VINTE ESTADOS BRASILEIROS FORAM REPRESENTADOS NESTE IV ENCONTRO INTERNACIONAL.
"Quando eu falo de poesia, não é apenas de poesia que eventualmente, nem sempre nós encontramos nos poemas. Se não tiver poesia não é cinema, não é teatro, não é pintura, não é literatura" - Palavras da Professora Renata Junqueira de Souza - do CELLIJ-UNESP- que coordenou o IV Encontro Internacional em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.
-------------------------------------
Criado em 1995, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho da Silva", da FCT/Unesp - Presidente Prudente - tem por principal objetivo a formação de leitores (a partir do texto literário) e de um diálogo direto com professores, jovens, alunos, instâncias governamentais, bem como discentes do curso de Pedagogia e com o Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente, o CELLIJ atende crianças de Educação Infantil e dos anos iniciais, bem como jovens dos anos finais do Ensino Fundamental. À cada 2 anos, realiza-se um Congresso Internacional em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil; e desta vez, o IV Encontro Internacional realizou-se em Presidente Prudente. A abertura ocorreu no dia 02/Setº no Centro Cultural Matarazzo, tendo como palestrante convidado, o Prof.Dr.Ronald Jobe, da UBC-Vancouver-Canadá. Outros renomados escritores também tiveram destacada atuação no evento realizado durante três dias, no Matarazzo, SESC/Thermas e Auditório Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A Promoção CELLIJ EM FESTA, trouxe um tema importante para ser avaliado: O que é Memoria? E toda explicação que se fazia necessária foi prestada por Valéria Santos, que assina ao lado de outros escritores "A Arte Narrativa na Infância: Práticas p/ o Teatro da Leitura e a contação de histórias"
Mas o que é Memória? Questionada, é a própria Valéria Santos quem explica: "Para mim, significa fatos e acontecimentos guardados que nos constituem como seres humanos, que fazem parte de nossa essência; ou seja: as vivências e experiências adquiridas em nossa trajetória pessoal". Citando o livro infantil de Guilherme Augusto Araujo Fernandes, diz Valéria: Descobrimos ao longo de sua leitura que "Memória é algo quente, bem antigo. Que faz chorar, faz rir, que vale ouro. E pode ser uma marionete, um passeio à praia de bonde ou até mesmo um ovinho azul, todo pintado, de uma menina que o havia encontrado um vez dentro de um ninho, no jardim da casa de sua tia". Para alguns povos, recordar algo guardado em nossa memória significa: passar novamente pelo coração, imprimir novas cores, cheiros e sabores ao lembrado. O fato é que diante dos exemplos mencionados, todos nós temos guardados em nosso Baú Pessoal de lembranças, algo que nos aquece, eternece o nosso coração e nos impulsiona a acreditar em dias melhores.
Sobre os 20 anos do CELLIJ/UNESP, Valéria Santos tem uma definição clara: "Desde 1995, projetos como "A hora do Conto" - seu carro chefe - "Estratégias de Leitura". "Biblioteca Escolar" entre outros, atendem crianças da Educação Infantil e alunos dos anos iniciais e (finais) do Ensino Fundamental da cidade de Presidente Prudente. Atualmente fazem parte da Biblioteca mais de 3 mil títulos, constituídos de Livros de Literatura Infantil. Dentre os quais, vários Teóricos que fazem parte do Acervo da FCT/Unesp, sendo possível empréstimos para a Comunidade Acadêmica e outros interessados. A Coordenação Geral é da Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, que se consagrou como Escritora de renome nacional e internacional, com inúmeras obras editadas, inclusive de maior procura no decorrer dos últimos anos, como é o caso do Livro "Leitura Literária na Escola - Reflexões e Propostas na Perspectiva do Letramento" - que só o MEC adquiriu 140 mil exemplares para distribuição em todo o país. Durante o IV Congresso Internacional em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil - CELLIJ/UNESP - houve novos lançamentos com "Sessão de Autógrafos", conforme se verifica nas fotos que estamos mostrando nesta Edição, com enfoque especial na anfitriã deste evento, Profª Renata.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário