sexta-feira, 23 de novembro de 2018

No Centro Cultural Matarazzo, as mais expressivas demonstrações de arte, cultura e lazer com empolgação !

A Exposição denominada "Estação da Língua Portuguesa" 
estará aberta ao público até o dia 1º de Dezembro.
O Centro Cultural aguarda sua visita.

O Historiador Jorge Couto tem importantes testemunhos para nos contar. 

Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa já recebeu mais de 4 milhões de visitantes. É o 1º do mundo. que trouxe ao Brasil um novo conceito museográfico e alia Tecnologia à Educação. Não deixe de visitá-lo !

                                                                                                                 -  F O T O S   C E D I D A S  -
De 1.500 até 2018, os fatos acontecidos no Brasil se tornaram incontáveis, especialmente no meio indígena.

No local da Exposição, existe uma equipe para dar os informes necessários.
A Estação da Língua tem fatos e fotos extraordinários para nos mostrar até o dia 1º de Dezembro de 2018.
O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de
São Paulo - por meio da Secretaria da Cultura - em parceria com a Fundação
Roberto Marinho. Apoio do Governo Municipal de Presidente Prudente-SP
O IDBrasilI é a Organização Social
responsável p/gestão do Museu.

 Este Museu foi atingido por um incêndio em 2015 e atualmente está em reconstrução. Nota: A obra está dividida em três etapas, com reabertura prevista para o ano 2019. 

Presidente Prudente sediou também o FENTEPP - Feira Nacional do Teatro - entre 9 a 18/Novº no Teatro "Paulo Roberto Lisboa"e finalizou os espetáculos com  "Suassuna" - O Auto do Reino do Sol. O Festival reuniu mais de 450 inscritos de dezessete Estados brasileiros e envolvimento de mais de 200 artistas.                                                                                                                                                                                  -------------------------------------                                     Nunca a cidade de Presidente Prudente reuniu tantas atividades artísticas e culturais como agora no apagar das luzes do ano 2018. O Centro Cultural Matarazzo concentra as principais atividades, recebendo renomados grupos teatrais e artistas da maior projeção no cenário artístico brasileiro. Tudo com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura que tem como titular, o Prof. José Fábio de Souza Nougueira. "O FENTEPP chega ao seu 24º ano, honrando essa vocação do teatro como arte que congrega a cidade e discute o seu tempo" - disse o Prefeito Nelson Roberto Bugalho durante a abertura do Festival. E os Curadores Denilson Biguete, Francisco Medeiros e Kil Abreu complementam: "Em qualquer um destes momentos, diante da cena o público vai notar maneiras não tão comuns, com as quais os artistas selecionados nos chamam para ver não só o teatro, mas a própria vida".


Não foi apenas o FENTEPP que empolgou a comunidade local e regional. Outras atividades também foram desenvolvidas durante o ano inteiro. Quem não se recorda do "Salão do Livro", agora com a denominação de FLITPP (Festival Literário de Presidente Prudente), numa justa homenagem a todos os Escritores da cidade e região. Fábio Nougueira em entrevista ao Jornal O Imparcial, explica: "Ao todo, 42 atividades integraram a programação do FENTEPP. Incluindo atividade adulto e infanto-juvenil, atividades formativas paralelas, além de música e dança. Mais de 200 artistas estiveram envolvidos nas apresentações. As atividades foram realizadas em 11 locais diferentes" - disse. As atividades foram desenvolvidas em 11 locais diferentes: Centro Cultural Matarazzo, Praça da Juventude Francisco Vinha, IBC-Centro de Eventos, Parque do Povo, Parque Shopping Prudente, Praça 9 de Julho, Praça Central do Distrito de Eneida, Praça Dóbio Zaina, Prudenshopping, SESC/Thermas e FCT/Unesp.


Quanto à Estação da Língua Portuguesa - que é importante conhecer - a Exposição está franqueada ao público até 1º de Dezembro (das 08h30 até às 20h00). A mostra fez uma verdadeira viagem e traz fotos, poesias, depoimentos de pessoas que vivem em outros países, cuja língua mãe retrata o maior patrimônio vivo de um povo: o idioma. "A Exposição utiliza recursos tecnológicos, interativos, sons, imagem e acessibilidade para contar a história da língua portuguesa de uma forma inédita" - explica o arquiteto e sócio da Arquipron, Fernando Arouca. A Estação da Língua Portuguesa também receberá grupos e escolas para visitas monitoradas. Chamar pelo telefone: 3226-3399.A viagem do idioma começa com um vídeo animação que mostra a formação da Língua Portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses que levaram o idioma para outras terras. Animação, narração e trilha sonora foram criadas especialmente para a amostragem da Estação da Língua Portuguesa. 


                           NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar acesse o Twitter:                                                                                    www.twitter.com/altinocorreia  


Nenhum comentário:

Postar um comentário