terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Procon amplia suas bases e comprova sua eficiência a nível local e regional em 96 municípios !

Priscila Nishimoto Landin é quem coordena a Regional Oeste.

Prudente e Araçatuba interligadas.  

  Em Presidente Prudente funciona a Regional Oeste da Secretaria   da Justiça e da Defesa da Cidadania - incluindo a Fundação Procon.        

 O Núcleo Regional da Fundação Procon/SP que opera em Presidente Prudente   atende 96 municípios e funciona à Rua Engº.Alfred J. Liemert, nº79 - Sala 7. Segundo a Coordenadora, foram desenvolvidos nessa área mais de 10 mil atendimentos a nível de duas importantes regiões do Estado. 


O PROCON tem 8 Regionais no Estado. Uma delas situa-se 
em nossa área, que por sua vez mantém 28 unidades conveniadas.
Na antiga Estação da E.F.S. situa-se a
a unidade prudentina do PROCON, que
atende a população local e regional.
 


 Quem chega na antiga Estação ferroviária de Pres.Prudente (com qualquer reclamação), é sempre muito bem atendido. Quem compra no comércio local tem total prioridade !

O Atendimento ao público é feito regularmente a partir das 9h00 da manhã até às 16h00. 

Mariane Furuzawa é quem responde atualmente 

pelo PROCON na área de Presidente Prudente.

Na recepção, a pessoa se identifica e
se habilita ao atendimento p/ordem de
chegada. Aqui, todos têm a melhor
acolhida  e a chamada é imediata.
 

 
       ( FOTOS CEDIDAS )

 Contas de luz, telefone, água, carnês e todos os tipos de cobrança irregular são reclamados todos os dias pelos consumidores na séde do PROCON. Até mesmo as filas de espera e o atendimento precário de alguns Bancos e Agências de Crédito Consignado (envolvendo aposentados), são frequentemente denunciados.                                                                                                                                                                                   --------------------------------------         Em termos de assistência direta ao consumidor, a cidade de Presidente Prudente está muito bem servida: conta com duas Unidades da Fundação Procon. Uma de âmbito local com assistência direta da Prefeitura Municipal e outra de âmbito estadual que envolve 96 municípios integrados às Regionais de Araçatuba e Presidente Prudente.  A Coordenadora Regional é Priscila Nishimoto Landin, formada em Direito. Já a Unidade Municipal (que funciona na antiga Estação da EFS) está sob o comando de Mariane Furuzawa. O número de atendimentos com base no relatório de 2018 é surpreendente: 11,302 procedimentos - pessoalmente ou via On-Line. A agilidade dos serviços é uma das grandes virtudes do Procon-PP - diz a Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Por sinal, todos os funcionários (efetivos, comissionados ou estagiários), são custeados pelo Poder Público Municipal. Na Coordenadoria Regional (Fundação PROCON-Estadual), são mobilizados 8 funcionários, além de 2 motoristas (terceirizados).


O Núcleo Municipal do Procon de Prudente funciona desde 2010 para atendimento em sua área de jurisdição. Já a Coordenadoria Regional que engloba as regiões de Presidente Prudente e Araçatuba, registra com maior destaque trabalhos de Fiscalização. E acrescenta: 4.822 autuações por situação irregular, 4.336 orientações aos conveniados, 113 palestras e 64 trabalhos de pesquisas. A fiscalização - diz a Orientadora Nishimoto Landin- constitui o suporte mais importante para os PROCONS municipais, que totalizam 28 na área de jurisdição da Região Oeste do Estado.Mariane esclarece que as grandes empresas prestadoras de serviços estão inseridas no Sindec - Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. Entre milhares de atendimentos prestados no ano passado, o campeão de informações ref, assuntos financeiros foi e continua sendo o Cartão de Crédito. Normalmente são cobranças indevidas, mudanças de planos sem comunicar o cliente ou taxas abusivas sob pretexto de juros e multas, em que os idosos são sempre cotados como as principais vítimas do engodo.

No rol dos fatos irregulares - depois do envolvimento das instituições bancárias - aparecem os serviços essenciais: reclamações anteriores eram de 2.630. Agora vem as queixas, destacando os serviços de Telefonia Fixa ou Móvel, com 2.580 queixas, que rendem como consequência dezenas de demandas, todos os dias.na sede do PROCON. As audiências realizadas em 2018 totalizaram 574 audiências. Mais recentemente surgiram inúmeros casos de golpes promovidos por estelionatários e empresas fantasmas, que a Policia classifica como "Crimes cibernéticos". No rol das vítimas que habitualmente procuram os Procons, estão os Aposentados. Geralmente são pessoas idosas que não têm maldade alguma e acreditam nas conversas de estranhos via celular, WhatsApp, recados, telefonemas, cartões de crédito e outros meios. Dentre as novas modalidades de golpe se inclui o "conto do seguro de vida", que via de regra envolve Agências de crédito consignado e até mesmo em casos especiais, uma certa conivência com Instituições bancárias.

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