Aproveitando o período de festas que antecipa o Natal, ele veio até Presidente Prudente. Especialmente para abraçar sua querida mãezinha, Sra. Marlí Bongiovanni Martins. |
Dentre vários projetos em elaboração, Luiz Fernando se prepara agora para a apresentação do
|
Com 48 anos de idade, Luiz Fernando é graduado em Filosofia pela USP e Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Trabalhou como Bailarino Profissional, no Brasil e na Europa. Diretor e Coreógrafo, desenvolve projetos e trabalhos coreográficos na área de dança contemporânea.
(Fotos produzidas por Silvia Machado/Dicotomia). O "Lago dos Cisnes" - Coreografia em 4 atos. |
Concepção, Coreografia e Direção de Luiz Fernando Bongiovanni. |
Do Teatro Municipal que o projetou, "Nando"busca agora novos horizontes, como Coreó- grafo e Diretor de Produções. |
Bailarino Profissional, o jovem Luiz Fernando - de tradicional família de Presidente Prudente - conquistou desde 1993 as principais plateias teatrais da Suíça, Holanda e Suécia. De volta ao Brasil em 2013, vem desenvolvendo trabalhos coreográficos para companhias oficiais. Entre as quais, o Balé Guaíra de Curitiba/ PR, o Balé da Cidade de São Paulo e Teatro Municipal do RJ. --------------------------------------------------
Nascido no dia 12 ade Dezembro de 1970, o jovem Luiz Fernando Bongiovanni Martins - de tradicional família de Presidente Prudente - é atualmente um dos maiores expoentes das Artes Teatrais no País e em boa parte do Exterior. Embora nascido em São Paulo/Capital, ele viveu aqui sua maravilhosa infância e adolescência, frequentando inicialmente as aulas do Colégio Cristo Rei. Posteriormente se transferiu para o Colégio Objetivo, o que lhe garantiu em 1988 a conquista de uma vaga no Vestibular da Escola de Comunicação/Arte, da Universidade de São Paulo/USP. Daí, em 1993 partiu para a Europa onde iniciou suas atividades em Zurique/Suíça, fazendo parte do Corpo de Balé "Open House" durante três anos. Em seguida, transferiu-se para a Holanda (Rotterdam), com três anos de permanência; e por fim, outros dois anos de aprimoramento na Suécia. Retornando ao Brasil, cursou Filosofia e se graduou como Mestre de Artes da Cena, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.
A atuação de Luiz Fernando ("Nando" para as pessoas mais íntimas") é impressionante. O Teatro Guaíra, de Curitiba/PR elaborou uma Revista Especial para valorizar os que atuaram na produção e apresentação do "Lago dos Cisnes". O evento foi visto este ano em Maringá (15 de Agosto) no Teatro Calil Hadad; em Cascavel (dia 18 de Agosto) no Teatro Municipal Sefrin Filho e Curitiba (dias: 6, 7, 8 e 9 de Dezembro), no Teatro Guaíra. A atuação de Luiz Fernando motivou a postagem nessa Revista com duas páginas dedicadas ao Coreógrafo, reunindo: fotos, relato pessoal e dados biográficos mais importantes. A publicação oficial tem o apoio do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e Palco Paraná. O Secretário João Luiz Fiani destacou a obra de Tchaikovsky e enalteceu os movimentos de 23 bailarinos na apresentação e que "ganham vida com a coreografia de Luiz Fernando, que trouxe para a preparação do elenco sua experiência na Europa, onde trabalhou com grandes companhias e coreógrafos, na releitura de grandes clássicos" - disse.
Em se tratando de uma obra mundialmente conhecida e um grande clássico, o "Lago dos Cisnes" mereceu relato especial: "Desta vez visitada pelo genial coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni com os cenários e figurinos do renomado William Pereira e com a participação de uma equipe de criação e produção fantástica, deu a este trabalho uma magia única" - diz a publicação. Bailarinos competentes dão movimento a esta linda história de amor, que deverá encantar todas as plateias. Desejamos a todos, um lindo espetáculo - assinam: Monica Rischbieter, Cleverson Cavalheiro e José Chapulla. Por sua vez, Cinthia Napoli que é Diretora do Balé Teatro Guaíra desde 2012, escreveu: "O Lago dos Cisnes" do nosso querido Bongiovani é capaz de nos tocar profundamente, nos tira do lugar de meros observadores e nos faz vivenciar, de fato" - concluiu.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário