quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Rompendo barreiras para reverenciar a memória dos colonizadores do Século XX fomos até Bataguassu/MS !


A Ponte "Hélio Serejo"que interliga São Paulo a Mato Grosso do Sul. 
Os primeiros imigrantes tchecos e
o mapeamento das novas cidades. 


Desta vez fomos mais longe. Ultrapassando as barreiras do Estado de São Paulo, transpomos o caudaloso rio Paraná - a partir da Ponte "Hélio Serejo" - e seguimos diretamente para a cidade matogrossense de Bataguassu..

A Banda Municipal regida pelo Maestro Igor Moraes, abriu as comemorações festivas dos 65 anos da cidade com os Hinos Nacionais do Brasil e da República Tcheca, em homenagem aos colonizadores e pioneiros do município. 
Jan Antonin Bata teria hoje 120 anos.
A Profª Regina Freire mostra à ProfªEmérita Ruth Kunzli. da FCT/Unesp
a assinatura de seu pai, Gothard Kunzli (de saudosa memória), como
autor do projeto que criou o 1ºtraçado de abertura do loteamento de
 Bataguassu, que está comemorando seus 65 anos de fundação. 









Antigos moradores prestigiando o
evento histórico  
As antigas travessias  
Helena Meirelles viveu em Porto XV.
A Profª. Drª. Ruth Kunzli observa
atentamente as imagens de algumas
travessias que eram feitas na região,
margeada pelos rios Pardo e Paraná
nas divisas de Mato Grosso do Sul
com o Estado de São Paulo.
  

O passado e o pioneirismo se fazem presentes nesta Exposição. 



A Consulesa Geral da República Tcheca em São Paulo, Srª Pavla Havrilikova´veio especialmente para prestigiar o evento numa justa homenagem aos empreendedores e desbravadores da região sul matogrossense.
Duas presenças marcantes nesse encontro das antigas e novas gerações.
De um lado, a filha de um desbravador e Engenheiro suiço que teve seu
nome ligado aos novos empreendimentos de Batayporã e Bataguassu.
 

Wladimir Kubic mereceu destaque e
foi representado por filhos e neto.










    São quatro cidades criadas e planejadas pelo Empreendedor Jan Antonin Bata, a saber: Batayporã e Bataguassu em Mato Grosso do Sul,Batatuba na faixa litorânea e Mariápolis no Estado de São Paulo. 
Na formação da mesa que presidiu o evento comemorativo do aniversário
da cidade e homenagens aos desbravadores e pioneiros  de Bataguassu,
a Profª.Drª. Ruth Kunzli ocupou lugar de destaque junto à Consulesa. 
Profª Regina Duarte de Barros do
Vale, Secretária Mun.de Educação. 

Em seu pronunciamento público, a Consulesa da República Tcheca em São Paulo enalteceu a atuação de todos para o desenvolvimento do município - a começar p/pioneiros - representados nesse ato solene por filhos, netos e bisnetos.                                                                                  -------------------------------------------                                    A semana começou muito bem para os nossos vizinhos de Mato Grosso do Sul. Especialmente para a comunidade de Bataguassu (às margens dos rios Pardo e Paraná), com a semana comemorativa aos 65 anos de fundação da cidade. O mais importante foi a valorização dos empreendedores ou desbravadores, juntamente com os pioneiros, representados em sua maioria por filhos, netos e bisnetos. Um destaque todo especial para Jan Antonin Bata, que estivesse vivo teria hoje 120 anos de idade. Com justa razão, ele é tido como o fundador dessa e de outras cidades. Outro aspecto interessante é que o traçado de Bataguassu foi executado por um Engenheiro suiço que residiu e atuou por muitos anos em Presidente Prudente: Gothard Kunzli, pai da Professora Emérita da FCT/Unesp, Ruth Kunzly. Além disso, as homenagens se estenderam a outras personalidades marcantes da época, como é o caso do Sr.Wladimir Kubic (da Cia. de Viação São Paulo-Mato Grosso), de saudosa memória, que em seus últimos anos de vida residiu em Presidente Prudente. O homenageado foi representado no ato comemorativo por dois filhos e um neto.    


Em companhia da Profª.Drª. Ruth Kunzli fomos até Bataguassu para registrar as homenagens tributadas a desbravadores e moradores pioneiros, onde se fizeram presentes (compondo a mesa) a Consulesa da República Tcheca em São Paulo; o representante do Consul Honorário em Batayporã; o representante do Prefeito Municipal; o Presidente da Câmara Municipal; o representante do Centro de Memória; a Secretária Municipal de Educação e Cultura; o representante da comunidade tcheca em Bataguassu; o Secretário Municipal de Esportes; o Secretário Municipal de Administração e Fazenda; o Secretário Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para mulheres; representante dos povos guaranís e kaiowas.   


O ato comemorativo - como parte da Semana Tcheco-Brasileira - no Centro de Eventos "João Leme" representou a oportunidade de um resgate histórico dos pioneiros de uma extensa e próspera região. Juntamente com a "Exposição Bata Zlin" tornou-se possível conhecer o trabalho desenvolvido no século passado por empreendedores do gabarito de Jan Antonin Bata. "Estamos diante de uma grande aula - disse a Apresentadora da cerimônia. Um momento educativo por excelência, pois somos chamados a respirar a história de um dos homens mais notáveis do século XX. Ao mesmo tempo, cultuamos a memória dos pioneiros que o conheceram pessoalmente e acreditaram na prosperidade deste rincão, que no início foi um grande sertão inexplorado. Pioneiros, aqui depositaram suas esperanças e seus sonhos; e com o trabalho e perseverança contribuíram para a construção deste próspero município". 


NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   

                                                 www.twitter.com/altinocorreia                                                                                                                      

                       
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário