Mais de trezentas pessoas - em sua maioria idosos - participaram desta Conferência Municipal -
|
Profª.Drª.Maria Ângela Maltempi ministrou a palestra de abertura do evento. |
|
Nesse encontro a nível municipal foram superadas todas as expectativas. É o papel das Políticas Publicas ! |
|
Poder Público Municipal foi bem representado no evento dedicado aos idosos. |
|
Por aqui se pode avaliar o alcance desta II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. (Foto cedida). | | |
Em consonância com a Campanha da Fraternidade, o tema escolhido para a Conferência do
Ano 2019: "Os desafios do envelhecimento no Século XXI e o papel das políticas públicas.
|
Palestra acompanhada com interesse. |
|
Envelhecimento não interessa aos idosos.Trata-se de um direito transversal |
Além de uma ampla exposição,os idosos receberam orientação !
|
Abertura dos trabalhos na "Torre de Cristal" - Campus II da Unoeste. | |
Envelhecimento da população está levantando várias questões fundamentais para os formuladores
de políticas. Como ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem?
Esta II Conferência Municipal foi o ponto de partida que antecede a XV Conferência Estadual que ocorrerá de 05 a 07 de Agosto de 2019 em local a ser ainda definido. No mês de Novembro haverá a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília/DF.
------------------------------------
Uma palestra proferida no último fim de semana pela Gerontóloga Maria Ângela de Souza Maltempi (Assistente Social e Mestre pela PUC/SP em Política Social e Serviço Social), marcou a Abertura da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Salão "Torre de Cristal" da Unoeste, em Presidente Prudente. Tema central: "Os desafios do envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas". A palestrante destacou os pontos negativos do envelhecimento para os brasileiros nos quatro eixos, com histórico das conferências anteriores, com vistas à realização da XV Conferência Estadual e 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa/2019. Falou também sobre os Direitos Fundamentais previstos na Constituição Federal nos subeixos: Saúde, Transporte, Habitação, Urbanismo, Esporte, Lazer, Previdência, Cultura e Assistência Social. No ato de Abertura, formação da mesa e execução do Hino Nacional Brasileiro. Presentes: representantes do Legislativo e Executivo, Unoeste, Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social; Delegacia de Defesa do Idoso, Hospital Regional/HR, Conselho Municipal do Idoso e Comissão Organizadora do evento. Aos presentes foi oferecido um "café da manhã" e em seguida com a formação de grupos técnicos, houve debates em torno do "Eixo Temático", com assuntos da atualidade - inclusive a violência - que envolve como vítimas em sua maioria pessoas idosas.
Representando o Prefeito Nelson R.Bugalho, a titular do Serviço de Assistência Social Fabiana Sales Macedo esclareceu que a conferencia teve por principal finalidade discutir o protagonismo da pessoa idosa, com abordagem de questões fundamentais para os formuladores das políticas públicas. Um fato que chamou a atenção dos participantes da Conferência foi dado por D.Eulina da Silva Pereira (83 anos) que é a moradora mais idosa da Vila da Fraternidade que aproveitou para dar um recado: "Lá, eu sou feliz porque me tratam muito bem". Por essa manifestação espontânea, ela recebeu muitos aplausos. Em meio à plateia da melhor idade (que foi maioria nesse encontro), também vieram pessoas da meia idade e alguns familiares, que acompanharam atentamente toda a programação desenvolvida sobre o idoso. Mas na Agenda de Agosto, haverá outro evento similar, de âmbito estadual; e no mês de Novembro, no fechamento do ano, a 5ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília, onde Presidente Prudente será representada pela Assistente Social, Helen Batista e Dulce de Melo, do Grupo da 3ª idade, respectivamente.
Nesse evento aqui realizado, foram inúmeras as questões postas em prática no decorrer do dia de sua realização. Daí, resultaram algumas perguntas: 1) - Como podemos encorajara promoção da saúde, fomentar as políticas de prevenção e discutirmos condições de vulnerabilidade? 2) - Já que as pessoas estão vivendo por mais tempo, como a qualidade de vida na 3ª idade pode ser melhorada?; 4) - A população de Presidente Prudente, juntamente com as demais está envelhecendo. Hoje é representada por mais de 22 mil idosos, o equivalente a 10% no índice habitacional. Como obter ajuda na parte assistencial? A Assistente Social Maria Helena Silvestre, responde: O objetivo da conferência constituiu-se em instância máxima de participação governamental e não governamental, superando todas as expectativas. "Hoje, estamos dizendo aos governantes que necessitamos ter um olhar voltado para essas pessoas, porque o Brasil está envelhecendo muito rapidamente. Esse momento de conferência é a importância que o idoso tem para dizer: eu sou idoso e reivindico os meus direitos" - concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário