sábado, 22 de dezembro de 2018

Bailarino Profissional e Coreógrafo faz parte de uma família tradicional da cidade de Presidente Prudente !

Ex-aluno do Colégio Cristo Rei e 
Colégio Objetivo/PP, Luiz Fernando
 Bongiovanni ("Nando" para os mais
íntimos), vem fazendo uma carreira 
brilhante nos Teatros do Brasil e do 
Exterior. 
- F O T O S  C E D I D A S - 

     Aproveitando o período de festas que antecipa    o Natal, ele veio até Presidente Prudente.          Especialmente para abraçar sua querida mãezinha, Sra. Marlí Bongiovanni Martins.

Dentre vários projetos em elaboração, Luiz Fernando se prepara agora para a apresentação do
"Barbeiro de Sevilha, a ser programado proximamente no Teatro Municipal de São Paulo.
  

Com apoio governamental, o Balé Teatro Guaíra de Curitiba/PR promoveu
importantes espetáculos, com ênfase especial  na história arquetípica de
"O Lago dos Cisnes", baseada em lendas medievais. Luiz Fernando se
fez presente com destacada atuação, inclusive no Teatro Municipal do RJ. 





Com 48 anos de idade, Luiz Fernando é graduado em Filosofia pela USP e          Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Trabalhou como Bailarino Profissional, no Brasil e na Europa. Diretor e Coreógrafo, desenvolve projetos   e trabalhos coreográficos na área de dança contemporânea.

(Fotos produzidas por Silvia Machado/Dicotomia).
O "Lago dos Cisnes" - Coreografia em 4 atos. 
Concepção, Coreografia e Direção de 
    Luiz Fernando Bongiovanni.     
Do Teatro Municipal que o
projetou, "Nando"busca agora
novos horizontes, como Coreó-
grafo e Diretor de Produções.
 


 "Talvez a paternidade seja para mim um grande ponto de partida    para esta produção" - diz Luiz Fernando Bongiovanni. 


 Bailarino Profissional, o jovem Luiz Fernando - de tradicional família de Presidente Prudente - conquistou desde 1993 as principais plateias teatrais da Suíça, Holanda e Suécia. De volta ao Brasil em 2013, vem desenvolvendo trabalhos coreográficos para companhias oficiais. Entre as quais, o Balé Guaíra de Curitiba/ PR, o Balé da Cidade de São Paulo e Teatro Municipal do RJ.                                                                                                                                                         --------------------------------------------------
Nascido no dia 12 ade Dezembro de 1970, o jovem Luiz Fernando Bongiovanni Martins - de tradicional família de Presidente Prudente - é atualmente um dos maiores expoentes das Artes Teatrais no País e em boa parte do Exterior. Embora nascido em São Paulo/Capital, ele viveu aqui sua maravilhosa infância e adolescência, frequentando inicialmente as aulas do Colégio Cristo Rei. Posteriormente se transferiu para o Colégio Objetivo, o que lhe garantiu em 1988 a conquista de uma vaga no Vestibular da Escola de Comunicação/Arte, da Universidade de São Paulo/USP. Daí, em 1993 partiu para a Europa onde iniciou suas atividades em Zurique/Suíça, fazendo parte do Corpo de Balé "Open House" durante três anos. Em seguida, transferiu-se para a Holanda (Rotterdam), com três anos de permanência; e por fim, outros dois anos de aprimoramento na Suécia. Retornando ao Brasil, cursou Filosofia e se graduou como Mestre de Artes da Cena, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. 

A atuação de Luiz Fernando ("Nando" para as pessoas mais íntimas") é impressionante. O Teatro Guaíra, de Curitiba/PR elaborou uma Revista Especial para valorizar os que atuaram na produção e apresentação  do "Lago dos Cisnes". O evento foi visto este ano em Maringá (15 de Agosto) no Teatro Calil Hadad; em Cascavel (dia 18 de Agosto) no Teatro Municipal Sefrin Filho e Curitiba (dias: 6, 7, 8 e 9 de Dezembro), no Teatro Guaíra. A atuação de Luiz Fernando motivou a postagem nessa Revista com duas páginas dedicadas ao Coreógrafo, reunindo: fotos, relato pessoal e dados biográficos mais importantes. A publicação oficial tem o apoio do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e Palco Paraná. O Secretário João Luiz Fiani destacou a obra de Tchaikovsky e enalteceu os movimentos de 23 bailarinos na apresentação e que "ganham vida com a coreografia de Luiz Fernando, que trouxe para a preparação do elenco sua experiência na Europa, onde trabalhou com grandes companhias e coreógrafos, na releitura de grandes clássicos" - disse. 

Em se tratando de uma obra mundialmente conhecida e um grande clássico, o "Lago dos Cisnes" mereceu relato especial: "Desta vez visitada pelo genial  coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni com os cenários e figurinos do renomado William Pereira e com a participação de uma equipe de criação e produção fantástica, deu a este trabalho uma magia única" - diz a publicação. Bailarinos competentes dão movimento a esta linda história de amor, que deverá encantar todas as plateias. Desejamos a todos, um lindo espetáculo - assinam:  Monica Rischbieter, Cleverson Cavalheiro e José Chapulla. Por sua vez, Cinthia Napoli que é Diretora do Balé Teatro Guaíra desde 2012, escreveu: "O Lago dos Cisnes" do nosso querido Bongiovani é capaz de nos tocar profundamente, nos tira do lugar de meros observadores e nos faz vivenciar, de fato" - concluiu. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário