sábado, 28 de outubro de 2017

Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente é modelo para São Paulo e o Brasil !

Aqui, se verifica o posicionamento de Presidente.Prudente
Prof.Dr.João Osvaldo R.Nunes.
Prof.Dr.José Mariano C.Gouveia.
Os dois Docentes são responsáveis
pelo lançamento do Atlas Ambiental,
juntamente com a Profª.Drª. Isabel
Cristina M.Gouveia,da FCT/UNESP
    O lançamento do Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente representou um marco histórico.
A principal proposta do Atlas é mostrar formas diferentes de compreensão do uso e ocupação do solo rural e urbano.
O processo histórico de produção do espaço geográfico transformou as
paisagens do município, gerando alterações sócio-ambientais. 

A Profª.Drª.Isabel Cristina Gouveia em
seu pronunciamento durante o ato de
lançamento do Atlas Ambiental.
Computação gráfica mostra detalhes.
São materiais disponibilizados e
bastante úteis, inclusive para a
gestão pública - diz o Prof.Dr.
José Mariano Caccia Gouveia.
Para o Grupo de Pesquisadores, este foi o trabalho mais importante, reservado para ser entregue no ano do Centenário de Presidente Prudente no dia 17 de Outubro. 

A importância desse lançamento
Problemas que desafiam a cidade.
O novo Atlas, recebido com euforia.
A platéia que compareceu e aplaudiu.
Os Mestres e Doutores, também.
 Estudantes estão empolgados.

  Geógrafos e Pesquisadores da FCT/UNESP desenvolveram projeto que teve a duração de dois anos. E aí está o resultado, que obteve a melhor receptividade possível.
 
Esta é a linha de frente, que se empenhou pelo espaço de dois anos consecutivos, para realizar esse projeto da mais alta importância para os destinos da cidade e de todo o município de Presidente Prudente.                                                                                 --------------------------------                 


Atlas - segundo a Wikipédia - é uma coleção de mapas e outras informações cartográficas, geográficas ou astronômicas tradicionalmente agrupadas em um livro. Mas também encontradas em formatos eletrônicos com o CD-ROM. A 1ª Edição (impressa) saiu em 1477 e continha ilustrações com 27 mapas. Mas o que está sendo lançado agora é um Atlas Virtual, produzido por uma Equipe de Professores e Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da FCT/Unesp. O Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente é resultante de um projeto que exigiu cerca de dois anos de existência, tendo na coordenação o Prof.Dr: João Osvaldo Rodrigues Nunes, Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia, Profª.Drª.Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia. Também atuando como Desenvolvedor, o Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia; Produtor Audiovisual, Mário Augusto Maldonado e Haroldo Shigueaki Teruya, que desenvolveu a produção do Atlas. O ato de lançamento foi prestigiado pelo Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias, Docentes e Discentes dos diversos cursos mantidos no Câmpus Universitário da Unesp em Presidente Prudente.

A principal proposta do Atlas Ambiental - lançado oficialmente na noite de 17 de Outubro de 2017 - foi mostrar à comunidade local e regional, formas diferentes de compreensão, uso e ocupação do solo urbano e rural do município. Não somente nos aspectos da densidade populacional, mas em qualidade de serviços e equipamentos coletivos. "O processo histórico de produção do espaço geográfico, transformou as paisagens de Presidente Prudente, gerando alterações socioambientais, tais como: impactos hidrológicos, morfológicos, climáticos, biogeográficos, socioeconômicos e culturais" - a definição foi dada pelo Livre Docente, João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Ele acrescenta que os problemas abordados procuram mostrar uma análise integrada da realidade local, com uma linguagem de fácil compreensão, especialmente para os estudantes da educação básica (fundamental e média), com fins pedagógicos. Para acessar o Atlas Ambiental, este é o Link: www.fct.unesp.br/atlasambiental

A organização dos dados socioambientais do município em um Atlas Ambiental Escolar no formato digital, contribuirá para a análise integrada dos dados supracitados, bem como das condições ambientais atuais e para o desenvolvimento de políticas educativas voltadas para o estudo local. Assim, o Atlas pode ser um importante mecanismo de sensibilização, chamando à corresponsabilidade para com o ambiente, bem como, potencializando processos de Educação Ambiental. Com isso,busca-se encontrar novos caminhos que possam construir espaço de diálogo e criar novas possibilidades de ser e agir no seu próprio espaço. O casal de Docentes,José Mariano e Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia (ambos integrantes da Coordenação do Projeto) acentuou em entrevista à TV Fronteira, que a ideia do Atlas foi a de reunir todos os detalhes que envolvem a região de Presidente Prudente. "Já recebemos convites para visitar algumas escolas para apresentar o Atlas aos alunos e professores. Com todo seu conteúdo, representado por mapas, informações, documentos, ilustrações, gráficos, como também materiais mais interativos".   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A.P.E. comemora dez anos e promove o 100º Sarau Solidário em homenagem ao Centenário de Prudente !

  O "Café Poético"já se tornou tradição, sempre no 2º Sábado de cada mês no Centro Cultural Matarazzo. No 3º Sábado, a atração é outra: o "Sarau Solidário". às 19h30.

Um encontro poético que se desenvolve todos os meses no Centro
Cultural Matarazzo é promovido pela Secretaria  Municipal de Cultura.
Abaixo: CLAPE 1 -  produção da Associação Prudentina de Escritores.
Aqui, todos são bem vindos.
Encontros no 2º Sábado do mês.
Poetas e escritores - em número superior a 30 -  fazem parte do elenco da Associação Prudentina de Escritores.
Todos eles demonstraram euforia e grande contentamento ao receber os primeiros exemplares desta publicação.
Foram dez anos de espera. Mas o principal  objetivo foi alcançado no
CLAPE 1,com 192 páginas contendo Poesia e Literatura.  Com vistas a 2018
já começam os preparativos para a produção de um nova série - CLAPE 2  
Prof.Carlos Freixo - Pres. da A.P.E.
e Dr.Chiquinho no Salão do Livro.
Tendo como local o Recinto de Exposições, foi promovido no dia 8 de Setembro como parte da programação alusiva ao  Centenário de Presidente Prudente, o Café Poético. A programação continuou por todo o mês e também em Outubro.
Novo troféu evidencia a figura de um pioneiro: Professor, Advogado, Jornalista e Historiador: BENJAMIN RESENDE, que criou "Raízes Prudentinas"e é o Patrono do mais novo Troféu destinado a homenagear os Melhores do Ano.

O 100º Sarau Solidário aconteceu em 16/Setº em noite memorável no Centro Cultural Matarazzo.
Este é o Troféu que premiou dezenas de personalidades dedicadas às 
Artes, Cultura e desenvolvimento: marco inesquecível para quem recebe. 
Uma justa homenagem ao Patrono e Historiador que orgulha a região.


  Depois do 100º Sarau Solidário envolvido nas comemorações da cidade centenária de Pres.Prudente, o 101º Sarau foi realizado simultaneamente com o 8º Salão do Livro, no IBC - Centro de Eventos - no dia 7 de Outubro de 2017.

Todo Sarau tem Literatura, Poesia e Música. Mais uma vez, a Associação Prudentina de Escritores - A.P.E. - promoveu um belo Recital, onde os participantes foram inúmeros, incluindo Cida Ajala, José Júlio Samogim e outros.

----------------------------------------------------

Há mais de dez anos, o Professor Carlos Francisco Freixo  alimentava  um  sonho de criar uma Instituição dedicada  a  incrementar suas pretensões de Poeta  e  Escritor.   Os primeiros contatos  foram  diretamente  com as pessoas  mais íntimas. Daí resultou a   formação de um grupo que alimentou o mesmo sonho por aproximadamente três anos. E por uma questão de organização, os encontros eram realizados em  locais  diferentes da  cidade, a  começar  pelos botecos, restaurantes, churrascarias, lanchonetes,  etc. Onde houvesse espaço e aceitação, lá estava o  grupo reunido e com isso, veio a ideia: fundar a Associação Prudentina de Escritores/APE, que está comemorando seus dez anos de existência. Nestes últimos dois meses, a Associação promoveu uma série de eventos em  locais diferentes, prevalecendo  como ponto preferencial o Centro  Cultural  Matarazzo, onde são realizados o "Café Poético"com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (no 2º Sábado às 9h30) e o "Sarau Solidário",  (no 3º Sábado às 19h30), todos os meses. Destaque para o 100º Sarau Solidário em homenagem ao Centenário de Presidente Prudente, com entrega do 8º Troféu "Benjamin Resende", uma justa homenagem ao Professor, Advogado, Jornalista e Escritor. O 101º Sarau Solidário realizou-se durante a promoção do 8º Salão do Livro. 

A Associação Prudentina de Escritores reúne atualmente cerca de 40 associados. Para ingresso não existe restrição. Basta apenas algum trabalho de Literatura ou Poesia que tenha merecido publicação ou postagem. Também não existe área demarcada como domicílio. O importante é que o interessado resida em qualquer localidade da região. Além de ter acesso todos os meses ao "Café Poético" no Centro Cultural Matarazzo, o associado participa de todas as atividades desenvolvidas pela A.P.E., juntamente com familiares e convidados. Para inscrição existe uma taxa simbólica e durante a realização do "Sarau Solidário", a única exigência é a participação na campanha em prol de entidades filantrópicas, com a doação de 1 kg de alimento não perecível. O Patrono- Prof.Benjamin - na sua modéstia disse: "Eu achava que não merecia ter meu nome nesta premiação e eu vi que esse título não era apenas uma homenagem. Mas também uma forma de mostrar a quantidade de artistas que temos. Sinto-me muito feliz por carregar esse prêmio" - finalizou profundamente emocionado.

Enquanto se desenvolve a programação rotineira de Outubro/2017 - após o Café Poético realizado na Biblioteca do Centro Cultural Matarazzo -  no dia 14, as atenções se voltam para o 102º Sarau Solidário  a ser realizado dia 21 sob o tema: "A criança outra vez" e na semana seguinte, mais propriamente no dia 28/Outº participação de um tradicional Sarau, promovido mensalmente pela comunidade de Bastos. "Nós, da A.P.E. somos convidados especiais!" - disse o Presidente Carlos Francisco Freixo. É importante frisar que "neste olhar que temos sobre nossos artistas, encontramos por toda a região pessoas inspiradoras. E não poderíamos deixar de agradecer por tanta inspiração e transpiração por mais uma vez, vibrarmos juntos, neste momento especial" - conclui o Professor Freixo.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar,acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


domingo, 8 de outubro de 2017

Ação do MPF:"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado" !

AQUÍFERO GUARANI: Uma reserva ameaçada de destruição pela ação
nefasta do homem. É o maior manancial de água doce subterrânea do mundo.
O Aquífero e sua importância. 



Este foi um evento da mais alta importância, realizado em Presidente Prudente e prestigiado pelas mais destacadas
personalidades ligadas à vida política, econômica, social e ambiental. E o Aquífero Guarani, continua sob ameaça. 
O Embargo Judicial chegou em boa hora e pode impedir sério risco de danos
ambientais, envolvendo diversos municípios da região de Pres.Prudente.
 
No mapa do Brasil: Nosso Potencial.

 Para exploração do Gás de Xisto estavam previstos 16 blocos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná,sendo: 11 blocos na margem paulista e 5 do lado paranaense. 


O Encontro realizado no Centro Cultural Matarazzo revelou importantes ações desenvolvidas pelo Ministério Público Federal em defesa do meio ambiente.


Dr. Ricardo Hirata, Professor Titular do Instituto de Geociências, CEPAS,
Unesp e Universidade de Waterloo/Canadá, teve destacada participação.
 


 A estrutura ecológica de água armazenada no Aquífero Guaraní é de 40 trilhões de m3 que se estende pelo sub-solo de MT,MS,GO,MG,SP,PR,RS e SC. Agência Nacional de Água/ANA,DAEE e IBAMA se mostraram ausentes dessa questão, julgada pela Justiça Federal em Prudente. 



Dr.Luis Roberto Gomes anuncia as providências tomadas pelo MPF.








     Nossos dirigentes demonstram preocupação com o futuro do meio ambiente.    As prospecções em busca do Gás de Xisto (gás de folhelho), representam a maior  preocupação e por isso, o MPF acionou a Justiça, com sentença favorável.  

                                                   -----------------------------------------
Uma Ação Civil Pública que tramitava pela 5ª.Vara da Justiça Federal (Subseção Judiciária 1  em Presidente Prudente), teve parecer favorável ao que foi proposto pelo Ministério Público Federal de impedimento das atividades decorrentes da 12ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo-ANP. O plano visava a exploração do gás de Xisto (gás de folhelho) também denominado "gás não convencional". Com essa deliberação, os testes de perfuração, pesquisa e exploração desenvolvidos pela PETROBRAS, PETRA e BAYAR na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, agora estão suspensos. Entretanto, diversas localidades da margem matogrossense estão alardeando vantagens que lhes foram anunciadas por empresas dedicadas à exploração do gás, como se fossem suas maiores conquistas. O assunto ganha especulação. De um lado, a margem paulista protegida por uma Ação Civil Pública do MPF já reconhecida pela Justiça Federal, contra a exploração; e do outro lado, a falta de esclarecimentos sobre os riscos oferecidos por essa prospecção desconhecida que pode afetar totalmente o sistema do Aquífero Guarani. A recomendação é que se abstenham de realizar qualquer atividade específica de exploração de Gás de Xisto. "Nosso papel é evitar o comprometimento das reservas subterrâneas de água, como o Aquífero Guarani" - disse o prefeito Nelson R.Bugalho na abertura do encontro. 

Pelos motivos acima citados, realizou-se em Presidente Prudente no dia 4 de Outubro o I Seminário "Cuidando das águas do Pontal do Paranapanema", estando presentes representações do Estado e do município, incluindo a CBH-PP, diversas Universidades, Ministério Público Federal e Estadual. O Secretário Executivo do CBH-PP, Sandro Roberto Selmo foi acompanhado pela Coordenadora Nacional da Coalizão Não Fracking Brasil, pelo Clima, Alma e Vida, Nicole Figueiredo de Oliveira. Ela é Consultora Global Cities, da ONU. Também participando: Galileu Marinho das Chagas, da UEL (Especialista em Direito Ambiental pela PUC/PR); o Prefeito Nelson Roberto Bugalho; o Procurador da República, Dr.Luis Roberto Gomes; Ricardo Hirata, do Instituto de Geociências, Pesquisa de Águas Subterrâneas e Geólogo da Unesp. Hirata tem Doutorado e Mestrado na USP e Pós-Doutoramento na Universidade de Waterloo/Canadá. Juntamente com ele, os Profs.Drs.Antonio César Leal e Encarnita Salas Martin, ambos da FCT/Unesp - e o Prefeito de Teodoro Sampaio, Ailton César Herling.

Com relação à Ação Civil Pública, consta da sentença pronunciada em favor do Ministério Público Federal: "Na Audiência Pública: sobre a viabilidade da exploração não houve participação de órgãos federais, estaduais, ambientais e indígenas, diretamente afetados. O MPF se concentra muito no risco de contaminação de águas subterrâneas por atividade de exploração de gás natural, a partir dos folhelhos". Além disso, citou por diversas vezes supostos riscos que seriam suportados pelo importantíssimo Aquífero Guarani. Em outro tópico: denuncia a Agência Nacional de Água - ANA - pela ausência de manifestação sobre os recursos hídricos afetados, bem como a inexistência de pareceres técnicos do Departamento de Águas e Energia Elétrica/DAEE e do IBAMA. O Ministério Público Federal conclui suas informações com a frase: "Todos têm direito ao meio ambiente, ecologicamente equilibrado"...  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


domingo, 1 de outubro de 2017

Árvore símbolo do Centenário de Prudente, ganha Exposição com repercussão em toda a região !

Nascida em Cajuru/SP, Nilza Fumagalli vive em Pres.Prudente desde 1968.
O cenário da transformação.

No Parque do Povo, no ano do Centenário de Presidente Prudente uma das mais belas floradas dos Ipês Rosa em Tela.
As floradas prncipais - especialmente da variedade Rosa - se transformaram no símbolo do "Centenário de Prudente";
   Usando as cores e o sentimentalismo: definição dada pela Artista Plástica que começou como Autodidata: Questão de"Autoestima".

A Profª.Aposentada - que adotou as Artes Plásticas como sua mais nova
ocupação - realizou uma Exposição inédita e homenageou muita gente.
Ao todo, trinta (incluindo entidades e instituições públicas da cidade).
Barbosa da Silveira, entre os mais
antigos jornalistas homenageados.



A Professora Nilza, fez questão de incluir em sua lista de homenageados não só os mais antigos ou personalidades de
destaque atual, mas também os menos idosos. Como esta menina de 7 anos e a mais corajosa,com 11 anos de idade.
A sessão especial dedicada à premiação comemorativa ao "Centenário de
Pres.Prudente", reuniu uma seleta platéia no Centro Cultural Matarazzo.
Nós também fomos lembrados.
  Dois eventos diferenciados no mesmo local: A história dos Ipês e a  premiação daqueles que mais contribuíram para a arte cultural. Na cidade e região de Prudente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A história dos Ipês, mereceu destaque especial com uma maravilhosa
Exposição de Telas de autoria da Profª.Nilza Fumagalli, conforme se verifica
nesta imagem mostrada pela homenageada, Elaine Bertaco da VEM/PP.
Polícia Militar também foi lembrada.

                                                                 Entre os mais destacados para as homenagens, estão os Bombeiros.
   ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
  Nesta cena, colhida durante as homenagens prestadas na Sala de Cinema do Centro Cultural Matarazzo, um destaque especial para a Polícia Militar - incluindo integrantes do Corpo de Bombeiros - e outras Instituições locais. Além de pessoas gradas, especialmente convidadas.
                                                             ------------------------
Ela está prestes a comemorar seus 50 anos de vivência e convivência em Presidente Prudente. É Professora Primária (aposentada há 27 anos) e se dedica às Artes Plásticas com um Ateliê instalado à Rua Vicente Bácaro, nº 375 (Vila Bôscoli), por onde passaram mais de 100 alunos. Nilza Fumagalli formou-se pela Escola "Galdino de Castro"/Cajuru-SP, em 1963. Dedicou-se ao Magistério a partir de 1964 após ser transferida para Tupi Paulista, e de lá, para Dracena, Alfredo Marcondes e Presidente Prudente, em 1968. Aqui, ela teve atuação como Professora das Escolas Estaduais "Maria Luíza Bastos" e "Krizan Martin" até se aposentar em 1990. Sobre sua vocação para as Artes Plásticas diz que começou como Autodidata". Teve algumas aulas de Educação Artística para aperfeiçoamento até se apresentar no SENAC de Presidente Prudente em busca de novos conhecimentos, que adquiriu com o apoio do Prof. Izildo. Posteriormente  participou de cursos especializados em São Paulo, Osvaldo Cruz, Uberlândia e Ribeirão Preto.

Nilza sempre gostou de pintar. Frequentou o MASP em São Paulo, onde recebeu importantes ensinamentos para aperfeiçoar sua arte, chegando mesmo a ser convidada a participar de trabalhos, juntamente com o ex-artista plástico uruguaio, Carlos Páez Vilaró e também em outras Galerias. Até agora, ela admite ter produzido cerca de 4 mil telas - algumas sob encomenda e destinadas a diversas cidades - incluindo São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e outros Estados. A nível de interior de São Paulo revela ter sido convidada para participar de inúmeros eventos sociais, com destaque para as cidades de Ribeirão Preto, Uberaba, Presidente Epitácio e Presidente Prudente (Prudenshopping e Centro Cultural Matarazzo).

Quando decidiu produzir telas enfocando a florada dos Ipês, teve sua inspiração ao ver inúmeras fotos reproduzidas pelo nosso blog (Memórias de um Repórter do Interior"). Por isso, resolveu montar sua Exposição de telas onde se evidenciou a exuberância das árvores escolhidas como "Símbolo do Centenário" da cidade. Com essa inspiração, ela reproduziu o mais belo cenário dessa fase festiva da florada dos Ipês:Rosa, Amarelo e Branco. Telas de aspectos os mais diferentes foram mostrados ao público local  durante o mês de Setembro/2017.  Como retribuição, a Profª.Nilza Fumagalli decidiu prestar homenagens aos que mais contribuíram para o êxito dessa Exposição. Não faltando as Instituições Públicas: Policia Militar, Bombeiros, Tra-Noi, Vigilância Epidemiológica, Câmara Municipal, ETEC, Geriatra, Gari, Coletor de Lixo, Servidores da Secretaria Municipal de Cultural, Idosos, Jornalistas e meninas menos idosas ou mais corajosas.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia