A antiga Estação Ferroviária/Prudente |
Os vagões que ocupavam este espaço foram desaparecendo aos poucos. No passado, o Pátio foi tomado por vagões-tanques de combustível. REPRESENTAÇÃO DA ALL E UEPP, NO ENCONTRO DE PRUDENTE. |
O Abandono da ferrovia preocupa. |
No abandono, vagões inservíveis. Marco A.C.Lucas fez entrega de um relatório circunstanciado da situação que se verifica no antigo Terminal de Presidente Prudente. |
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Aqui, os últimos vagões que restaram. |
SEGUNDO O PROCURADOR DA REPÚBLICA, CONSTATOU-SE QUE A AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA/ALL NÃO CUMPRIU O ACORDO QUE HAVIA SIDO FIRMADO.
A Ferrovia parou há muito tempo. É hora de unir as forças e exigir a reativação da Ferrovia. Ou em caso contrário: estabelecer um acordo e aproveitar o traçado da antiga Sorocabana para a implantação em Presidente Prudente, de uma moderna Avenida de Integração Urbana.
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A Estrada de Ferro Sorocabana figura como responsável pelo pioneirismo e desenvolvimento de inúmeras cidades do interior de São Paulo. Foi na década de 20 do Século passado que a Ferrovia alcançou as terras do extremo oeste paulista, até chegar às barrancas do Rio Paraná em Presidente Epitácio. Foi o marco mais importante de uma época, o que garantiu o escoamento da produção e o transporte de pessoas para os mais diferentes pontos do Estado, incluindo a Capital. Enquanto não chegava a Rodovia, o único meio de locomoção e transporte, eram as composições ferroviárias, o que facilitou o intercâmbio comercial, social e cultural de inúmeras personalidades. Mas chegou uma hora em que o transporte rodoviário ganhou espaço e daí vieram as primeiras rodovias que passaram a competir com o Trem de Ferro da Sorocabana. O avanço foi tão rápido, que chegou o momento em que as prioridades foram dadas ao transporte rodoviário - de cargas e passageiros - e assim, a composição ferroviária, que na maioria das vezes atendia apenas as comunidades de pequenas e médias cidades, perdeu terreno e acabou sendo desativada.
Agora, os empresários sentem a necessidade de baratear o custo do transporte; e a única solução é apelar novamente para o retorno dos Trens. Agora dotados de modernas locomotivas e já inseridos no contexto interestadual, diante de projetos arrojados de integração através da Ferrovia Norte-Sul, que em dias futuros deverá interligar os Portos de Panorama e Presidente Epitácio com o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Para expor a situação e esclarecer dúvidas, estiveram em Presidente Prudente nos últimos dias, alguns representantes da RUMO ALL, juntamente com Diretores da União das Empresas de Presidente Prudente e região/UEPP. O Encontro verificou-se no "Aruá Hotel" e embora a representação de empreendedores tenha honrado seu compromisso de presença no local, poucos foram os empresários a aderir ao encontro. Ao todo treze 13 empresários, incluindo representações de outras regiões do Estado. A Entidade Regional se fez representar pelos Srs. Marcos Antonio Carlos Lucas, Marco Goulart, Emerson Longhi, Prof.Antonio Assiz de Carvalho Filho e outros.
O empresário Ricardo Nakaya, que representa uma das maiores indústrias de Presidente Prudente revelou que - além de pleitear um Porto Seco - existe proposta de transporte ferroviário de 110 mil m3 de combustíveis e 30 Containners, além de 160 t.de produtos variados. Mas como é de conhecimento geral, o minimo necessário para essa operação é calculado em 50 mil t.de produtos industrializados. Esse relatório foi entregue pessoalmente ao representante da ALL, Gabriel Maranhão. Este por sua vez, havia declarado que o transporte ferroviário na região de Presidente Prudente ainda não funcionou por falta de demanda. Outros empresários presentes (alguns de Iepê e Maracaí), disseram que a reativação da linha férrea é algo interessante para as empresas. Outros argumentaram que existe uma série de dificuldades no transporte rodoviário; daí a opção pelo transporte ferroviário.