outros funcionários e servidores - se concentram diante do Bloco da Diretoria para manifestar apoio e agradecimento pela ação do Corpo de Bombeiros, sob  a coordenação do 1º Tte.Tiago Regis F. de Almeida.                                                                                                                                                                                                                         ------------------------------------                                                           
O assunto que mais chamou a atenção da população de Presidente Prudente na 1ª semana de Junho, foi a mobilização do Corpo de Bombeiros para dar cobertura a um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns meses pela Brigada de Incêndio da Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia), mediante simulação através de uma Ação Preventiva para evacuação do Anfiteatro I e resgate de uma vítima pessoal. Tudo se desenvolveu como se fosse um fato real, o que provocou impacto e até tensão nervosa entre as pessoas que passavam pelo local e desconheciam as razões dessa mobilização. Conforme assegurou o Comandante (1º.Tenente Tiago Regis Franco de Almeida), foram onze homens com dez equipamentos rotineiros e quatro viaturas, sendo: duas de salvamento, uma unidade de resgate e um caminhão-pipa para o transporte de água. O comboio saiu do Quartel para uma Exploração, que nada mais foi do que procurar uma "vítima de inalação pela fumaça", retirando-a do local do sinistro o mais rápido possível, com total segurança. "Esse objetivo foi alcançado" - disse o Comandante da Operação - que reuniu mais de 200 pessoas no local.

Paulo Sérgio Bigoni, técnico em segurança do trabalho é quem coordena a Brigada de Incêndio da FCT/ Unesp e foi categórico em dizer que o objetivo principal foi alcançado após um planejamento que durou cerca de um mês. Mas o principal mesmo - diz ele - é treinar as pessoas para que aprendam essa cultura de segurança, na hora difícil da evacuação do ambiente em que se encontram. É preciso que elas entendam que tudo deve ser feito de forma ordeira e segura, como foi possível verificar durante a realização dessa última mobilização envolvendo o Corpo de Bombeiros e 80 integrantes da Brigada de Incêndio da Unesp. Como se fosse uma situação real. Nessa demonstração, o personagem que fez o papel de vítima "resgatada" de um suposto incêndio no Anfiteatro I foi o funcionário André M.Shinohara, de 26 anos de idade. Para cumprir a chamada de resgate no trajeto entre o Quartel dos Bombeiros e a Unesp, foram necessários cerca de 5 minutos. A operação total durou aproximadamente 30 minutos.

O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias declarou que a operação correspondeu totalmente à expectativa. "Ficamos muito contentes com a atuação da Brigada de Incêndio, que estamos treinando desde o ano passado. Nessa simulação foi "provocado" um incêndio com vítima; e a atuação de nossa Brigada junto com o Corpo de Bombeiros foi muito bem sucedida. E aí, perguntamos: Essa mobilização vai ser útil à comunidade? Resposta: "Com toda certeza. Como circula muita gente aqui no Câmpus diariamente, nos preocupamos com a segurança dessas  pessoas. Por isso, treinamos nossa Brigada de Incêndio (juntamente com o Corpo de Bombeiros); e eles atuaram muito bem" - concluiu. Em média, circulam diariamente pelo Câmpus da FCT/Unesp cerca de 4 mil pessoas entre estudantes, professores, funcionários técnicos administrativos, servidores, prestadores de serviços e visitantes.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia