terça-feira, 9 de julho de 2019

A Revolução Constitucionalista de 1932 é comemorada com júbilo na cidade de Presidente Prudente - SP - !

Para comemorar os 87 anos da Revolução Constitucionalista realizou-se ato solene na Praça 9 de Julho.
A epopeia de 1932 foi mais uma ação revivida no centro de Presidente Prudente.
Uma lembrança que jamais será esquecida p/nossa comunidade.
O Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente ocupou posição de destaque sob o comando do
 Cel.Miguel Brisolla de Oliveira, como comandante geral.
Uma foto histórica registra o mais arrojado grupo de combatentes da década de 1930 - que era constituído por 1.200 homens -  envolvendo toda a região de Presidente Prudente.

Decorridos 87 anos, a Policia Militar marcou presença através do CPI-8.
O Jornalista Adelmo Santos Reis Vanalli foi o homenageado deste ano pela sua destacada atuação no Jornalismo Regional no decorrer dos últimos 60 anos. Presença do Prefeito Nelson R.Bugalho e outras autoridades.
 Cavalaria tb participou da festa.
 A Policia Militar marcou presença no evento através do Cel.PM Adilson Luis Franco Nassaro do CPI-8.
Apesar das baixas temperaturas, realizou-se desfile diante do Palanque montado na Praça 9 de Julho, no centro da cidade, onde todos tiveram acesso para participar da solenidade.                FOTOS CEDIDAS.
 Banda Musical Regimental abrilhantou a festa cívica de 9 Julho, juntamente com outras unidades. "Nosso desfile é o maior e mais significativo de todas as cidades do interior de S.Paulo".(Cel.Nassaro).
O canil também veio para abrilhantar a Festa de 9 de Julho em Pres.Prudente.


    Diante do Obelisco para homenagear os ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, o "toque de silêncio", seguido da colocação de uma coroa de flores - por escoteiros mirins - simbolizando as últimas homenagens de 9 de Julho. O dia é considerado um dos mais importantes no calendário do Estado, da cidade e região de Presidente Prudente.                                                                                                                        ------------------------------------                                                                                                                    Mesmo sob baixas temperaturas, o dia 9 de Julho na cidade de Presidente Prudente foi solenemente comemorado este ano, na Praça em homenagem a essa epopeia paulista. Como acontece todos os anos, a Revolução de 1932 é lembrada com desfile e homenagens, visando manter viva a memória e ensinar às novas gerações uma história de luta pela conquista dos ideais democráticos. Nesse esquema se envolvem a Polícia Militar e o Poder Público Municipal, tributando justas homenagens aos ex- combatentes e seus descendentes. Ao lado do Prefeito Nelson R.Bugalho e do Comandante do CPI-8, Cel.PM.Adilson Luís Franco Nassaro que presidiram o evento, estiveram amigos, familiares e representantes dos ex-combatentes. Também presentes, o Deputado Estadual Ed Thomas, o Presidente da Câmara Demerson Dias, Ênio Perrone, Adão Batista, Elza do Gás, Mauro Neves e José Tabosa. A Vereadora Alba Lucena foi representada no ato solene. A homenagem à memória do Soldado  Constitucionalista se fez recordar os heróis que tombaram pelo restabelecimento da democracia no Brasil, na época ameaçado pelo golpe de estado de Getúlio Vargas.    

O desfile realizado pela manhã contou com a entrega de medalhas da Sociedade Veteranos de 1932, atribuídas a vários ex-combatentes e também a outros homenageados. Entre os quais, o Jornalista Adelmo S.R.Vanalli, de destaque na imprensa regional, desde o radiojornalismo até o jornalismo impresso. Com maior evidência como Chefe de Redação e Diretor do Jornal O Imparcial. Os demais homenageados foram: o Prefeito Municipal, Nelson R.Bugalho e o Chefe de Gabinete - Secretário de Comunicação da Prefeitura - Jornalista Marcos Tadeu. Em seu pronunciamento, o prefeito lembrou a importância da luta dos ex-combatentes de 1932 como uma manifestação de bravura das mais importantes do Estado de São Paulo e lembrou que os municípios precisam se fortalecer e todos nós, temos que criar um "localismo". As cidades se tornaram um ponto de referência no mundo desenvolvido e é nas cidades que as coisas acontecem - concluiu.   

O desfile na Avenida José Soares Marcondes (defronte à Catedral) na Praça 9 de Julho, contou com a participação de pelotões de soldados da Polícia Militar, Grupos de Escoteiros (Guayporé, Monte Carmelo e Nelson Mandela), da Ordem Demolay, das Filhas de Jó e dos pelotões motorizados da Polícia Militar. Incluindo: motocicletas, policiamento escolar, rural, força tática, base comunitária móvel, batalhão de ações especiais da policia, policiamento rodoviário, policiamento ambiental, viaturas do 14º Grupamento de Bombeiros, Grupamento da Polícia Montada, sobrevoo de helicóptero Águia, GOE, Grupo de Ações Especiais e do canil da Polícia Militar. No desfile, as escolas municipais foram representadas. O Comandante do CPI-8, Cel. Nassaro afirmou que "o evento é uma forma de contar uma história de bravura e idealismo dos jovens que combateram na Revolução de 1932"; e lembrou que Presidente Prudente presta homenagens a esses ex-combatentes, batizando ruas, praças e avenidas com nomes desses valorosos prudentinos. E citou: Tte.Nicolau Maffei; Casemiro Dias; Sgtº Firmino Leão e Cel.Brisolla, entre outros nomes.
                                                               
NOTICIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário