sábado, 23 de junho de 2018

CIOP: Um Consórcio Intermunicipal com atuação em 23 municípios do Oeste Paulista !

        Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista - C I O P -














          A Instituição municipalista tem sua sede em Presidente Prudente, à Rua Cel.Albino,nº550. Ailton César Herling (Prefeito de Teodoro Sampaio) é o Presidente.   

Os 23 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do
Oeste Paulista estão integrados num esquema dos mais desenvolvidos.
A descentralização do serviço favorece a economia regional. 
Reuniões - todos os meses - com
assistência jurídica e administrativa.

Carlos Augusto Vreche é o Diretor
Administrativo do CIOP. 



As reuniões do CIOP se desenvolvem frequentemente,
com boa participação de todos os Prefeitos que a integram.

      A descentralização implantada na região de Presidente Prudente pelo CIOP abre espaço para a Integração, incentivando o desenvolvimento local e Regional - diz o Presidente da Instituição, Ailton César Herling durante o último encontro.


                                                                                                               A informação mais importante representando uma nova conquista, diz respeito à assinatura de convênios com o Governo do Estado - através dos quais - será beneficiada toda a região na área de jurisdição do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista - CIOP - constituída por 23 municípios.                                                               --------------------------------------
O Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista - CIOP - é uma Instituição que congrega 23 municípios do Extremo-Oeste de São Paulo. Sua sede está localizada em Presidente Prudente à Rua Cel.Albino, 550 (ao lado do Ginásio Municipal de Esportes). Para o atendimento em sua área de jurisdição, o CIOP mantém um quadro de 595 funcionários e 11 estagiários. A população concentrada nessa área de operação - segundo estimativa do Diretor Executivo Carlos Augusto Vreche - totaliza 503.123 habitantes e está assim representada: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Euclides da Cunha Paulista, Flórida Paulista, Flora Rica, Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Nova Aliança, Ouro Verde, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, Rosana, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Teodoro Sampaio. Empresário do ramo de Transportes, o atual Presidente do Consórcio, Ailton César Herling é Prefeito de Teodoro Sampaio desde 2012, quando foi eleito com 67,03% do eleitorado pelo PSB para seu 1º mandato, de 2013 a 2016. Nesse mesmo ano foi reeleito para cumprir novo mandato - de 2017 a 2020 - com 60,68% dos votos da população. Ainda em 2017 assumiu a Presidência do CIOP cumprindo seu 1º mandato, sendo posteriormente reeleito para o período de Janeiro a Dezembro de 2018. 

O Presidente Ailton César Herling disse-nos que o CIOP funciona como Personalidade Jurídica de direito público e autárquico da espécie Associação Pública, integrante da administração indireta de todos os Consorciados. Sem fins lucrativos foi criado por Lei de forma voluntária. No que tange a área de atuação, o Consórcio assim definido no Estatuto, pode atuar na Assistência Social e Cidadania; Educação, Empregos; Infraestrutura, Sistema Viário e Mobilidade Urbana. E ainda: Ambiente, Saúde, Saneamento Básico; Segurança Pública, Turismo, Agricultura e Pecuária. Os trabalhos são desenvolvidos em termos regionais , com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos. É a forma de buscar sempre a minimização de custos, maximização de benefícios, pautando suas ações nos princípios jurídicos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e supremacia do interesse público. Sempre em prol do desenvolvimento e integração regional dos municípios consorciados. 

Nos planos do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista, destaque com prioridade é dado para a Propositura de Ação Patronal para Autarquia, com aproximadamente 22% sobre a folha de  pagamento de
seus funcionários. Isto é, após a declaração de imunidade tributária, gozará de uma benesse que lhe proporcionará novas possibilidades para investimentos, como: melhorias de estruturação de seus setores, possibilidade de novas contratações e desenvolvimento de novos projetos. Haja visto a grande economicidade que uma redução pode trazer à Entidade e entes consorciados. Exemplo: uma Folha de Pagamento Salarial de 1 milhão de reais terá dedução aproximada de 220 mil Reais. Nos novos planos do CIOP se inclui a implantação do Projeto SUASA-Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, um novo sistema de inspeção organizado de forma unificada. Trata-se de uma ação descentralizada e integrada entre a União - através do mapa que coordena o sistema - como Instância Central e Superior, os Estados e Distrito Federal (como Instância Intermediária), e os municípios como Instância local, mediante adesão voluntária. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL-Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


quarta-feira, 13 de junho de 2018

1ª Festa da batata doce movimenta toda a região de Presidente Prudente !

A mesa que presidiu os trabalhos no Auditório do SENAI em Prudente.
Presença de autoridades, produtores e empresários do comércio e indústria.
No pré-lançamento da 1ª BATATEC
no dia 6, presença de grande plateia 

 Industrial e produtores, juntos.  
Inacreditável: A batata doce já é utilizada também na produção de cerveja,
cachaça, álcool  (Etanol), massas alimentícias, pães e confeitos. Durante o
pré-lançamento da 1ª Feira da Batata Doce no SENAI, houve demonstração
geral do que pode ser feito, começando por uma variedade de produtos.  


A direção do SENAI em Presidente Prudente, adotou a batata doce para
utilização nas aulas do curso de Panificação e os resultados foram até certo
pontos, surpreendentes. Para provar, ofereceu aos visitantes uma variedade
de produtos de consumo doméstico, extraídos da batata doce. 
    Apoio da classe empresarial ! 
Laudério L.Botigelli e Waldy Olivetti.

                                                             O que foi demonstrado no Pré-lançamento no SENAI, estará à venda para todos os interessados no Evento deste fim de semana no IBC - Centro de Eventos. 


O Professor de Química do SENAI, Marcos Roberto Ruiz empolgou a
plateia presente no Auditório do SENAI em Presidente Prudente, ao falar
sobre a importância da batata doce para a produção de pães e doces.
Brigadeiros e beijinhos p/degustação.
Excelente aproveitamento/panificação.

                               -------                                                                          Uma variada linha de produtos extraídos da batata doce passa a figurar no  cardápio diário da Dona de casa, como uma nova opção da gastronomia. 

Doces variados c/uso de batata doce. 
O Prefeito Nelson R.Bugalho, de Presidente Prudente enaltece o evento.
                 A batata doce é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio e vitaminas A, C e E.

Aqui, uma amostragem geral da linha de produtos de confeitaria e panificação, produzida pela Equipe do SENAI a título de demonstração, durante a realização do pré-lançamento da 1ª Feira de Tecnologia da batata doce pela APROBARPP.                                                                                                  --------------------------

Presidente Prudente e toda a região vivem um clima de expectativa. Neste final de semana, realiza-se no IBC - Centro de Eventos - a 1ª BATATEC - Feira Tecnológica da Batata Doce. Essa ocasião nada mais é do que uma oportunidade excepcional para mostrar nossa nova potencialidade econômica através da produção regional de batata doce, ora transformada num dos grandes investimentos do Agronegócio. Nossa região já ganhou projeção nacional como uma das maiores produtoras dessa leguminosa, partindo do princípio de que já somos considerados os maiores produtores do Estado de São Paulo. O destaque é para a variedade canadense, a mais cultivada da área regional e além de expor sua produção, a Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente e Região/APROBARPP, tornou-se uma Aliada para garantir a conquista de novos mercados no Brasil e no Exterior, beneficiando diretamente nossos produtores. Pesquisadores das Universidades do Tocantins, Unesp e Unoeste que estiveram participando do pré-lançamento da 1ª BATATEC disseram: "Estamos trazendo para Presidente Prudente os maiores especialistas da cultura de batata doce, que são destaque em todo o País. É uma oportunidade única de ouvir sobre assuntos novos, como a produção de Etanol extraído da batata doce, dentre outras atividades desenvolvidas".
   
Considerada a "preferida das academias" por ser mais nutritiva que a batata comum - e ajudar quem quer perder peso - a batata doce possui baixo índice glicêmico, ou seja: o amido (de forma diferenciada), não é processado imediatamente  no organismo. A cultura da batata doce é abundante e pode ser colhida 4 vezes ao ano e a região de Presidente Prudente se tornou a maior produtora do Estado. Em termos nacionais, só perde par ao Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a CATI, em toda a região são cultivados cerca de 3.254 hectares, garantindo uma produção equivalente à soma de 52 milhões, 854,24 toneladas por ano, que correspondem a 2 milhões, 202.260 caixas de 24 kg. A produtividade gira em torno de 16,25 t/hectare. Só no município de Presidente Prudente a área cultivada é de 800 hectares, seguida por Pirapozinho com 500 hectares plantados no último período. Segundo o Pesquisador Ricardo Firetti, do Polo Regional da Alta Sorocabana/APCA, o mercado da batata doce vive um momento de evolução. O aumento do consumo se verifica desde 2014, de onde as vendas aumentaram consideravelmente, De 2.500 para 5.000 kg/mês e a partir de 2016, além do consumo interno aumentaram as exportações, principalmente para a Argentina e outros países do continente europeu.    

O Governo de Presidente Prudente promove por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ SEDEPP - entre 15 e 17 de Junho - a 1ª BATATEC - Feira Tecnológica da Batata Doce - com ínico às 19hs de 6ª feira (15) no IBC - Centro de Eventos, com Show de Ely Guimarães. Em seguida (19h30) haverá palestra sob o tema: "Empreendedorismo no Agronegócio". Presidente Prudente vai recepcionar os maiores pesquisadores brasileiros, especialmente das Universidades de Tocantins, Unesp e Unoeste. O palestrante José Carlos Cavalcante/SEBRAE será o 1º a falar sobre o assunto no dia 15/Junho, seguido por Adauto Mazetti Fernandes, da Unesp/Botucatu, dia 16/Junho; Fábio Rafael Escher/Unoeste; encerrando com perguntas dos participantes. No dia 17/Junho, a programação será desenvolvida após às 9h20, com os palestrantes: Alexandre Furtado Silveira Mello/EMBRAPA-Brasília; Pablo Forlan Vargas/UNESP-Ilha Solteira e Émerson Garcia Cerat/UNESP-Botucatu. No encerramento (dia 17 das 14 às 16hs), o palestrante Márcio Silveira/UFT- Universidade Federal do Tocantins - falará sobre o Etanol extraído da batata doce.

Estudantes, produtores e técnicos estarão presentes para acompanhamento das palestras. Para o público em geral, não haverá cobrança de ingressos. Pede-se apenas que cada pessoa leve como doação, um agasalho ou 1 kg de alimento não perecível. 

 NOTICIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


segunda-feira, 4 de junho de 2018

Jornalismo brasileiro perde uma de suas maiores expressões: Aos 88 anos morreu Audálio Dantas !

O corpo foi velado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e posteriormente cremado no Cemitério de  Vila Alpina.
Em Pres.Prudente no dia 25/10/1975.
Livro de Audálio veio 38 anos depois.
Nesta 2ª e últma visita a Presidente Prudente, o Jornalista e Escritor
Audálio Dantas cumpriu extensa programação cultural  e familiar.
Recepção calorosa ao visitar a UNIESP onde proferiu sua 2ª palestra na cidade de Presidente Prudente em Outº/2013.
A 1ª palestra ocorreu no dia 25/Outº de 1975 na APEC (transformada posteriormente em Universidade) - UNOESTE.


Na visita ao Jornal O IMPARCIAL,
Audálio concedeu entrevista e falou
com o saudoso Geraldo Soller.
Especialmente convidado, o Jornalista e Escritor Audálio Dantas teve a
oportunidade de conhecer o Parque Gráfico do Jornal O IMPARCIAL,
sendo recepcionado pelos Diretores, Deodato Silva e Adelmo S.R.Vanalli.
Foi um dia memorável para o ilustre visitante.



   O Roteiro seguinte do nosso convidado especial envolveu o Centro Cultural Matarazzo, IBC-Centro de Eventos- Museu Histórico Municipal, Calçadão da Maffei e Parque do Povo. 

Em todos os locais visitados, Audálio Dantas falou de sua carreira profissional como Repórter e Escritor. Lembrou 
obras editadas, especialmente Jornais e Revistas e o Livro que o projetou no Brasil e no mundo: "As duas guerras de
Vlado" o que conquistou dois troféus: Juca Pato e Jabuti, além  do Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos, da ONU.    -------------------------------------------------------------------------------------------------
Por toda parte por onde andou Audálio dialogou com todos que o abordaram, inclusive na Feira-Livre da Av.Manoel Goulart, numa manhã de Domingo. Daqui, ele levou a melhor impressão. 



O Jornalista e Escritor já conhecia a fama da Feira-Livre da Av. Manoel
Goulart em Presidente Prudente e fez questão de visitar o local e dialogar
com os Feirantes e todos aqueles que prestigiam essa realização da cidade.
Nas bancas, ele escolheu inúmeros produtos para levar como lembrança. 
No IBC-Centro de Eventos- realização
do 4º Salão do Livro c/Audálio Dantas
Aqui começa o "Papo de Autor"

 No Salão do Livro - no IBC - foi grande a procura pelo novo lançamento:"As duas guerras de Vlado" que dentre outros, conquistou dois importantes Troféus: Juca Pato e Jabuti/2013  

Audálio Dantas deu mostras de prestígio e popularidade por sua atuação
destacada na imprensa brasileira. Ele começou na FOLHA, década de 1950
No Salão do Livro: "Papo de Autor"

No áuge de sua carreira profissional, Audálio Dantas recebeu da ONU o Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos, além de muitas condecorações, homenagens e outros títulos honoríficos. 


 Ao grande Jornalista e Escritor, Presidente Prudente tributou seu reconhecimento pela sua obra literária e também por sua atuação como Presidente do Sindicato e Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, além de Deputado Federal pelo MDB. Foi ele a principal voz a denunciar a tortura e a execução de Vladimir Herzog em 1975.                                                                                                                                                                  ------------------------------------------------------------

Audálio Ferreira Dantas, Alagoano de Tanque D'Arco, nasceu no dia 08 de Julho de 1929. Ingressou na carreira jornalistica em 1954 como Repórter da "Folha da Manhã" (transformada posteriormente em Folha de São Paulo). Depois atuou em várias Revistas de circulação nacional, como: O Cruzeiro, Quatro Rodas, Realidade, Veja e outras. Como Jornalista foi eleito Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo no período de 1975 a 1978. Depois elegeu-se na década de 1970 como Presidente da Federação Nacional/FENAJ e Deputado Federal (MDB-SP). Seu 1º contato com a região de Presidente Prudente foi em 1975, exatamente no dia em que o Chefe de Jornalismo da TV Cultura, Vladimir Herzog foi executado nas dependências do DOI-CODI em São Paulo. Audálio Dantas falava aqui sobre "Liberdade de Imprensa" numa palestra que pronunciou a convite da Associação Prudentina de Educação e Cultura/APEC, quando recebeu a noticia por telefone. A partir daí se mobilizou usando todas as forças disponíveis para provar que não foi o "suicídio"  que levou Herzog à morte, o que ficou comprovado anos depois graças à atuação do Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, junto à Comissão da Verdade. Tudo isso resultou num testamento publicado nas 406 páginas do Livro "As duas guerras de Vlado", de autoria do Jornalista e Escritor Audálio Dantas. Seu 1º relato em 1975, cita Presidente Prudente como referência inicial às paginas 224 e 225.

Audálio Dantas se notabilizou pelo seu 1º trabalho profissional ao revelar a figura humana de Clementina Maria de Jesus, uma favelada do Canindé/SP que escreveu um diário transformado em livro com a denominação de "Quarto de despejo". A obra literária repercutiu tanto, que se transformou num "best seller" com 13 versões em outros idiomas. Depois vieram novos títulos, como: O Circo do desespero; Tempo de luta - Reportagem de uma atuação parlamentar; O chão de Graciliano; O menino Lula; Tempo de Reportagem e logo a seguir: "As duas guerras de Vlado" com premiações através dos Troféus Juca Pato e Jabuti. Além disso, recebeu da ONU, o Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos em 1981 por seus trabalhos voltados às questões sociais. 

Em sua última passagem por Presidente Prudente em 2013, Audálio Dantas fez questão de visitar a Redação do Jornal O Imparcial, onde bem recepcionado por Diretores, Redatores e Repórteres, oportunidade em que concedeu entrevista. Da mesma forma, quiz abraçar pessoalmente ou enviar suas congratulações aos principais colunistas do Jornal. Entre eles, Barbosa da Silveira, Sinomar Calmona  e o saudoso Geraldo Soller. Depois percorreu vários pontos da cidade, conversou com membros da comunidade e proferiu palestra na UNIESP. Participou do 4º Salão do Livro no IBC - Centro de Eventos, visitou as dependências do Centro Cultural Matarazzo e no último dia de visita fez questão de conhecer pessoalmente a Feira-Livre da Avenida Manoel Goulart, onde conversou com vários feirantes.   

A morte de Audálio Dantas (aos 88 anos de idade), vítima de um câncer que o acometeu desde 2015 comoveu o Brasil inteiro. Particularmente os meios de comunicação que deram ampla cobertura ao triste acontecimento. Velado na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, teve seu corpo cremado no Cemitério de Vila Alpina na Capital do Estado. O Instituto Vladimir Herzog divulgou a seguinte nota: "Em defesa do Estado de Direito, da verdade, da Justiça e da memória do amigo que acabara de ter a vida interrompida, Audálio enfrentou os poderosos do momento e exigiu que a morte de Herzog fosse esclarecida. (...) Audálio foi testemunha e protagonista, escreveu a História e nela foi inscrito". 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia