segunda-feira, 25 de março de 2019

Dia Mundial da Água concentrou em Presidente Prudente as maiores comemorações !

No Balneário da Amizade - entre Presidente Prudente e Álvares Machado - escolares fizeram a festa.
Além da distribuição de alevinos, outra comemoração p/alunos da cidade...
Excelente participação na Unesp.

O Prefeito Nelson R.Bugalho, veio pessoalmente prestigiar o evento mais significativo do ano na FCT/ Unesp, onde foi recepcionado pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.Aldo Eloyzo Job, juntamente com os Profs. Drs.:Antonio Cezar Leal e Priscila Alessio Constantino. Também presente o Secretário Wilson Portella.
No Anfiteatro I da FCT/Unesp, o I Workshop Qualidade da Água. 
E aí vem a pergunta:  O que é que tem na Água que você bebe ?
1ª Palestra:Profª.da IQ/UNICAMP.
Na Abertura:Profª Priscila,coordenando.
Plateia acompanha tudo com atenção.

Na Abertura do evento comemorativo no Anfiteatro I da FCT/Unesp todos tiveram a oportunidade de falar.  



A 2ª e 3ª palestras programadas para o evento do Dia Mundial da Água ocorreram no período da tarde.
A Profª.Drª.Marilice Rholden falou em nome da Analytik-Jena.
Profª.Dra.Danielle P.de Oliveira/USP.




Em meio à programação especial, um breve intervalo para o "Coffee-break" no hall de entrada da Diretoria da FCT.
  No final da tarde (após o café), foi instalada a mesa redonda presidida p/Dr.Jurandir José dos Santos.
O Promotor do Meio Ambiente conduziu os trabalhos finais do evento.
Profª.Drª.Encarnita Salas Martin,




Além do Promotor/MPE (Dr.Jurandir), participaram da mesa redonda: o Moderador Guilherme Dognani e os Profs.Drs.Cassiana Montagner; Danielle Palma de Oliveira; Antonio Cézar Leal e Luciana Turatti.

    O evento comemorativo ao Dia Mundial da Água em 22 de Março de 2019 no Anfiteatro I da FCT/ Unesp foi prestigiado por centenas de participantes. Em sua maioria, docentes e alunos de graduação e pós-graduação, além de autoridades e convidados especiais.                                                                                                                                                                      ------------------------------------------                                                      As comemorações alusivas ao "Dia Mundial da Água" tiveram este ano um destaque todo especial; envolveu a Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo/Sabesp, Prefeitura Municipal, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - e Universidade do Oeste Paulista/Unoeste. A programação foi extensiva (desde 2ª até 6ª feira). O roteiro comemorativo da Sabesp envolveu 24 cidades e incluiu palestras, visitas a nascentes e sistemas de águas e esgotos. No total 52 atividades e um público aproximado de 12 mil pessoas. No Balneário da Amizade (na divisa com Álvares Machado), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente mobilizou recursos cm parceria com a Unoeste e várias escolas. No local se promoveu o plantio de 30 mudas de árvores e povoamento do Balneário mediante liberação de mil  alevinos, como parte do Projeto "Educação Ambiental na proteção dos recursos hídricos". Já no Câmpus Universitário da Unesp, a programação foi desenvolvida desde às 8h30 até às 18h30 do dia 22 de Março, com a realização do I Workshop - Qualidade da Água: O que é que tem na água que você bebe"? A Abertura solene foi feita no Anfiteatro I ao som do Hino Nacional Brasileiro.   

Na programação elaborada pela FCT/Unesp incluiu: Abertura solene, palestras e mesa redonda. Presentes personalidades de expressão nacional. Os temas versaram sobre: Contaminantes emergentes no contexto do reuso indireto, não planejado de água no Brasil; Toxicidade de micropoluentes; expectro-metria para análise de metais em águas e o Reconhecimento global do direito à água como direito humano. Na mesa redonda, o tema escolhido foi: "Soluções e desafios para o futuro da água: descontaminação, reuso, conscientização e gestão". Os trabalhos da mesa foram conduzidos pelo Promotor do Meio Ambiente/MPE, Dr. Jurandir José dos Santos, tendo como Moderador, Guilherme Dognani, da FCT/Unesp. O evento foi organizado pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente. 

Na Abertura do evento, o Moderador destacou: "A água é uma só. Agua de chuva, água dos rios e lagos; água subterrânea, água do oceano. Há um ciclo hidrológico natural que une todas as formas de ocorrências da água e mantém o equilíbrio dos ecossistemas. Hoje em dia, os recursos hídricos atravessam uma fase crítica, pressionado pela urbanização crescente e pela rápida industrialização. Assim, a demanda pelo recurso água, é cada vez maior. Tanto em quantidade, quanto em qualidade para atender de forma adequada a população como um todo. O 1º Workshop - Qualidade da Água - promovido pela FCT/Unesp neste 22 de Março de 2019 (estabelecido pela Organização das Nações unidas), como o Dia Mundial da Água é uma oportunidade para debatermos um tema tão importante para nossa sociedade". 

Recordando: Inicialmente foi anunciada a composição da mesa, assim representada: 1)- Prof.Dr.Aldo Eloizo Job - Professor do Deptº de Física - e atual Vice-Diretor da FCT/Unesp; 2)- Profª.Drª.Priscila Aléssio Constantino, do Deptº de Física e Coordenadora do Comitê organizador do evento; 3)- Nelson R.Bugalho, Prefeito Municipal de Presidente Prudente; 4)- Wilson Portella Rodrigues, Secretário Municipal do Meio Ambiente e 5) - Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia/FCT-Unesp,  Representante da Unesp no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de SP e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Sócioespacial. (Cada membro da mesa fez uso da palavra no ato de abertura). 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário