quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Professor Agripino de Oliveira Lima Fº: Recebe homenagem póstuma com uma estátua de bronze !

Um homem que aqui chegou em 1958 e fez história como Professor,Vereador, Deputado (Estadual e
Federal), Vice-Prefeito e Prefeito eleito por dois mandatos. Seu maior destaque: Educação e Saúde !

Professor Agripino nasceu em Lençóis Paulista, no ano de 1931.




Aqui, ele implantou a APEC, que se
agigantou tornando-se Universidade.


Em nome da família falou Augusto César de Oliveira Lima, que recordou a
atuação destacada de seu progenitor. Especialmente, na construção da grande
obra da Universidade do Oeste Paulista, comemorando agora seus 46 anos. .
(Destaque no cerimonial desenvolvido pelo Jornalista Homero Ferreira).
   Pres.Prudente deu provas de seu
   reconhecimento ao ilustre Mestre


O Prefeito Nelson Bugalho expressou sua opinião sobre o homenageado:"acima de todos os seus feitos como 
Vereador, Prefeito, Deputado Estadual e Federal, o que mais me impressiona foi sua visão de Educador que transformou a vida de milhares de pessoas, que passaram pelos bancos da UNOESTE" ! 

    HOMENAGENS  DIANTE DO MONUMENTO.
      
O Sr. Elias Oliveira Lima é o único irmão que restou.
Ato inaugural bastante prestigiado.





Colegiais vieram em grande número
Feita de bronze, a estátua foi produzida em Botucatu/SP.
                            --------------------------------------
Familiares, amigos, ex-colegas de profissão e vida política, estudantes, autoridades e convidados acompanharam com o maior interesse a solenidade comemorativa. Onde se evidenciou a figura do eminente professor e homem público, Agripino de Oliveira Lima Filho, de saudosa memória.


Elias de Oliveira Lima (irmão), Prof.Eustásio de Oliveira Ferraz, Inocêncio Erbella (no rol dos ex-companheiros e amigos). Além de inúmeras outras pessoas que conviveram com o Professor Agripino nos últimos 46 anos. Em atenção ao convite recebido, todos participaram do ato solene.
                                                     ---------------------------------------------------------

Na história da centenária cidade de Presidente Prudente (para perpetuar a memória), três ex-Prefeitos receberam homenagens póstumas nos últimos anos, representadas por monumentos de bronze: Cel. José Soares Marcondes, Florivaldo Leal e Agripino de Oliveira Lima Filho. O ato solene que marcou a entrega da estátua em homenagem ao Professor Agripino, verificou-se esta semana, diante da sede da Associação Prudentina de Educação e Cultura/APEC, que deu origem à Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE. O cerimonial foi conduzido pelo Jornalista Homero Ferreira, tendo como orador o filho primogênito do homenageado, Augusto Cesar de Oliveira Lima. O Prefeito Nelson R.Bugalho também se fez presente e ao abraçá-lo, definiu a homenagem como "um ato que eterniza a imagem e a história do Professor Agripino, na memória e no coração de todos". E concluiu sua oração: "Esta homenagem é mais do que justa". Augusto César, por sua vez num discurso cheio de emoções, disse: "Sentimos orgulho pelo que ele foi e representou para Presidente Prudente. Acredito que todos os funcionários também têm o mesmo sentimento, pois meu pai valorizava muito o trabalho honesto". A APEC/UNOESTE, obra que teve como idealizadores o Prof.Agripino e D.Ana Cardoso Maia é atualmente conduzida por filhos e netos. 

O Curriculum Vitae do Professor Agripino é extenso: Nasceu em Lençóis Paulista em 1931, no berço de uma família humilde, constituída por 12´irmãos. Estudou em Agudos e Garça/SP, onde ao concluir o Curso Normal, tornou-se Professor Primário. Lá em Garça, ele conheceu a normalista Ana Cardoso Maia, natural de Gália/SP. Dessa união nasceram quatro filhos: Augusto César, Ana Cristina, Maria Regina e Paulo César. Em 1958, em Alfredo Marcondes/SP efetivou-se como Diretor de Escola. Logo depois se transferiu para Presidente Prudente, onde sobreviveu até o dia de sua morte, no ano de 2018, aos 86 anos de idade . Efetivamente, foi em Presidente Prudente que o Prof.Agripino de Oliveira Lima Filho fez história. Trabalhou na criação da Associação Prudentina de Educação e Cultura/APEC e instalou em 1972, a Faclep/Faculdade de Ciências, Letras e Educação, sendo a 1ª semente da tão sonhada Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

Entre as obras do Professor Agripino - além dos Campi Universitários e Fazenda Experimental - ele tinha um carinho especial pelo Santuário "Morada de Deus" e o Hospital Universitário "Dr.Domingos Leonardo Cerávolo", incorporado ao Governo do Estado de São Paulo, em Fevereiro de 2009. (Hoje: Hospital Regional/HR). Na vida pública, Agripino de Oliveira Lima Filho ocupou posição de destaque. Em Presidente Prudente concorreu e foi eleito Vereador. Depois, Vice-Prefeito, Deputado Federal, Deputado Estadual e Prefeito Municipal. Foi ele, o 1º governante do município a ocupar a Prefeitura por voto popular durante três mandatos. No dia 07 de Março de 2018 deu seu último "Adeus" e partiu para eternidade. Mas deixou para todos uma grande lição:"Somente com trabalho e educação é possível acreditar num futuro melhor". A estátua que tem 1,72 m de altura, pesando 120 kg é obra de autoria do escultor Pedro César Almeida Santos, de Botucatu e está instalada na Entrada do Bloco A da Reitoria da UNOESTE, no Jardim Bongiovani em Presidente Prudente/SP.  

NOTICIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário