segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Festival Literário substituiu o "Salão do Livro" com pleno sucesso em Presidente Prudente !

Bate papo que mais chamou a atenção, com o Jornalista e Escritor
Marcelo Rubens Paiva  foi prestigiado por um grande público
que superlotou as dependências da  Sala de Cinema do Matarazzo.
        Presença de Lucélia Santos !
Nicolly Bueno com novo lançamento
Depois de um longo bate-papo com a plateia reunida no Centro
Cultural Matarazzo, onde respondeu à inúmeras indagações, Marcelo
Rubens Paiva se colocou  à disposição de todos para autógrafos.


          OO

Um público selecionado acompanhou com a maior atenção as palestras e apresentações do Festival da Literatura.
O Maestro Luizão deu um "Show" prá valer. Ao lado, novos lançamentos.

O Projeto Camerata nasceu em 1996 e pretendia não só formar instrumentistas de cordas, mas criar uma nova cultura musical. O Projeto cresceu e reúne nos dias atuais, cerca de 160 alunos a partir dos três anos de idade, em grupos. 

O trabalho desenvolvido pelo Maestro Luiz Antonio Peres Filho (Luizão) é sério, incentiva novos talentos e estimula o gosto e o prazer de estudar um instrumento e de apreciar a arte musical.





   O que mais chamou a atenção dos visitantes, foi o elevado número de trabalhos de Literatura.
Prof.Caetano:o mais novo lançamento

                  Fábio Nougueira: O Clipe é uma realização.O produto final, um livro.
                                                                                                                                                           A Associação Prudentina de Escritores -APE- marcou presença no FLITPP 2018 festivalliterário, tendo conquistado inúmeras premiações..

A 12ª Edição desse Concurso Literário (como as demais), reverencia a memória da saudosa Profª.Ruth Campos e contou com cerca de 350 inscritos e 450 textos elaborados pelos participantes. Incluindo associados da Associação Prudentina de Escritores - A.P.E. -  presidida pelo Professor Carlos Francisco Freixo.                                             ------------------------------------                   No período compreendido entre 24 de Agosto e 02 de Setembro, Presidente Prudente sediou o FLITPP - Festivalliterário/2018 - que acolheu milhares de participantes. Foi uma programação cultural e artística que movimentou todos os corredores do Centro Cultural Matarazzo, sendo desenvolvida pelas Secretarias Municipais da Cultura, Educação e Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal. O evento é uma evolução do Salão do Livro que por oito anos agitou a cena literária da cidade e região. Para isso, contou este ano com a organização da Spoladore Eventos e INCL e apoio dos Pontos MIS, Sesi/SP, Inova Prudente, Sesc e Secretaria do Estado da Cultura.  Na extensa programação desenvolvida, destaque especial para as atrizes e cineastas: Lucélia Santos - personagem histórica que viveu a Escrava Isaura - e Eliza Lucinda. Nos dias seguintes veio o bate-papo com os Jornalistas: Ricardo Azevedo, Marcelo Rubens Paiva,  Nicolly Bueno, Jairo Melo e outros convidados. Com seu livro de crônicas e fotos, o músico Supla e o Professor e escritor José Caetano da Silva encerraram o Festival.  

  

Para cumprir essa extensa jornada cultural e artística, a organização do FLITPP mobilizou centenas de servidores, sob a coordenação  do Secretário Fábio Nougueira (Secretário Municipal de Cultura) e Assessores. Em movimentação permanente o Teatro Paulo Roberto Lisboa; o Auditório Sebastião Jorge Chammé; a Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo; o Corredor de Leituras; o Boulevard "Os Sombras e os Temperamentais"; a Biblioteca Municipal "Dr.Abelardo de Cerqueira César"; o Espaço Laje e outras dependências. A presença do Jornalista e Escritor Marcelo Rubens Paiva serviu para comprovar sua popularidade e prestígio junto aos seus leitores. Foi a 1ª vez que ele veio a Presidente Prudente. Ele é paulistano e mudou para o Rio de Janeiro aos 6 anos de idade, depois que o pai (Rubens Paiva) que era Deputado Federal foi cassado e exilado após o golpe militar de 1964. Misteriosamente, desapareceu sem deixar vestígios, admitindo-se ter sido torturado e executado.


Marcelo Rubens Paiva ficou tetraplégico ao fraturar a 5ª vértebra cervical. Mas voltou a se locomover (com mãos e braços), graças à fisioterapia. Desse episódio nasceu o livro que o consagrou como grande escritor, intitulado "Feliz Ano Velho", que recebeu durante o Festival Literário de Presidente Prudente, muita procura p/autógrafos. Ele tem formação em Rádio e TV pela USP e UNICAMP. Escreve peças de Teatro e desde 2004 atua como Redator e Comentarista do Estadão, com inúmeras premiações. Marcando o encerramento do evento na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo houve apresentação do Projeto "Camerata" do Maestro Luizão. Em seguida, as premiações do XII Concurso Literário, reunindo grande número de participantes. Marcante atuação da Associação Prudentina de Escritores/APE. Coletânea constituída de 100 páginas impressas em p.b.com mensagem do Prefeito Nelson R.Bugalho e Prefácio assinado por José Fábio Sousa Nougueira (Secretário Municipal de Cultura). A publicação evidencia a atuação da saudosa Profª.Ruth Campos Santos e conta com 32 Poesias e 23 Contos e Crônicas.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário