domingo, 30 de dezembro de 2018

Matriarca de 105 anos de idade comemora seu aniversário, cercada pelo carinho de filhos, netos, bisnetos e tetranetos !

Em torno da figura matriarcal de Dona Alice Amélia Oliveira Correia na cidade de Presidente Venceslau/SP, alguns de seus descendentes !

Nesta singela comemoração festiva dos 105 anos alcançados por Dona Alice, uma justa e merecida comemoração festiva que reuniu nada menos que quatro gerações.  



Em Presidente Venceslau estiveram reunidos na tarde de

 27 de Dezembro, filhos, netos, bisnetos e tetranetos.

 A Profª.Drª.Maria Antônia também veio prestigiar a aniversariante.    

Família Correia: Dos oito filhos ainda vivos seis marcaram presença na comemoração
festiva dos 105 anos de Dona Alice:  Altino, Adília, Antonio (Toninho), Álvaro,
Alzira e Ana. Ausentes: Albino e Armindo que residem em Presidente Venceslau 
  e Santa Rosa do Viterbo/SP, respectivamente.

A conversação gravada -com som e imagem - foi
reproduzida a seguir, para conhecimento de todos.
VIA INTERNET - COMUNICAÇÃO
COM A BISNETA EM PORTUGAL.
A conversação foi instantânea e
serviu para que Eliane pudesse
falar, ver e ouvir a bisavó no ato
comemorativo ao 105º aniversário,
c/apoio da neta Arlete Aparecida.    

                                             A seguir: preparativos para apagar as velinhas e o corte do bolo.
Esta  foi uma celebração inédita: Dona Alice Amélia 
Oliveira Correia, que comemora seus 105 anos de vida
veio da Bahia e se fixou em Presidente Venceslau desde
1.938. Portanto, ela conta 80 anos de residência na cidade
que a acolheu como todo o carinho, juntamente com o marido, 
(de saudosa memória), Sr. Miguel Pedro Correia e filhos.  
        Tudo pronto ? 



A família da Matriarca Alice Amélia - provavelmente a mais idosa de Presidente Venceslau - é constituída atualmente por 8 filhos (vivos); 24 netos; 30 bisnetos e 7 tetranetos.  

A Matriarca originaria do semi-árido
nordestino saiu de Vila do Palmital,
município de Rio de Contas na Chapada 
Diamantina/BA e tomou a direção de 
Presidente Venceslau, onde se fixou em 
1938 com  o marido e 5 filhos menores.
Matriarca - segundo a Wikipedia - é o 
significado de Mulher e Mãe que assume
uma posição dominante num determinado
grupo social. Dona Alice Amélia Oliveira
Correia, cumpriu sua missão ! 

O bolo tão esperado que fez o maior sucesso ! 
O bisneto Lucas Correia Meneguette em diálogo com a Bisa
Uma festa inesquecível !





  Bisneta e Tetraneta vivem um dos momentos mais felizes ao participar da alegria da "Bisa",
que recebeu além de abraços e flores, presentes e muito amor na comemoração dos 105 anos de
vida, juntamente com os 80 anos de convivência com a cidade que a adotou: Presidente Venceslau.                                                                                                                                        ---------------------------------                                                    A expectativa de vida tende a evoluir. Uma prova disso foi a comemoração dos 105 anos da Matriarca Alice Amélia Oliveira Correia em Presidente Venceslau, cidade que ela adotou juntamente com sua família em 1938. Isto há 80 anos. Ao festejar esse acontecimento de cunho social na última 5ª.feira (27 de Dezembro), a aniversariante se surpreendeu com a presença da maioria de seus descendentes: filhos, netos, bisnetos e tetranetos. Além de pessoas amigas e membros da família. Quando veio para esta cidade do interior de São Paulo, ela se fixou no meio rural juntamente com o marido e cinco filhos menores, onde as condições de vida tinham muito a desejar. Com tenacidade, dedicação, trabalho e amor, Dona Alice superou todos os obstáculos. Decorridos alguns anos, a família já era maior, com nove filhos: Albino, Altino, Adília, Arcênio, Álvaro, Alzira, Armindo, Ana e Antônio (Toninho). Falecidos: Maria Alice - recém-nascida após sua chegada a Presidente Venceslau -e mais recentemente Arcênio Pedro Correia. 

O histórico de vida de Dona Alice mereceu recentemente destaque de um Livro-Reportagem produzido por quatro novas Jornalistas da Faculdade de Comunicação da UNOESTE, onde o personagem principal é o Jornalista Altino Correia. O livro, prestes a ser lançado em 2ª Edição recebeu o título de "Altino - O Repórter do Interior" e as primeiras páginas trazem um relato detalhado da origem da família. A Matriarca da família Correia homenageada pelos seus 105 anos de vida, viajou milhares de quilômetros percorrendo a pé, Trem ou "Pau de Arara" - desde Rio de Contas/BA -até seu destino final: Presidente Venceslau, em 1938. Com ela, a responsabilidade de conduzir numa longa viagem cinco filhos menores, inclusive uma recém-nascida que veio a falecer alguns dias depois de sua chegada na Fazenda Santa Sofia, em Presidente Venceslau.. Daí, a família se transferiu para uma propriedade rural adquirida a 10 km da cidade, onde viveu até os últimos anos da década 40.

Católica Apostólica Romana e frequentadora assídua da Igreja, Dona Alice teve destaque especial num Coral da Igreja Nossa Senhora. de Fátima, onde dentre outras interpretações se destacou cantando no Coral músicas em Latim, sem nunca ter frequentado qualquer curso de línguas". Ao se aproximar da comemoração dos 100 anos de vida, ela se empolgou tanto que acabou se envolvendo num acidente caseiro que resultou em fratura do Fêmur. Levada para o Hospital Regional/HR passou por cirurgia e foi bem sucedida. Já estava se locomovendo facilmente com a utilização de um "Andador", quando sofreu uma queda e fraturou um dos braços. Recuperada,  tem hoje assistência permanente e companhia dos filhos: Alzira, Álvaro e Ana. O registro histórico dos 105 anos de vida, comemorados festivamente em Presidente Venceslau, mereceu destaque especial do Jornal "Tribuna Livre" com a publicação de matéria de capa, com duas fotos ilustrativas. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia    


sábado, 22 de dezembro de 2018

Bailarino Profissional e Coreógrafo faz parte de uma família tradicional da cidade de Presidente Prudente !

Ex-aluno do Colégio Cristo Rei e 
Colégio Objetivo/PP, Luiz Fernando
 Bongiovanni ("Nando" para os mais
íntimos), vem fazendo uma carreira 
brilhante nos Teatros do Brasil e do 
Exterior. 
- F O T O S  C E D I D A S - 

     Aproveitando o período de festas que antecipa    o Natal, ele veio até Presidente Prudente.          Especialmente para abraçar sua querida mãezinha, Sra. Marlí Bongiovanni Martins.

Dentre vários projetos em elaboração, Luiz Fernando se prepara agora para a apresentação do
"Barbeiro de Sevilha, a ser programado proximamente no Teatro Municipal de São Paulo.
  

Com apoio governamental, o Balé Teatro Guaíra de Curitiba/PR promoveu
importantes espetáculos, com ênfase especial  na história arquetípica de
"O Lago dos Cisnes", baseada em lendas medievais. Luiz Fernando se
fez presente com destacada atuação, inclusive no Teatro Municipal do RJ. 





Com 48 anos de idade, Luiz Fernando é graduado em Filosofia pela USP e          Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Trabalhou como Bailarino Profissional, no Brasil e na Europa. Diretor e Coreógrafo, desenvolve projetos   e trabalhos coreográficos na área de dança contemporânea.

(Fotos produzidas por Silvia Machado/Dicotomia).
O "Lago dos Cisnes" - Coreografia em 4 atos. 
Concepção, Coreografia e Direção de 
    Luiz Fernando Bongiovanni.     
Do Teatro Municipal que o
projetou, "Nando"busca agora
novos horizontes, como Coreó-
grafo e Diretor de Produções.
 


 "Talvez a paternidade seja para mim um grande ponto de partida    para esta produção" - diz Luiz Fernando Bongiovanni. 


 Bailarino Profissional, o jovem Luiz Fernando - de tradicional família de Presidente Prudente - conquistou desde 1993 as principais plateias teatrais da Suíça, Holanda e Suécia. De volta ao Brasil em 2013, vem desenvolvendo trabalhos coreográficos para companhias oficiais. Entre as quais, o Balé Guaíra de Curitiba/ PR, o Balé da Cidade de São Paulo e Teatro Municipal do RJ.                                                                                                                                                         --------------------------------------------------
Nascido no dia 12 ade Dezembro de 1970, o jovem Luiz Fernando Bongiovanni Martins - de tradicional família de Presidente Prudente - é atualmente um dos maiores expoentes das Artes Teatrais no País e em boa parte do Exterior. Embora nascido em São Paulo/Capital, ele viveu aqui sua maravilhosa infância e adolescência, frequentando inicialmente as aulas do Colégio Cristo Rei. Posteriormente se transferiu para o Colégio Objetivo, o que lhe garantiu em 1988 a conquista de uma vaga no Vestibular da Escola de Comunicação/Arte, da Universidade de São Paulo/USP. Daí, em 1993 partiu para a Europa onde iniciou suas atividades em Zurique/Suíça, fazendo parte do Corpo de Balé "Open House" durante três anos. Em seguida, transferiu-se para a Holanda (Rotterdam), com três anos de permanência; e por fim, outros dois anos de aprimoramento na Suécia. Retornando ao Brasil, cursou Filosofia e se graduou como Mestre de Artes da Cena, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. 

A atuação de Luiz Fernando ("Nando" para as pessoas mais íntimas") é impressionante. O Teatro Guaíra, de Curitiba/PR elaborou uma Revista Especial para valorizar os que atuaram na produção e apresentação  do "Lago dos Cisnes". O evento foi visto este ano em Maringá (15 de Agosto) no Teatro Calil Hadad; em Cascavel (dia 18 de Agosto) no Teatro Municipal Sefrin Filho e Curitiba (dias: 6, 7, 8 e 9 de Dezembro), no Teatro Guaíra. A atuação de Luiz Fernando motivou a postagem nessa Revista com duas páginas dedicadas ao Coreógrafo, reunindo: fotos, relato pessoal e dados biográficos mais importantes. A publicação oficial tem o apoio do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e Palco Paraná. O Secretário João Luiz Fiani destacou a obra de Tchaikovsky e enalteceu os movimentos de 23 bailarinos na apresentação e que "ganham vida com a coreografia de Luiz Fernando, que trouxe para a preparação do elenco sua experiência na Europa, onde trabalhou com grandes companhias e coreógrafos, na releitura de grandes clássicos" - disse. 

Em se tratando de uma obra mundialmente conhecida e um grande clássico, o "Lago dos Cisnes" mereceu relato especial: "Desta vez visitada pelo genial  coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni com os cenários e figurinos do renomado William Pereira e com a participação de uma equipe de criação e produção fantástica, deu a este trabalho uma magia única" - diz a publicação. Bailarinos competentes dão movimento a esta linda história de amor, que deverá encantar todas as plateias. Desejamos a todos, um lindo espetáculo - assinam:  Monica Rischbieter, Cleverson Cavalheiro e José Chapulla. Por sua vez, Cinthia Napoli que é Diretora do Balé Teatro Guaíra desde 2012, escreveu: "O Lago dos Cisnes" do nosso querido Bongiovani é capaz de nos tocar profundamente, nos tira do lugar de meros observadores e nos faz vivenciar, de fato" - concluiu. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Livros: Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, dois lançamentos inéditos !


Tudo pronto para o lançamento que aconteceu no Salão da Biblioteca
da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente.
O Prefácio chama a atenção de todos.
Na Abertura da sessão de lançamento do Livro: "Ação Civil Pública Ambiental Trabalhista" o autor Cristiano Lourenço Rodrigues, do Ministério Público do Trabalho/MPT - Regional de Presidente Prudente - é saudado pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Um livro constituído por três capítulos com quase 300 páginas é um dos mais atualizados do País.

Com a palavra o autor do Livro produzido pela Editora Juruá,
Prof.Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues , do Ministério Público
do Trabalho/MPT, que está deixando esta cidade para ser
transferido para a Capital do Estado. Na saudação ele disse:
"A Unesp é o simbolo de minha passagem por Pres.Prudente".
     O Jornalista Sinomar Calmona marcou presença nesse lançamento realizado na FCT/Unesp.
O livro - em fase de lançamento - é considerado no gênero com um dos mais atualizados e pode ser adquirido na CRV.
Uma tese de Doutorado defendida p/Prof. Dr.Silvio Sena, teve como sua Orientadora a Profª.Drª.Célia Maria Guimarães.
Os Autores do Livro fazem importantes revelações nesta obra literária.
Profs.Drs.Silvio e Célia: presenças marcantes no lançamento.
O Livro constituído por 182 páginas
mostra a dialética entre a intervenção
pedagógica no jogo de papeis e o
desenvolvimento psíquico da criança
contemporânea em idade pré-escolar.
(Texto extraído da Sinópse da Editora).
--------------------------------------------------





O Anfiteatro II da FCT/Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - acolheu todos os convidados e pessoas interessadas no lançamento do Livro "Intervenção Pedagógica no jogo de papeis sociais da criança em idade pré-escolar".                                                                                                                                                                                    ------------------------------------                                                                                                                                                                  
Marcando o fechamento do ano 2018, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente registrou o lançamento de dois livros - no Salão da Biblioteca e no Anfiteatro II - por iniciativa dos escritores: Cristiano Lourenço Rodrigues (Procurador do MPT), Profs.Drs.Silvio Sena e Célia Maria Guimarães. Os lançamentos quase simultâneos ocorreram no dia 10 de Dezembro, com a presença de Docentes, Assessores Técnico Administrativos, Alunos e convidados. Durante o lançamento do Livro "Ação Civil Pública Ambiental Trabalhista" a saudação foi feita em nome de todos os presentes, pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Antecipando-se ao lançamento editorial, falou o autor do livro, Dr.Cristiano Lourenço Rodrigues que concluiu seu pronunciamento dizendo que está deixando cidade para se transferir para a Capital do Estado. Mas, a Unesp - acentuou - é o "símbolo de minha passagem por Presidente Prudente". O lançamento seguinte verificou-se no Anfiteatro II, onde o Doutorando Sílvio Sena e sua Orientadora, Profª.Drª. Célia Maria Guimarães mostraram em detalhes seu novo lançamento editorial: o Livro "Intervenção Pedagógica no jogo de papeis sociais da criança em idade pré-escolar".   

Em seu novo livro de quase 300 páginas, Dr.Cristiano destaca três capítulos especiais, com maior ênfase na ação civil pública ambiental e trabalhista (Pags.111 a 279) e no Prefácio exalta com toda justiça: Deus, os pais, a esposa, a filha, o irmão, o amigo Dr.José Amorim Linhares (que me acolheu na tenra juventude e me estendeu a mão como um pai, ensinando-me como ser um jurista ético e honrado). Destaque final para "os amigos e professores que me incentivaram e movidos pela solidariedade me trouxeram até aqui". Há também uma referencia muito especial à Clarice Lispector: "Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela, não poderia sentir a mim mesma".  O Livro de autoria de Silvio Sena e Célia Maria Guimarães é constituído de 180 páginas, com referência especial a uma tese de Doutorado em Educação. Os temas impressos foram desdobrados em quatro capítulos. 

Professor efetivo na Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente desde 1990, Silvio Sena é atualmente membro da Equipe responsável pela construção coletiva do currículo de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mestre em 2007 e Doutor em Educação pela FCT/Unesp em 2018 é membro do Grupo de Pesquisa, Formação, Trabalho Pedagógico e Representações Sociais na Educação Infantil. A Profª.Drª.Célia Maria Guimarães - Mestra desde 1995 e Doutora em Educação pela FFC/Unesp - desde o ano 2000 - com Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa/Portugal - 2010/11/12 e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Professora, Doutora e Assistente Efetivo da Unesp. A Professora Célia tem atuação também no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - SP.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL-Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Rompendo barreiras para reverenciar a memória dos colonizadores do Século XX fomos até Bataguassu/MS !


A Ponte "Hélio Serejo"que interliga São Paulo a Mato Grosso do Sul. 
Os primeiros imigrantes tchecos e
o mapeamento das novas cidades. 


Desta vez fomos mais longe. Ultrapassando as barreiras do Estado de São Paulo, transpomos o caudaloso rio Paraná - a partir da Ponte "Hélio Serejo" - e seguimos diretamente para a cidade matogrossense de Bataguassu..

A Banda Municipal regida pelo Maestro Igor Moraes, abriu as comemorações festivas dos 65 anos da cidade com os Hinos Nacionais do Brasil e da República Tcheca, em homenagem aos colonizadores e pioneiros do município. 
Jan Antonin Bata teria hoje 120 anos.
A Profª Regina Freire mostra à ProfªEmérita Ruth Kunzli. da FCT/Unesp
a assinatura de seu pai, Gothard Kunzli (de saudosa memória), como
autor do projeto que criou o 1ºtraçado de abertura do loteamento de
 Bataguassu, que está comemorando seus 65 anos de fundação. 









Antigos moradores prestigiando o
evento histórico  
As antigas travessias  
Helena Meirelles viveu em Porto XV.
A Profª. Drª. Ruth Kunzli observa
atentamente as imagens de algumas
travessias que eram feitas na região,
margeada pelos rios Pardo e Paraná
nas divisas de Mato Grosso do Sul
com o Estado de São Paulo.
  

O passado e o pioneirismo se fazem presentes nesta Exposição. 



A Consulesa Geral da República Tcheca em São Paulo, Srª Pavla Havrilikova´veio especialmente para prestigiar o evento numa justa homenagem aos empreendedores e desbravadores da região sul matogrossense.
Duas presenças marcantes nesse encontro das antigas e novas gerações.
De um lado, a filha de um desbravador e Engenheiro suiço que teve seu
nome ligado aos novos empreendimentos de Batayporã e Bataguassu.
 

Wladimir Kubic mereceu destaque e
foi representado por filhos e neto.










    São quatro cidades criadas e planejadas pelo Empreendedor Jan Antonin Bata, a saber: Batayporã e Bataguassu em Mato Grosso do Sul,Batatuba na faixa litorânea e Mariápolis no Estado de São Paulo. 
Na formação da mesa que presidiu o evento comemorativo do aniversário
da cidade e homenagens aos desbravadores e pioneiros  de Bataguassu,
a Profª.Drª. Ruth Kunzli ocupou lugar de destaque junto à Consulesa. 
Profª Regina Duarte de Barros do
Vale, Secretária Mun.de Educação. 

Em seu pronunciamento público, a Consulesa da República Tcheca em São Paulo enalteceu a atuação de todos para o desenvolvimento do município - a começar p/pioneiros - representados nesse ato solene por filhos, netos e bisnetos.                                                                                  -------------------------------------------                                    A semana começou muito bem para os nossos vizinhos de Mato Grosso do Sul. Especialmente para a comunidade de Bataguassu (às margens dos rios Pardo e Paraná), com a semana comemorativa aos 65 anos de fundação da cidade. O mais importante foi a valorização dos empreendedores ou desbravadores, juntamente com os pioneiros, representados em sua maioria por filhos, netos e bisnetos. Um destaque todo especial para Jan Antonin Bata, que estivesse vivo teria hoje 120 anos de idade. Com justa razão, ele é tido como o fundador dessa e de outras cidades. Outro aspecto interessante é que o traçado de Bataguassu foi executado por um Engenheiro suiço que residiu e atuou por muitos anos em Presidente Prudente: Gothard Kunzli, pai da Professora Emérita da FCT/Unesp, Ruth Kunzly. Além disso, as homenagens se estenderam a outras personalidades marcantes da época, como é o caso do Sr.Wladimir Kubic (da Cia. de Viação São Paulo-Mato Grosso), de saudosa memória, que em seus últimos anos de vida residiu em Presidente Prudente. O homenageado foi representado no ato comemorativo por dois filhos e um neto.    


Em companhia da Profª.Drª. Ruth Kunzli fomos até Bataguassu para registrar as homenagens tributadas a desbravadores e moradores pioneiros, onde se fizeram presentes (compondo a mesa) a Consulesa da República Tcheca em São Paulo; o representante do Consul Honorário em Batayporã; o representante do Prefeito Municipal; o Presidente da Câmara Municipal; o representante do Centro de Memória; a Secretária Municipal de Educação e Cultura; o representante da comunidade tcheca em Bataguassu; o Secretário Municipal de Esportes; o Secretário Municipal de Administração e Fazenda; o Secretário Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para mulheres; representante dos povos guaranís e kaiowas.   


O ato comemorativo - como parte da Semana Tcheco-Brasileira - no Centro de Eventos "João Leme" representou a oportunidade de um resgate histórico dos pioneiros de uma extensa e próspera região. Juntamente com a "Exposição Bata Zlin" tornou-se possível conhecer o trabalho desenvolvido no século passado por empreendedores do gabarito de Jan Antonin Bata. "Estamos diante de uma grande aula - disse a Apresentadora da cerimônia. Um momento educativo por excelência, pois somos chamados a respirar a história de um dos homens mais notáveis do século XX. Ao mesmo tempo, cultuamos a memória dos pioneiros que o conheceram pessoalmente e acreditaram na prosperidade deste rincão, que no início foi um grande sertão inexplorado. Pioneiros, aqui depositaram suas esperanças e seus sonhos; e com o trabalho e perseverança contribuíram para a construção deste próspero município". 


NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   

                                                 www.twitter.com/altinocorreia