domingo, 30 de dezembro de 2018

Matriarca de 105 anos de idade comemora seu aniversário, cercada pelo carinho de filhos, netos, bisnetos e tetranetos !

Em torno da figura matriarcal de Dona Alice Amélia Oliveira Correia na cidade de Presidente Venceslau/SP, alguns de seus descendentes !

Nesta singela comemoração festiva dos 105 anos alcançados por Dona Alice, uma justa e merecida comemoração festiva que reuniu nada menos que quatro gerações.  



Em Presidente Venceslau estiveram reunidos na tarde de

 27 de Dezembro, filhos, netos, bisnetos e tetranetos.

 A Profª.Drª.Maria Antônia também veio prestigiar a aniversariante.    

Família Correia: Dos oito filhos ainda vivos seis marcaram presença na comemoração
festiva dos 105 anos de Dona Alice:  Altino, Adília, Antonio (Toninho), Álvaro,
Alzira e Ana. Ausentes: Albino e Armindo que residem em Presidente Venceslau 
  e Santa Rosa do Viterbo/SP, respectivamente.

A conversação gravada -com som e imagem - foi
reproduzida a seguir, para conhecimento de todos.
VIA INTERNET - COMUNICAÇÃO
COM A BISNETA EM PORTUGAL.
A conversação foi instantânea e
serviu para que Eliane pudesse
falar, ver e ouvir a bisavó no ato
comemorativo ao 105º aniversário,
c/apoio da neta Arlete Aparecida.    

                                             A seguir: preparativos para apagar as velinhas e o corte do bolo.
Esta  foi uma celebração inédita: Dona Alice Amélia 
Oliveira Correia, que comemora seus 105 anos de vida
veio da Bahia e se fixou em Presidente Venceslau desde
1.938. Portanto, ela conta 80 anos de residência na cidade
que a acolheu como todo o carinho, juntamente com o marido, 
(de saudosa memória), Sr. Miguel Pedro Correia e filhos.  
        Tudo pronto ? 



A família da Matriarca Alice Amélia - provavelmente a mais idosa de Presidente Venceslau - é constituída atualmente por 8 filhos (vivos); 24 netos; 30 bisnetos e 7 tetranetos.  

A Matriarca originaria do semi-árido
nordestino saiu de Vila do Palmital,
município de Rio de Contas na Chapada 
Diamantina/BA e tomou a direção de 
Presidente Venceslau, onde se fixou em 
1938 com  o marido e 5 filhos menores.
Matriarca - segundo a Wikipedia - é o 
significado de Mulher e Mãe que assume
uma posição dominante num determinado
grupo social. Dona Alice Amélia Oliveira
Correia, cumpriu sua missão ! 

O bolo tão esperado que fez o maior sucesso ! 
O bisneto Lucas Correia Meneguette em diálogo com a Bisa
Uma festa inesquecível !





  Bisneta e Tetraneta vivem um dos momentos mais felizes ao participar da alegria da "Bisa",
que recebeu além de abraços e flores, presentes e muito amor na comemoração dos 105 anos de
vida, juntamente com os 80 anos de convivência com a cidade que a adotou: Presidente Venceslau.                                                                                                                                        ---------------------------------                                                    A expectativa de vida tende a evoluir. Uma prova disso foi a comemoração dos 105 anos da Matriarca Alice Amélia Oliveira Correia em Presidente Venceslau, cidade que ela adotou juntamente com sua família em 1938. Isto há 80 anos. Ao festejar esse acontecimento de cunho social na última 5ª.feira (27 de Dezembro), a aniversariante se surpreendeu com a presença da maioria de seus descendentes: filhos, netos, bisnetos e tetranetos. Além de pessoas amigas e membros da família. Quando veio para esta cidade do interior de São Paulo, ela se fixou no meio rural juntamente com o marido e cinco filhos menores, onde as condições de vida tinham muito a desejar. Com tenacidade, dedicação, trabalho e amor, Dona Alice superou todos os obstáculos. Decorridos alguns anos, a família já era maior, com nove filhos: Albino, Altino, Adília, Arcênio, Álvaro, Alzira, Armindo, Ana e Antônio (Toninho). Falecidos: Maria Alice - recém-nascida após sua chegada a Presidente Venceslau -e mais recentemente Arcênio Pedro Correia. 

O histórico de vida de Dona Alice mereceu recentemente destaque de um Livro-Reportagem produzido por quatro novas Jornalistas da Faculdade de Comunicação da UNOESTE, onde o personagem principal é o Jornalista Altino Correia. O livro, prestes a ser lançado em 2ª Edição recebeu o título de "Altino - O Repórter do Interior" e as primeiras páginas trazem um relato detalhado da origem da família. A Matriarca da família Correia homenageada pelos seus 105 anos de vida, viajou milhares de quilômetros percorrendo a pé, Trem ou "Pau de Arara" - desde Rio de Contas/BA -até seu destino final: Presidente Venceslau, em 1938. Com ela, a responsabilidade de conduzir numa longa viagem cinco filhos menores, inclusive uma recém-nascida que veio a falecer alguns dias depois de sua chegada na Fazenda Santa Sofia, em Presidente Venceslau.. Daí, a família se transferiu para uma propriedade rural adquirida a 10 km da cidade, onde viveu até os últimos anos da década 40.

Católica Apostólica Romana e frequentadora assídua da Igreja, Dona Alice teve destaque especial num Coral da Igreja Nossa Senhora. de Fátima, onde dentre outras interpretações se destacou cantando no Coral músicas em Latim, sem nunca ter frequentado qualquer curso de línguas". Ao se aproximar da comemoração dos 100 anos de vida, ela se empolgou tanto que acabou se envolvendo num acidente caseiro que resultou em fratura do Fêmur. Levada para o Hospital Regional/HR passou por cirurgia e foi bem sucedida. Já estava se locomovendo facilmente com a utilização de um "Andador", quando sofreu uma queda e fraturou um dos braços. Recuperada,  tem hoje assistência permanente e companhia dos filhos: Alzira, Álvaro e Ana. O registro histórico dos 105 anos de vida, comemorados festivamente em Presidente Venceslau, mereceu destaque especial do Jornal "Tribuna Livre" com a publicação de matéria de capa, com duas fotos ilustrativas. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia    


Nenhum comentário:

Postar um comentário