Um aspecto da travessia, rumo às balsas. |
Prestigiado pelo Rotary Clube e algumas Prefeituras, o Jornalista e Escritor Hélio Serejo saiu em busca de apoio para a construção da ponte sobre o Rio Paraná. |
Pres.Juscelino Kubitschek de Oliveira governou o país de 1956 a Janº/1961. |
A chegada do Presidente, com pontualidade britânica. |
O SONHO QUE SE TRANSFORMOU EM REALIDADE - CINQUENTA ANOS DEPOIS ! Aí está a majestosa Ponte Interestadual sobre o Rio Paraná, antes denominada Maurício Joppert. Agora"Hélio Serejo". |
A Ponte que ficou na memória do seu maior divulgador. |
AQUI TERMINA A RAPOSO TAVARES/SP-270 E COMEÇA A BR-267 - (Foto cedida)
Aberta ao tráfego em 21 de Agosto de 1965, a Ponte Interestadual "Hélio Serejo" sobre o Rio Paraná, tem 2.550 m de extensão, mais um aterro que avança por mais de 10 km devido à elevação do nível das águas com a formação do Lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Mota de Porto Primavera. --------------------------------
Um acontecimento que ganhou projeção nacional e internacional está sendo festejado 50 anos depois. Trata-se da Ponte Interestadual sobre o rio Paraná, ligando Presidente Epitácio/SP a Bataguassu/MS, cuja inauguração verificou-se nos primeiros anos da era mais conhecida como "Regime Autoritário", ou da "Ditadura Militar", que começou com a deposição do então Presidente João Goulart em 31 de Março de 1964. Ocorre que a obra que passou a ser considerada "orgulho da Engenharia brasileira" foi realizada por administrações anteriores, com ênfase especial no Governo JK que foi a denominação dada ao Presidente da República que autorizou a execução da obra, ou seja: Juscelino Kubitschek de Oliveira, que governou de 1956 até 31 de Janeiro de 1961. Depois teve duas sucessões: de Jânio Quadros que renunciou 7 meses depois de sua posse, sendo substituído pelo Vice-Presidente eleito, João Goulart, deposto através de um golpe militar.
Historicamente, cada governante enfrentou problemas e crises políticas e econômicas. No Governo JK, a inflação era diária; Jânio governava através de "bilhetinhos" e teve que enfrentar as "forças ocultas" que o derrubaram. Finalmente, Jango apelou para o sindicalismo em busca de apoio, quando se viu no maior apuro: só e abandonado. Enquanto isso, a travessia do Rio Paraná era feita sob concessão do Serviço de Navegação da Bacia do Prata/SNBP - uma autarquia federal - que mantinha barcaças (balsas), interligando Porto Tibiriçá ao Porto XV de Novembro, entre Presidente Epitácio e Bataguassu. Mas o serviço era realizado com sérias deficiências, devido à precariedade dos equipamentos e pessoal mobilizados para o transporte. As reclamações eram constantes e os acidentes também, com prejuízos e até perdas de vidas humanas. Os caminhoneiros eram os que mais reclamavam, e com toda razão, pois ficavam horas e horas a espera da travessia.
Foi em razão dessa situação, que algumas autoridades municipais começaram a se mobilizar e com o apoio do Rotary Clube, foi sugerida a realização de uma campanha envolvendo toda a comunidade regional. Para isso, o homem indicado para comandar a campanha era um Jornalista e Escritor de grande prestígio tanto no vizinho Estado de Mato Grosso (hoje MS), como no Estado de São Paulo: Hélio Serejo que desde 1948 residiu em Presidente Venceslau. O convite foi feito e aceito. E assim começou a campanha dos Mil Telegramas, cujos textos eram elaborados pelo Jornalista e Escritor; e cada um o assinava, autorizando a remessa diretamente para a mesa do Presidente da República no Rio de Janeiro. Assim foi feito, com ampla cobertura e apoio da mídia em todos os locais, desde Presidente Epitácio a Assis e Ourinhos, bem como no vizinho Estado Matogrossense.
Os telegramas chegavam todos os dias à mesa de JK exigindo resposta, que veio pouco tempo depois, reconhecendo a importância da obra e autorizando sua execução através do DNER e outros órgãos. A ponte foi executada a "toque de caixa", até ficar pronta, já no Governo de Jango. Mas com a mudança de Governo precisou aguardar ordens superiores para inauguração, o que gerou alguns protestos não só de caminhoneiros, mas também de comitivas de boiadeiros que conduziam boiadas de Mato Grosso para São Paulo, que inclusive chegaram a invadir a ponte em determinada fase. A obra estava concluída, mas aguardava inauguração oficial com a presença do então Presidente da República - Marechal Humberto de Alencar Castello Branco - o que aconteceu na manhã de 21 de Agosto de 1.965.
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passei por la a ums dois anos atrás e lugar muito bonito
ResponderExcluirMeu PAi JOSE VIEIRA DA SILVA, hoje falecido trabalhou na Construção desta ponte. Fico MUITO feliz e HONRADA EM SABER QUE ELE ERA UM HOMEM MUITO Trabalhador e guerreiro.
ResponderExcluirFoi uma gde conquista na época eu tinha 13 anos e eu estive lá na época da inauguração.
ResponderExcluirLugar lindo. Meu pai também trabalhou na construção da ponte.
ResponderExcluirQual a primeira Cidade depois da ponte do lado mato grosso
ResponderExcluirDistrito de nova Porto 15 ai vem a cidade de bataguassu
ExcluirGrande jornalista Senhor Altino Correia,tive a honra de conhece lo e pessoalmente! Memórias de um repórter, trabalho impecável!
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