sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Hospital Regional do Câncer/HRC: Um ''sonho'' que se concretiza 20 anos depois !

Apoio decisivo na hora certa.
Calorosa recepção foi proporcionada
ao Secretário do Ministério da Saúde.
Na liderança: Maria Auxiliadora e Maria Bernardete Querubim.
Um projeto lançado há vinte anos já se transformou em realidade !
Atualmente, o HRC é qualificado como a maior obra social do Estado de SP.

Previsão para atendimento do HRC:
 Um milhão de habitantes !
O Ilustre visitante, Dr Rogério Luiz Zeraik Abadalla - Secretário da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - encontrou  aqui, uma plêiade de empreendedores disposta a enfrentar todas as adversidades em prol dos mais necessitados.
---------------------------------------------------------------------------------------
    Informações úteis sobre o funcionamento da Fundação/HRC.
Na cerimônia de recepção às autoridades e visitantes, a primeira palavra
foi dada pela Gerente Hospitalar da Fundação HRC, Marli Moriya. Ela,
apresentou a todos os presentes o que tem a oferecer em termo de serviços.
A união de esforços por uma causa
justa que beneficia toda a comunidade
Esta, foi uma visita técnica a uma Instituição de Benemerência, que pela
sua importância na vida atual, merece todos os louvores pelo significado
desse empreendimento na área de saúde pública. A Fundação Hospital
Regional do Câncer foi uma das maiores conquistas  da atualidade. É obra
de 1º mundo, que deve ser reconhecida por todos. Especialmente, os que
buscam atendimento médico-hospitalar através do Sistema Único de Saúde.


Na Mesa Diretora, a palavra do Pres.
da Fundação,Antonio da Cunha Braga
A palavra do Prefeito Nelson Bugalho.
Os pronunciamentos e homenagens.

O Secretário Rogério Abdalla (representando o Ministro da Saúde),reconheceu o mérito dessa iniciativa !

     O Presidente do Hospital Regional do Câncer, Antonio da Cunha Braga; o Presidente do Conselho, José Hilário Pasquini e o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho concluíram pela outorga do Título de "Embaixador do HRC", ora conferido ao Ilustre Secretário do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, o que foi feito publicamente..
                                    ----------------------------------------------
A implantação do Hospital Regional do Câncer como Fundação, começou há vinte anos - e por todos os méritos - a iniciativa partiu de duas mulheres: a primeira, Maria Auxiliadora de Freitas Constantino (ex-1ª Dama) e Maria Bernardete Querubim. Esta última, comovida com o sofrimento que resultou na morte de seu esposo, Antonio Sérgio Querubim em decorrência de um Câncer. Aí, começou a luta sem tréguas pela instalação de um Hospital especializado, que só agora se concretiza. Dentre os precursores: Membros do Conselho Curador; Fundadores (entre os quais o ex-Delegado da PF, Roberto Gurgel de Oliveira; Dr.Antonio Plácido Pereira e Stanley Zaina. Presidente do Conselho: José Hilário Pasquini (Diretoria do HRC); Diretoria Executiva e Comissões de Juízes de Direito, Médicos e Engenheiros. Maria Auxiliadora foi a 1ª a participar da recepção ao Secretário do Ministério da Saúde nessa última visita técnica, como parte do processo de avaliação do pedido de credenciamento junto ao S.U.S. (Sistema Único de Saúde). O Secretário Abdalla se fez acompanhar do Coordenador Gilberto Alves Laranjeira, recepcionados na nova sede da Fundação Hospital Regional do Câncer/HRC (ao lado da Santa Casa de Misericórdia), na Avenida Cel.Marcondes, 2.380 - Vila Euclides - Presidente Prudente/SP.  

Numa ampla exposição, Josiane Salisso - da área de Recursos Humanos - apresentou minucioso estudo a respeito da abrangência do Hospital Regional do Câncer, recebendo atualmente centenas de pacientes, não só da cidade de Presidente Prudente, mas também de outras regiões e até Estados vizinhos, como o Paraná e Mato Grosso do Sul. O HRC tem uma estrutura de 14.000m2, com 8 pavimentos e 4 elevadores.Estacionamento para 99 veículos. Sua capacidade é de 132 leitos, sendo: 18 pediátricos, 10 de U.T.I. (Unidade de Tratamento Intensivo); 2 de iodoterapia e 4 para transplantes de medula. Campos irradiados: 31.649 (de Maio a Dezº de 2016). A Instituição conta com 23 consultórios multiprofissionais, 39 Poltronas de Quimioterapia (com 9 pediátricas), 2 Apartamentos "Day Clinic" e 2 salas de pequenas cirurgias. Detalhe importante: 46% dos pacientes da região, são atendidos em Jaú/SP e outros 48% em Presidente Prudente(6% em Barretos). O credenciamento ora pleiteado junto ao SUS, tem por principal finalidade o atendimento aos pacientes com tratamento oncológico.

O ato solene que marcou a presença do Poder Público junto à Fundação Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, registrou a presença - dentre outros - do Deputado Federal, Izaque José da Silva (PSDB), do Deputado Estadual, Ed Thomas (PSB) e do ex-Deputado Mauro Bragato. Em seu pronunciamento, o Presidente da Fundação HRC, Antonio da Silva Cunha Braga, enalteceu a presença do representante do Ministério da Saúde e anunciou que o custo mensal da Unidade é de 400 mil reais/mês. São 40 Atendimentos diários de Radioterapia; que poderiam abranger quase 2 milhões de pessoas. Mas também é necessário um investimento de 35 milhões para a conclusão dessa Unidade, o qual completaria o projeto para tratamento oncológico de uma vasta região, constituída pelos Estados de São Paulo e parte do Paraná e Mato Grosso do Sul. Trata-se de um sonho que se transforma em realidade, com o empenho da sociedade civil para manter essa Unidade Hospitalar em pleno funcionamento. Com o título de "Embaixador", o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, poderá fazer muito mais em prol dessa majestosa obra de benemerência.

  NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Serviço Militar é obrigatório e Presidente Prudente ocupa posição de destaque há muitos anos !

Após 30 anos dedicados ao Exercito Brasileiro,o Tte.Lacir Ferreira é o atual
comandante da 20ª Delegacia do Serviço Militar em Presidente Prudente.
A Delegacia funciona na Praça da
Bandeira (junto ao Viaduto).

O Serviço Militar tornou-se obrigatório através de uma Lei de 1906, sendo
implementado  no Brasil, com a entrada do Governo Afonso Pena. 
A Delegacia tem vários assessores
Te.Ferreira já passou por 6 cidades.

Para atendimento na cidade de Presidente Prudente existe um convênio firmado com a Prefeitura Municipal que mantém
a Junta do Alistamento Militar e a Delegacia Regional que reúne 16 municípios, além da sede na Praça da Bandeira.
Tenente Ferreira dá as ordens e atende com solicitude todas as pessoas
que o procuram. Por isso a Delegacia Regional e as Juntas do Serviço
Militar em 17 municípios da região merecem atenção especial.
---------------------------------------------------------------
Além de Prudente, cada Junta do Serviço Militar tem seus Secretários,.
especialmente contratados para prestação de serviços à comunidade.
No alto, a foto que identifica o Cte.do
Exército Brasileiro: General Eduardo
Dias da Costa Villas Boas.

                     ( Fotos cedidas )

Um trabalho digno de registro! Em Março/2015 aqui estiveram três Generais do Exército, que vieram especialmente para inspecionar os Tiros de Guerra, as Delegacias e Juntas do Serviço Militar. Foram seis as cidades visitadas. 

Este é um dos mais modernos helicópteros utilizados pelo Exército Brasileiro para o transporte de Oficiais e Comandantes das diversas unidades - especialmente mobilizado - para a inspeção pelos Generais: João Camilo Pires de Campos (Cte. Militar do Sudeste) e outros dois Generais que o acompanharam nessa visita à região de Presidente Prudente. 

---------------------------------------------------
Desde longa data, o Serviço Militar é considerado Obrigatório. O Alistamento nas Juntas ou Delegacias especializadas é feito pelos jovens ao completar 18 anos de idade. O prazo para a declaração começa no dia 1º de Janeiro e vai até 30 de Junho de cada ano. Formado o contingente através do Tiro de Guerra, os demais alistados ficam desobrigados da prestação do Serviço Militar, sendo dispensados. É o que vem ocorrendo há muitos anos, desde a implantação dos Tiros de Guerra no interior do Estado. O número de alistados em Presidente Prudente, gira em torno de 4 mil por ano; e os convocados para a seleção final servindo nas Unidades do Exército, cumprem um período de 10 a 12 meses de atividades. O Serviço Militar (fundado na cidade de Rio Grande/RS desde 1906), tornou-se obrigatório para os cidadãos do sexo masculino quando chegar aos 18 anos. Em alguns países, a conscrição abrange os 2 sexos. O Certificado de Alistamento Militar é um documento expedido pelo Ministério da Defesa a todos os jovens de 18 anos que se apresentarem nas Juntas ou Delegacias do Serviço Militar. O Certificado de Alistamento ou de Reservista - segundo a Vikipédia - tem dupla serventia, pois identifica os interesses de defesa nacional  e constitui prova de estar em dia com as obrigações militares.

Partindo de Presidente Prudente - que tem uma Junta e uma Delegacia do Serviço Militar - e o Tiro de Guerra (02-063) em pleno funcionamento desde a década de 1.930, os alistamentos são feitos através de convênios com as Prefeituras de vários municípios. Cada junta tem um Secretário especialmente designado para atender a população representada por: Alfredo Marcondes; Álvares Machado; Anhumas; Caiabu; Estrela do Norte; Indiana; Martinópolis;Narandiba; Pirapozinho; Presidente Bernardes; Regente Feijó; Sandovalina; Santo Expedito: Taciba; Tarabai e Emilianópolis. As Unidades de Presidente Prudente (Delegacia e Junta do Serviço Militar) teve seu Registro Oficial a partir do ano de 1951. A nível Regional são destacadas as seguintes localidades: Bauru (6ª.Circunscrição do Serviço Militar); Presidente Prudente; Presidente Venceslau; Dracena; Adamantina; Andradina; Araçatuba; Penápolis; Tupã; Assis; Marília e Ourinhos.    


Quem comanda a Delegacia do Serviço Militar na região é o Tenente Ferreira, que iniciou sua carreira militar na cidade de Santa Rosa/RS no ano de 1986. De lá, cumpriu missões em outras cidades brasileiras, como: Três Corações/MG, Itaqui/RS, Amambai/MS, Iguatemí/MS. Ponta Porã/MS. Manaus/AM e finalmente Presidente Prudente/SP. São mais de 30 anos que ele dedica ao glorioso Exército Brasileiro. Em nosso blog de 25 de Abril de 2015, destacamos a longa trajetória percorrida pelos nossos Tiros de Guerra. Primeiro, o TG-20 cuja fundação é atribuída como sendo 1930 em data não revelada. Outra fase foi constatada (entre 1937/38), com a prestação do Serviço Militar e alistamento como voluntário do ex-combatente da II Guerra Mundial, Raul Kodama (falecido aos 98 anos de idade em 2016). Depois da denominação TG-20 vieram: o TG-231 e posteriormente o TG 02-063, que é sua atual denominação. Em 2015 - segundo relato oficial - haviam na época, 450 jovens convocados, dos quais 100 foram incorporados ao TG na seleção final. A atual sede do TG foi inaugurada no dia 14 de Setembro de 1966.



NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia      

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Controle da Dengue se agrava: Em Presidente Prudente foi decretada situação de alerta !

      As condições climáticas - com chuva e calor - favorecem a proliferação do "Aedes aegypti".

Dr. Pedro Tauil - Cientista da UnB -
Especialista em doenças tropicais.
Dengue surgiu pela 1ª vez no Brasil em 1846. No RJ e SP em 1852 e 1916.
Em Presidente Prudente, os"Mutirões"se multiplicam todos os Sábados.

O mosquito transmissor da Dengue.
Elaine Bertaco - Coordenadora da Vigilância Epidemiológica - de Prudente.


CASOS DE DENGUE E OUTRAS DOENÇAS PROVOCADAS PELO "AEDES AEGYPTI" EM PRES.PRUDENTE:
 Nos primeiros dias do ano 2017 foram efetuadas 73 Notificações de casos com pacientes suspeitos.
A proliferação da Dengue, Chikungunya e outras doenças preocupam !
Elaine Bertaco dedica especial
atenção para a periferia de Prudente.
E as Equipes se revezam nas visitas.
O Dr. Marco Aurélio Marangoni, responde pelo Centro de Vacinação
implantado em Presidente Prudente para atendimento de todas as pessoas
interessadas. A Enfermeira Ana Flávia é a responsável por esse Serviço.
Um Centro de vacinação à Rua 7 de
Setº nº 1548 atende casos de Dengue.
Os "Mutirões" percorrem a periferia da cidade de Presidente Prudente e recolhem toneladas de produtos impróprios ou descartáveis. O apoio da população é imprescindível para conter o avanço do mosquito que prolifera aos milhões e preocupa as autoridades. Neste ano já houve o 1º caso fatal - confirmado - segundo a Vigilância. 
----------------------------------------
A notícia (confirmada) do que veio a ser o 1º caso fatal provocado pelo mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Hanseníase e Febre Amarela em Presidente Prudente caiu como um "bomba". Trata-se de um caso positivo da contaminação, envolvendo um morador do Jardim Eldorado - zona norte da cidade - cujo nome  foi mantido em sigilo. A Vigilância Epidemiológica Municipal, sob a Coordenação de Elaine Bertaco esclareceu que todas as ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti estão sendo tomadas através de vistorias diárias dos Agentes de Saúde. Nos imóveis, terrenos baldios e quintais desocupados por seus moradores, que são visitados com frequência nos mutirões de todos os fins de semana. Para uma ação mais eficiente no combate à Dengue, o que se espera é sempre o apoio imprescindível da população. Mas o importante mesmo, é que todos fiquem atentos, principalmente agora que é um período chuvoso e de elevadas temperaturas que favorecem a proliferação do mosquito transmissor de doenças. É bom lembrar o que disse em Presidente Prudente o cientista Pedro Luiz Tauil (da Universidade de Brasilia), um especialista em doenças tropicais: "Se o vírus chegar e passar a transmitir a doença, o surto será explosivo. Por isso, a estratégia correta é mesmo aumentar a vacinação. É preciso cautela e se o bloqueio for feito corretamente - como vem fazendo a Vigilância Epidemiológica - não acredito que haja possibilidade de contrair a doença".

Pelos dados levantados até agora foram vistoriados no 1º mês do ano, nada menos que 4.899 domicílios situados em bairros periféricos, incluindo as Zonas Leste, Norte e Sul. Desde 1996 até 2006 - 328 casos - e de 2007 até 2015 - 8624. Na somatória geral, 13.076 casos vulneráveis, incluindo atendimento da população flutuante que vai além de 50 mil pessoas. O Mutirão promovido pela VEM sob a coordenação de Elaine Bertaco (aos sábados) mobiliza cerca de 95 Agentes de Saúde. As equipes dão cobertura e orientação geral durante os trabalhos de casa em casa. Mas também na inspeção aos quintais e terrenos baldios, onde predominam focos de água parada, pneus e ferro velho, plásticos e outros recipientes indesejáveis. Embora reconhecidamente útil, esse trabalho nem sempre é bem recebido pela população suburbana. O índice de Infestação Predial/IPP foi medido em 2,4. Esse indicador  é a relação expressa em porcentagem - entre o número de imóveis positivos - e o número de endereços pesquisados. O que reafirma: "A cidade está em alerta para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Virus, Chikungunya e Febre Amarela". 

No decorrer dos últimos anos e visando combater os focos e incidência de Dengue, Malária, Gripe Influenza, Hanseníase e Febre Amarela, foram adotadas inúmeras experiências com o uso de inseticidas e repelentes, bem como o consumo de produtos farmacêuticos como o "Própolis". Como forma de proteção também foram adotadas algumas espécies botânicas, como a Crotalária e a Citronela. Ao que parece, o melhor resultado foi proporcionado pela "Citronela", embora torpedeada por alguns incrédulos (como aconteceu em 2010), onde alguns vereadores da época, rejeitaram pura e simplesmente a proposta de produção de mudas de Citronela para distribuição gratuita à população interessada, por intermédio do Horto Florestal do município. Agora, como prevenção contra a Dengue foram desenvolvidas Vacinas Especiais. Por sinal, foi montado um Posto de Vacinação contra a Dengue e outras doenças, à Rua 7 de Setembro, nº l.548 por iniciativa do Dr.Marco Aurélio Marangoni. A idade recomendada para a vacinação é dos 9 aos 45 anos, com tolerância até os 60 anos com prescrição médica. A vacina contra Dengue tem um custo unitário de R$229,00 e segundo a enfermeira Ana Flávia, exige três aplicações durante um ano.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia