"Se todas as cidades fossem iguais a Presidente Prudente o Circo não morreria" - célebre frase deixada no Parque do Povo por Alexandre Vostok. |
A primeira área reservada para os Circos, agora é Praça do Centenário |
Uma triste história que envolveu anos passados o Circo Norte Americano. Abaixo: "Pacoca" e Dedé Santana. Nosso palhaço foi o homenageado |
Presidente Prudente recebe todos que aqui chegam, de braços abertos !
Mons.Miguel - Reitor do Seminário e os Seminaristas aguardando o espetáculo. |
- FOTOS CEDIDAS - |
Para alunos da Rede Municipal de Ensino, crianças e jovens atendidos por projetos sociais e assistenciais, a participação como convidados do Prefeito Nelson Roberto Bugalho e do Empresário Marcos Frota neste espetáculo público, foi um acontecimento marcante e inesquecível. -------------------------------------------------- A Arte circense é uma das mais antigas na história da humanidade. Para nós brasileiros - especialmente de Presidente Prudente - os Circos que aqui estiveram no decorrer dos últimos 100 anos, em sua maioria ficaram na memória de todos. Os primeiros vieram dos tempos de Cornélio Pires, Nho Pai, Motinha e Nhá Fia, Rapa-Rapa, Cumpadre Moreira, Circo de Moscou, Garcia, Real Madrid, Norte Americano, Rombini, Orlando Orfei, Rosa dos Ventos, Bremer, Medrano, Koner, Portugal e outros. Cada um tinha uma especialidade. Eram os Circos Teatros, com suas peças que mexiam com os corações da plateia, a começar pela encenação da peça "E o céu uniu dois corações". Vieram depois, os shows musicais com duplas e trios sertanejos, sanfoneiros e cantores. Quem não se lembra das apresentações de Raul Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Alvarenga e Ranchinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Zico e Zeca, Tião Carreiro e Pardinho, Mariano e Caçulinha, Irmãs Galvão, Cascatinha e Inhana, Mário Zan, Beto Carrreiro, Sérgio Reis e tantos outros. Também não se esquecendo dos Palhaços, Humoristas e Trapezistas Voadores, Globo da Morte, Animais do zoológico, domésticos ou de montaria. Os locais demarcados para a realização dos espetáculos eram determinados pela Prefeitura, na área central e posteriormente na periferia.
Na juventude, tive a oportunidade de conviver com os artistas circenses em razão da atividade profissional que exercia como Locutor e Apresentador de Programas de Auditório na Rádio Presidente Venceslau. Lá, em determinado período chegou o Circo Rapa-Rapa, dedicado a espetáculos teatrais, dentre outros atrativos. A Peça "O céu uniu dois corações", mexeu com as moças e uma delas se apaixonou pelo Artista do Circo que fazia o papel de galã. Resultado: quando o Circo levantou acampamento, a moça foi junto, abandonando a cidade e sua família. O Rapa-Rapa ficou famoso, embora difamado. Aqui em Presidente Prudente, o Circo Norte Americano também entrou para a história, quando um de seus Leões escapou da jaula e deixou a população em sobressalto. Resultado: foram requisitados Atiradores de Elite junto à Policia Militar e Tiro de Guerra para fazer a "caçada" do Leão, que foi morto a tiros. Depois, a pedido de um médico ortopedista, o felino foi empalhado (taxidermia) e entregue ao Museu Histórico Municipal como peça importante para os visitantes. O Leão posteriormente foi cedido ao então candidato a Deputado Federal, Pe.Francisco Leão que o adotou como simbolo de sua campanha, sendo eleito com excelente votação. Hoje, o Leão embalsamado está em poder da Policia Ambiental. Quem esteve também em Presidente Prudente para homenagear o Palhaço "Paçoca" em 23 de Janeiro de 2010, foi o humorista Dedé Santana, integrante dos "Trapalhões".
Nos últimos anos, as atenções do público para os espetáculos circenses estiveram voltados para o Parque do Povo. Foi ali (bem ao lado da sede da OAB-SP/Reg.de Prudente), em atenção à sugestão de jornalistas prudentinos que em 1980, o então Prefeito Paulo Constantino determinou que no Parque do Povo fosse demarcada uma área, especialmente para a acolhida de Circos e Parques de Diversões. Alexandre Vostok, do Circo de Moscow, foi quem inaugurou aquele espaço público, deixando uma placa com os seguintes dizeres: "Se todas as cidades fossem iguais a Presidente Prudente, o Circo não morreria". Mais recentemente, com as comemorações do centenário da cidade, decidiu o prefeito Nelson Roberto Bugalho, utilizar aquela área para implantação da "Praça do Centenário". Como consequência, foi criado novo espaço para o acolhimento de Circos e Parques de Diversões, no Centro Olímpico, onde Marcos Frota foi um dos empresários do ramo circense a utilizá-la durante o período em que o Mirage Circus, aqui permaneceu. Num dos últimos espetáculos, o Prefeito e o Empresário estiveram juntos acompanhando os convidados em número aproximado de 2 mil pessoas. Ambos aproveitaram para interagir com o público presente. "É uma honra receber alguém como Marcos Frota aqui em Prudente. Uma pessoa com o espírito jovem e alegre, que serve de exemplo para todos nós" - concluiu Bugalho.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia