quinta-feira, 6 de junho de 2019

Academia Venceslauense de Letras/AVL lança sua 1ª Coletânea - ''Sons da Alma'' !

A 1ª Coletânea lançada em Presidente Venceslau pela AVL tem 264 páginas.




      No lançamento editorial da Coletânea, a recepção na sede do Rotary Clube foi extraordinária !

Dos 29 Autores que participaram dessa obra, o 1º a chegar foi o Poeta e Escritor consagrado, Raymundo Farias de Oliveira. Foi a maior festa do ano, que deixará saudades. Com toda certeza.


Formada a mesa para abertura da cerimônia de lançamento da Coletânea "Sons da Alma", de autoria da Profª. Aldora Maia Veríssimo - Presidente da Academia Venceslauense de Letras/AVL.

"Nossa Coletânea é uma obra de excelência"...  

      Palavras da Profª Aldora Maia Veríssimo (AVL).

Ada Roque e Raymundo F.Oliveira

Maria Angela D'Incáo, Zelmo Denari e Raymundo Farias de Oliveira:
Eles são considerados pioneiros da AVL e como não poderia deixar de
ser, tiveram participação ativa em mais uma publicação neste novo livro. 
Na foto geral (ao lado), presença do Juiz Aposentado e Jornalista, José
Roberto Dantas Oliva, também participante desta nova Coletânea.


Inocêncio Erbella e Maria Antônia.


                                                               ( F o t o s :  Maurício D.S.)

    "Sons da Alma"  reúne 29 Autores e 46 textos que se dividem em memórias, contos, ensaios e poemas com uma impecável revisão do nosso amigo especialista e acadêmico, pesquisador da Língua Portuguesa, Prof.José Milton Gonçalves. 

Na despedida - ao término da festa de lançamento da Coletânea em Presidente Venceslau - o sorriso agradecido da Anfitriã, Profª Aldora Maia Veríssimo. Ao lado, outras figuras representativas.Entre as quais, o Prof.Carlos Francisco Freixo - Presidente da Associação Prudentina de Escritores/APE.
                                                ----------------------------------------

No fechamento do mês de Maio de 2019, a Academia Venceslauense de Letras/AVL promoveu sua maior festa, com o lançamento da 1ª Coletânea que envolveu 29 acadêmicos, abordando temas diversos. O suficiente para elaborar 264 páginas contendo 46 textos. A Profª. Alda Maia Veríssimo preside a Academia criada em 2007 e atualmente classificada como uma das mais respeitadas. Não só na região de Presidente Prudente, mas também na maior parte de São Paulo e Estados vizinhos. Inocêncio Erbella (ex-Vereador, ex-Prefeito, ex-Deputado Estadual e ex-Secretário de Estado) figura como o idealizador e fundador da AVL. Na festa de lançamento do livro "Sons da Alma", ele estava lá, dando o seu recado como se estivesse há 12 anos atrás. Na orelha da nova Coletânea, ele acentua que "a Academia Venceslauense de Letras foi instalada no dia 28 de Outubro de 2007, quando tomou posse a 1ª Diretoria presidida pelo Dr.Aldir Guedes Soriano. Terminada a gestão do 1º Presidente, foi eleito para presidir a entidade o Escritor Ari Florentino da Silva, que exerceu essa função por 8 anos". Atualmente quem preside a AVL é a Profª. Aldora Maia Veríssimo e a sede da Academia funciona numa das Salas da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Presidente Venceslau.   

O relato seguinte é da atual Presidente da Academia Venceslauense de Letras/AVL, Profª. Aldora Maia Veríssimo. Está na última contracapa do livro "Sons da Alma", cuja autoria é dela. Escrever - diz a Professora e Escritora - nos torna seres humanos melhores. Publicar, nos torna imortais nas páginas de um livro, na memória ou no coração de algum leitor. Alguns, deixam entrever suas almas e seus melhores sentimentos em narrativas ou poemas que vão ao encontro das emoções de todo e qualquer leitor. Outros, expressam pela palavra escrita, episódios e recordações da infância, vestidos de uma delicadeza tocante; outros ainda sob a ótica do coração envolvem a observação da vida num fraseado lapidado por valores humanos indiscutíveis. Outros expõem seus questionamentos sobre grande temas existenciais.  E vão todos (conforme Clarice Lispector), comprovando que "a palavra é o nosso domínio sobre o mundo".

Em seu pronunciamento, a Professora Aldora ressalta: "A leitura dos textos de nossa Coletânea nos mostra um desfile de ideias, posicionamentos, saberes e sabores da vida que nossos autores viram, viveram e sentiram. São memórias, experiências vividas, verdades romanceadas, sentimentos expressos em parágrafos e versos artesanalmente elaborados e em todos, nota-se a elegância das palavras, a sutileza na construção das imagens, a sedução linguística natural aos autores talentosos. Tanto pela frase escrita, como pelas entrelinhas. Alguns textos deixam entrever a alma e os melhores sentimentos do autor e vão ao encontro das emoções de todo e qualquer leitor". Por fim, chamou nominalmente um a um dos autores da nova Coletânea - presentes ou representados - para se apresentar e receber os aplausos merecidos da plateia presente na sede do Rotary Clube de Presidente Venceslau.

Para complementar as belas palavras da Presidente da Academia Venceslauense de Letras/AVL, Inocêncio Erbella (que é um acadêmico pioneiro), declara: Desde sua criação a Academia vem promovendo atividades referentes a lançamentos de livros, artigos em jornais, palestras nas Escolas, contação de histórias, palestras aos acadêmicos, participação em eventos culturais locais e regionais, saraus e chás poéticos, parcerias com a Associação Prudentina de Escritores/APE e Associação de Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário