A cada momento, mais veículos transportando equipamentos e acessórios eletrônicos. ( FOTOS EXCLUSIVAS ) ---------------------------------- |
- --
UMA EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS MARCOU PRESENÇA NO LOCAL.
Ao nosso lado, o Deputado Ed Thomas, o Diretor da FIPP (Faculdade de Informática de Pres.Prudente), Moacir Del Trejo e o Jornalista Homero Ferreira, do Setor de Comunicações da UNOESTE.. |
Prestigiando a realização do evento, os Secretários Rogério M.Alessi e Osvaldo Bosquet, do município. |
Material recebido no Mutirão. |
Tudo terá destinação certa. O Mutirão teve apoio geral. |
Todo esse material será reciclado na Grande São Paulo (Mauá). |
--------------------------------------
Presidente Prudente mais uma vez se mobilizou para a realização do Mutirão do Lixo Eletrônico, lançado em 2009 e agora em sua 8ª versão desenvolvida pela Prefeitura Municipal com o apoio e parceria com a Faculdade de Informática da UNOESTE e outras Instituições. O Parque do Povo, escolhido para sediar o evento recebeu cerca de 4 mil pessoas; todas elas trazendo equipamentos, peças e acessórios descartáveis com destinação ao Lixo Eletrônico. Para recebimento desses suprimentos houve cooperação de voluntários, em número aproximado de 400. O Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - veio pessoalmente, tendo em companhia o Vice-Prefeito Marcos Vinha, para acompanhar os trabalhos, cumprimentando a todos que se empenharam em mais essa missão de defesa do meio ambiente. Suas palavras foram de reconhecimento e agradecimento a todos que colaboraram com o Mutirão, frisando que "os movimentos semelhantes que se verificam em outras cidades são em decorrência do sucesso alcançado em Presidente Prudente. Esse processo de Mutirão - que deu certo - faz parte do calendário oficial de nosso município; movimenta a cidade toda e a tendência é crescer muito mais" - concluiu o Prefeito.
Com um esquema preparado e apoio da Semave e Policia Militar, o trânsito no local foi devidamente sinalizado num trajeto aproximado de 500 metros. Cada veículo que chegava ao Parque do Povo tinha a orientação necessária para descarregar os equipamentos descartáveis; desde antigos computadores, equipamentos de rádio, gravadores, vídeo-cassete, televisores e acessórios em geral. O Diretor da Faculdade de Informática (FIPP), Moacir Del Trejo assegurou que a questão do meio ambiente é assunto que preocupa. Daí, a parceria com a Prefeitura através do Mutirão, que consiste no transporte, destinação e descaracterização do material recebido, considerado o maior problema. Ao invés de diminuir, o volume aumenta de ano para ano devido principalmente à evolução tecnológica" - frisou. Após o Mutirão, quem tiver recicláveis para recolhimento ou descarte pode recorrer à Toledo-Centro Universitário - única reconhecida pelo Governo do Estado - que recebe esses materiais todos os dias, durante 24 horas.
Rogério Marcus Alessi, Secretário Municipal de Tecnologia afirma com toda segurança que "o primeiro e maior Mutirão do Lixo Eletrônico do Brasil está sendo realizado em Presidente Prudente, com apoio de sua comunidade e cidades vizinhas.Tudo que chega ao Mutirão é destinado a uma empresa especializada (VERTAS MAVA - ISO 14000U), com certificação internacional junto ao meio ambiente. Tudo vai para a descaracterização: vidros, plásticos, metais, alumínio, latão, etc. Depois do processo de trituramento (ou reaproveitamento), voltam como matéria prima, poupando nossos recursos naturais" - frisou. O que levanta dúvidas é o fato de não haver retorno de qualquer benefício para compensar o sacrifício e o empenho de uma comunidade como Presidente Prudente, que entrega agora 80 toneladas de produtos recicláveis e dispõe apenas o oferecimento do transporte, entre esta cidade e a empresa destinatária em Mauá/S.Paulo.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário