sexta-feira, 21 de junho de 2019

"De Jeca Tatu aos Sem Terra - Literatura de Cordel" - Escrito por Jesus de Burarama !

Renato de Jesus Souza Silva se apresenta como "Jesus de Burarama" (escritor).

"Jesus de Burarama" é o maior divulgador de Literatura de Cordel em todo o Extremo Oeste Paulista. Graças ao Livro por ele editado, que tem merecido destaque especial em todos os eventos culturais relacionados ao tema.

Na Unesp, no Sesc, nas escolas públicas e particulares
Jesus de Burarama tem presença garantida.



 Um Ativista Cultural que tem história e faz história há mais de 40 anos na região de Pres.Prudente/SP.
Há dez anos, Jesus de Burarama lançou seu livro-cordel A história do caipira - "De Jeca Tatu aos Sem Terra", o maior sucesso em todos  os locais, onde o Cordel é debatido. A obra obteve premiação especial. 
Nos meses de Junho e Agosto, o Cordel figura como atrativo folclórico.
O Cordel é sempre bem recebido.
      Em toda parte é assunto do dia.

Ativista Cultural há mais de 4 décadas, "Jesus de Burarama" está sempre disponível para palestras e eventos culturais relacionados ao Cordel. 

Faculdades, Instituições Culturais e entidades sociais têm acompanhado com vivo interesse a trajetória do Ativista Cultural, Renato de Jesus Souza Silva - "Jesus de Burarama" - com mais de 40 anos de atividades na divulgação de temas ligados à Literatura de Cordel. 

                                                                  --------------------------------------------
Mineiro de Burarama (hoje Capitão Eneas), Renato de Jesus Souza Silva está radicado em Presidente Prudente desde 1967. Aqui ele se destacou em várias atividades, mas o que mais o projetou na vida profissional foi a Literatura de Cordel, a partir do lançamento do livro de sua autoria "De Jeca Tatu aos Sem Terras". Desde então, ele tem sido requisitado para participar dos mais importantes eventos dessa natureza. Além do livro que o consagrou - premiado três vezes - ele mesmo produziu e lançou 60 folhetos de cordel - que tem sido motivo de avaliações, críticas e elogios, enquanto se prepara o lançamento de um novo livro versando sobre o tema "Cordel". Renato (ou melhor) "Jesus de Burarama" desenvolve desde o lançamento de seu 1º livro, contatos constantes na região de Presidente Prudente e localidades vizinhas de Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais. Aqui, ou mesmo no interior de São Paulo ele já é considerado o maior nome da cultura caipira, onde também figura o Cordel "Saci Pererê contra Raloím" que se relaciona em conflito com a influência estrangeira. Em referência especial com o "Dia das bruxas".      

Desde o ano 2001, Jesus de Burarama confessa sua paixão pelo caipirismo, o que demonstra nas apresentações dos Encontros com Violeiros. Mas o maior resgate da cultura de cordel se faz principalmente nas Escolas e instituições públicas, onde também figuram algumas Universidades, como a FCT/Unesp, Sesc/Thermas, Senac e Associações de classes. Com destaque para as cidades de Irapuru, Pacaembu, Junqueirópolis, Martinópolis, Caiuá, Marabá Paulista,Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Santo Expedito, Pirapozinho, Álvares Machado/Parque dos Pinheiros, Campinas, Presidente Prudente e outras. Mais recentemente, Jesus de Burarama cumpriu extensa programação em coincidência com as festas juninas. Agosto que é o mês do folclore sempre desperta maior interesse para uma programação específica de "Cordel", para a qual o autor já consagrado se coloca à disposição de todas as entidades interessadas. Telefone p/contato: (18)- 99770-4533. 

Jesus de Burarama nos conta que nos últimos 16 anos - como Coordenador do Clube Amigos da Viola - tem apoiado e promovido eventos de cultura em mais de 20 cidades do Oeste Paulista, incluindo escolas e assentamentos. Como palestrante, participou do Simpósio de Cultura Caipira - promovido pela PUC - Campinas. Participou ainda de outros eventos realizados em Amambai, Porto Murtinho, Pilar do Sul e Guararapes. Como convidado: Montes Claros e sua terra natal, Capitão Eneas (ex-Burarama). A tudo isso, juntam-se  alguns projetos premiados de apoio às culturas tradicionais - com a edição do Livro e Mostra Itinerante de Cultura Caipira que percorreu toda a região. Foram três premiações de maior significado. Na etapa final em 2018, o autor do Livro dedicado ao Cordel foi premiado como "Mestre de Cultura Popular" - Programa Mais Cultura Regional - do Ministério da Educação e Cultura/MEC - Edição Patativa de Assaré. "Foi o reconhecimento de todo trabalho que eu fiz  nesses anos todos" - declarou Renato de Jesus Souza Silva, o "Jesus de Burarama".   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia
                                                            


3 comentários:

  1. Meu caro Altino Correia. Inicialmente quero dizer que é uma honra ser motivo de reportagem de um dos mais talentosos e importantes nomes do nosso jornalismo regional e nacional. Agradeço sua lembrança do nosso trabalho pela cultura caipira na nossa região, na certeza de que em muito vai contribuir para nossa peleja pela mais tradicional cultura da nossa gente, principalmente o povo paulista. Se me permite, apenas uma retificação: a premiação do Ministério da Cultura de 2018, Mestre de Cultura Popular, foi pelo Prêmio Culturas Populares 2018, edição Selma do Coco. No mais, reitero meus agradecimentos e deixo um grande abraço para esse nobre jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Grande Altino Correia, obrigado por ser esse ícone na nossa cultura prudentina e regional. Falar de Jesus de Burarama é preciso! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Jotacê Cardoso e Renato de Jesus. - 40 anos de teimosia cultural
    Auditório Sebastião Jorge Chammé - Centro Cultural Matarazzo -
    22 de Novembro de 2019 - Grátis!

    ResponderExcluir