Deodato Silva é o Diretor. Adelmo S.R.Vanalli - Diretor e Chefe de Redação Barbosa da Silveira - Colunista - |
Uma história cheia de emoções que começou no dia 02 de Fevereiro de 1939 quando o Jornal foi lançado oficialmente, abrindo um novo capítulo na vida regional."Lynotipe" e clichês, foram as grandes novidades da época.
Depois disso veio o Telex, que teve a mais curta duração. |
Mas, valeu a pena ? - FOTOS CEDIDAS - |
Audálio Dantas retornou a Pres.Prudente em 2013 para sua última visita. |
Equipamentos sempre renovados. |
Sinomar Calmona - Cronista e Repórter do Jornal há muito tempo |
No Projeto Gráfico do Jornal O Imparcial existe uma série de inovações. Começando pela moderna rotativa. |
A Redação de O Imparcial reúne profissionais do mais alto gabarito. |
Na história de Presidente Prudente, o Jornal O Imparcial não foi primeiro, mas é atualmente o único diário com circulação regional que acaba de chegar aos seus 80 anos de existência. O 1º Jornal impresso em Presidente Prudente foi "A Ordem", financiado pelo fundador da cidade, Cel.Francisco de Paula Goulart. O 2º Jornal foi o "Paranapanema", dirigido por José Rodrigues do Lago e o 3º "A Voz do Povo", dirigido e financiado inicialmente por Jacob Blumer. Surgiram ainda outros períódicos em 1928, como: "O Município", "O Republicano", "A Cidade", "O Constituinte", "O Jequitibás" e "O Independente". Em plena ditadura de Vargas, nascia no dia 02 de Fevereiro de 1939 o Jornal "O Imparcial". tendo como fundadores, os Jornalistas: Heitor Graça e Manoel Onofre de Andrade, em 1943 transferido para Edgard Angelo Zilochi. O atual chefe de Redação, Jornalista Leandro Nigre é de opinião que desde sua fundação, O Imparcial buscou ser mais que um jornal local, porque em torno de Presidente Prudente floresciam outros municípios, hoje 54 na jurisdição da 10ª Região Administrativa do Estado. Esta folha - diz Nigre - está presente em 28 destas cidades. Era a consciência de que Prudente como cidade-sede não prosperaria, se essas comunidades permanecem isoladas, sem uma tribuna para suas reivindicações.
O Porta-voz do Jornal O Imparcial acrescenta: "Nossa proposta de melhoria é constante. E o leitor é um canal importantíssimo nesse caminho de amadurecimento. O jornalismo e seu modo de fazer estão em constante evolução. Seguem um crescimento na mesma velocidade da informação. Com isso, trabalhamos para ampliar nossas alternativas na Internet, com participação ativa nas redes sociais e em nosso site (www.imparcial.com.br). Atualmente, o Jornal tem concentrado seus maiores esforços para garantir ao leitor o conteúdo que atenda suas necessidades. Novas seções são integradas constantemente às editorias, para que os mais diversos públicos e idades se identifiquem com o seu conteúdo. Para isso, seu projeto gráfico e jornalístico passa frequentemente por análises e reformulações".
Juntamente do amplo noticiário regional nas diversas editorias, alimentamos nosso leitor com conteúdo nacional e internacional de agências de notícias e um quadro rico de colaboradores, colunistas e articulistas. Com eles - assegura Nigre - garantimos ao leitor um multiplicidade de opiniões. E diz mais: "O veículo tem sobrevivido por todas essas décadas às crises políticas e econômicas do país, dependendo exclusivamente de suas receitas de anúncios e de sua circulação paga. Além disso, conquistou sua independência, não estando pois, atrelado a grupos políticos e econômicos. Como resultado dessa postura, é hoje de maior credibilidade regional. Também por todo esse tempo esta folha passou por vários avanços da tecnologia, desde a utilização do tipo móvel de máquina plana, para as rotativas modernas e pela informatização. Mesmo no interior, conta com um designer moderno, comparável aos grandes jornais brasileiros, de circulação nacional. Além disso, apresenta a maior tiragem da região Oeste do Estado de São Paulo" - concluiu.
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário