terça-feira, 21 de maio de 2019

Faculdade pioneira em todo o Extremo Oeste Paulista comemora seus 60 anos de história e realizações !

Um monumento dedicado aos Livres Pensadores faz parte do cenário no Câmpus da FCT/Unesp.

      A Praça "Prof.Neri Alves" foi reinaugurada como 1º ato festivo.
O Diretor, Professores, Servidores e convidados prestigiaram o ato inaugural.




O ato seguinte, realizou-se no Anfiteatro I da FCT/Unesp e marcou a passagem do dia 03 de Maio de 1959, quando foi instalada a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/FAFI,  que deu orígem à nossa FCT/Unesp.
Na Abertura da solenidade comemorativa aos 60 anos da FCT/Unesp, pronunciamentos do Prefeito Nelson R.Bugalho; do Diretor  Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia; da Profª.Drª.Maria Encarnação - que representou o Magnífico Reitor, Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini - e a Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini.
 Criada em 1957 por ato do então Gov.Jânio Quadros, a Faculdade pioneira começou no dia 03/05/1959
"Estou duplamente honrada de dizer algumas palavras neste dia aos Srs.: primeiro porque o faço representando  o Magnífico Reitor da Unesp, Sandro Valentini e em segundo lugar, porque fui  aluna dessa Faculdade - entre 1974 e 1977" - foi o que disse a Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Nas mesas redondas realizadas em Maio, foi marcante a participação de ex-alunos da FAFI.
Profªs.Ruth Künzli e Thereza Marini foram as primeiras a se pronunciar.
Professores: Minuci e Caetano.
Profª.Regina Penati:também ex-aluna.

Nas comemorações dos 60 anos: Reinauguração do Museu da Arqueologia Regional/MAR, no Núcleo Morumbi/Unesp à Rua Dr.Cyro Bueno nº 40, sob a coordenação da Profª.Drª.Neide Barrocá de Facio.


 No ato inaugural do Museu da Arqueologia Regional /MAR-FCT/Unesp presença de deficientes visuais.


Funcionam aqui: Laboratórios e Museu.
Este é um local apropriado p/ser visitado
Pesquisadores renomados participam desse projeto pioneiro que já  tem 30 anos de existência na região de Presidente Prudente, no Oeste Paulista.

  OUTRO EVENTO SIGNIFICATIVO ACONTECEU NO CENTRO CULTURAL MATARAZZO: ODE À CIÊNCIA!
 O "Sarau Solidário"/Maio (promoção da A.P.E), foi totalmente dedicado aos 60 anos da FCT/Unesp.

O Prof. Carlos Francisco Freixo - Presidente da Associação Prudentina de Escritores/APE - dedicou amplo espaço para os membros representativos da FCT/Unesp, tendo inclusive apoio e participação da Profª.Drª. Eliane Maria Vani Ortega e outros membros convidados, com importante papel na coordenação desse evento.
   TODAS AS HOMENAGENS ESTIVERAM VOLTADAS A ESTE EVENTO SIGNIFICATIVO.
A cantora e compositora Cida Ajala juntamente c/a Profª Eliane deram um show!


 O grande homenageado dessa promoção cultural e artística foi o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Rogério.
Palavras de agradecimento de uma personalidade que se destaca nos meios sócio-culturais em toda a região de Pres.Prudente: Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, que se fez presente ao evento realizado no Centro Cultural Mataarazzo. 

   No final do evento, o registro de imagens simbolizando a importância que existe no calendário regional para se comemorar uma efeméride inesquecível: o dia 03 de Maio, que marca o início do funcionamento de uma instituição de ensino superior que presta 35 mil atendimentos por ano.
                                                                        -------------------------
Presidente Prudente é uma cidade contemplada no decorrer dos anos por centenas de instituições de ensino: primário, médio ou básico, secundário e superior - com graduação e pós-graduação. Uma dessas Instituições pioneiras é a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, que teve sua orígem na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/FAFI, criada por ato do então Gov.Jânio Quadros em 1957 e  em funcionamento (Decreto 45.755) a partir do dia 03 de Maio de 1959, com os cursos de Pedagogia e Geografia. O autor do Projeto foi o Deputado Estadual Márcio Porto, com apoio do Prefeito Antonio Sandoval Neto, do Prof.Luiz Gonzaga dos Santos e do Presidente da Câmara, Vereador Juarez Nobre. A população da época era constituída por 54 mil habitantes. Primeiro Diretor: Prof.Joaquim Alfredo da Fonseca. O Diretório Acadêmico "03 de Maio" foi implantado no mesmo dia da fundação da Faculdade. Matemática e Ciências Sociais foram primeiros cursos autorizados a funcionar a partir de 1963. Decorridos 60 anos, contamos atualmente com 9 Departamentos de Ensino e 3 Áreas de conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas; 2.732 Alunos, 205 Docentes (96% com títulos de Doutor). Projetos externos: 101 com 118 Bolsistas e 201 Servidores. Em 1976 foi criada a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP - Câmpus de Presidente Prudente (que é o maior do Estado) e em 1989 sua denominação atual: Faculdade de Ciências e Tecnologia/ FCT-Unesp.

Para comemorar os 60 anos da FCT/Unesp foi desenvolvida extensa programação, que começou com a entrega de um monumento dedicado aos Livres Pensadores, na Praça reinaugurada em homenagem ao Prof.e ex-Diretor Neri Alves. A peça que simboliza a homenagem foi de autoria do Sr.Nelson Cardoso de Oliveira (Servidor da Faculdade). Depois, realizou-se no Anfiteatro I, a cerimônia de Abertura dos festejos de 03 de Maio, com brilhante pronunciamento da ex-aluna - de 1974 a 1977 - Profª.Drª.Maria Encarnação Sposito Beltrão, em nome do Magnifico Reitor, Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini. Falaram tb: o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Rogério Eduardo Garcia, o Prefeito Nelson R.Bugalho e a Secretária de Educação, Sonia Pelegrini. Como 1º ato oficial: execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo Maestro Luizão. A seguir, testemunhos de outros ex-alunos: Thereza Marini, Ruth Künzli, Regina Penati e José Caetano da Silva. Posteriormente foi reinaugurado o "Museu Arqueológico Regional"/MAR,com destaque para atuação da Instituição através do Núcleo Morumbi/Unesp-FCT e finalmente, no Centro Cultural Matarazzo, o "Sarau Solidário" (dia 18/Maio), totalmente dedicado às comemorações dos 60 anos da FCT/Unesp.

Representando o Magnífico Reitor, Prof.Dr.Sandro Roberto Valentini, a Profª.Drª.Maria Encarnação disse em seu pronunciamento público: "Compomos um coletivo de 3.800 pessoas que ajudam não apenas a formar a elite científica e cultural de Presidente Prudente e região, mas a movimentar sua economia, a favorecer as articulações entre este ponto do mapa e muitos outros do Brasil e do mundo. Como Unesp, fazemos parte do seleto grupo das maiores e melhores Universidades do País. Oferecemos 136 cursos de graduação com 183 opções de entrada pelo Vestibular, que tem mais de 100 mil candidatos. Geramos a formação de 5,6 mil novos profissionais por ano. Na graduação, aproximadamente 38 mil alunos. Na pós-graduação, quase 14 mil alunos estudam em 149 programas". Disse mais a ilustre Docente: É preciso admitir que ainda somos - estruturalmente - muito parecidos com o que éramos há 60 anos atrás; se observarmos nosso modo de organizar, de se estruturar em departamentos, de fazer carreiras, de avaliar docentes, técnicos e alunos". Concluindo seu pronunciamento acentuou a oradora:  Empresto do Geógrafo Armando Corrêa da Silva, uma de suas melhores frases e a adapto para essa comemoração, desejando a todos nós: "SAUDADES DO FUTURO".
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia



Nenhum comentário:

Postar um comentário