quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Festival de Pipas "Raul Albieri" tornou-se um evento tradicional em Presidente Prudente !

 O 1º Festival de Pipas aconteceu no dia 23 de Julho de 1.981. Posteriormente em 1986 passou a ser denominado Festival de Pipas "Raul Albieri" e no dia 28/11/2001 - também - fazendo parte do calendário da Semana do Aniversário de Presidente Prudente, entre os meses de Agosto e Setembro.
O 34º Festival de Pipas aconteceu no campo de futebol do Centro 
Olímpico, nos altos do Parque do Povo pela 1ª vez no mês de Outubro
do ano 2019 (dia 13) em Presidente  Prudente - SP. 

Na Abertura do tradicional Festival que é realizado todos os anos, foi formada a Comissão de Julgamento. Em plena Estação da Primavera, os Jurados enfrentaram neste local, um clima de elevadas temperaturas, chegando a 35ºC. Além de Sol causticante durante todo o período.
As Pipas foram chegando ao Centro
Olímpico - uma por uma - e todas elas
participaram da tradicional competição
   Os Artesãos se desdobraram para documentar em tela colorida
a extraordinária competição que a cidade vem sediando há 34 anos.
Na Coordenação do Festival, Vània Nilva Ferreira e João Carlos Albieri

Aqui começa a Premiação para as melhores colocações no Festival de Pipas
O criador deste evento tinha presença marcante em todos os Festivais.
Empinando Pipas ele se sentia criança.Foi uma figura que deixou saudades.

Pela participação dos inscritos foi
   destinada excelente premiação.
                                                                O Festival faz parte do Calendário Turístico do município de Presidente Prudente (Lei nº 5072/2001) e também do Calendário Turístico do Estado de São Paulo (Lei nº 13012/2008).

    Dos altos do Parque do Povo (no campo do Centro Olímpico), uma ampla visão da área central da cidade de Presidente Prudente, em toda sua plenitude após as comemorações festivas de seus 102 anos de fundação, no  dia 14 de Setembro.                                                                                                                                                                     -----------------------                                     Desde a década de 80 uma nova geração vem merecendo destaque especial por seu envolvimento nas mais diversas atividades. Entre as quais, as competições esportivas e de lazer e recreação. A Pipa - também conhecida por Pandorga, Arraia ou Papagaio - foi uma das escolhidas em 1981, devido à repercussão alcançada através da cobertura do Jornal O Imparcial, então dirigido pelo saudoso Mário Peretti, juntamente com os diretores, Adelmo Santos Reis Vanalli e Deodato da Silva. Foi  um evento recreativo sem grandes pretensões que se transformou em realidade. Mas com o objetivo de resgatar a cultura e estreitar os laços familiares, foi firmada parceria inicial com a Autarquia Municipal de Esportes. Simultaneamente surgiram outros abnegados nas apresentações de Pipas. Dentre eles, um empresário que na época dirigia a "Oficina Camarada", cujo nome se tornou famoso e conhecido como patrono do Festival: Raul Albieri. A escolha do nome foi dada após seu falecimento em 20/11/1985, em reunião de Diretoria do Jornal O Imparcial, que decidiu também pela denominação oficial do Festival de Pipas "Raul Albieri" a partir de 1986.


João Carlos Albieri, o sucessor de Raul Albieri nos conta que desde 1981 seu pai tinha presença marcante nos Festivais. Ele se sentia criança empinando Pipas diferenciadas, com alegria, satisfação e felicidade. A carretilha era uma de suas características. "O boné o deixava mais simpático ainda. Foi e continua sendo Pai e Avô de milhares de pessoas que fazem sucesso nos Festivais de Pipas, que levam seu nome como Patrono". Numa promoção do Jornal O IMPARCIAL - em parceria com a Prefeitura, FCT/Unesp - e outras entidades (além de colaboradores, amigos e voluntários), o Festival passou a adotar um Tema Especial todos os anos. O maior destaque desses 34 anos de realização foi o evento comemorativo ao Centenário de Presidente Prudente, em 27/Agosto de 2017. Tema: Centenário de Presidente Prudente. Neste ano o evento  realizou-se no dia 13/Outubro e o tema adotado foi "Gênios do Esporte". Nas premiações três destaques em relação ao tema do Festival: Pelé, Claudinei Quirino e Airton Senna. 

 

Realizado no campo de futebol do Centro Olímpico - nos altos do Parque do Povo - o 34º Festival de Pipas "Raul Albieri" recebeu Atletas de Presidente Prudente (em sua maioria) e de Regente Feijó. As competições que já haviam sido adiadas de 12 de Setembro para 13 de Outubro foram oficialmente iniciadas às 10hs e concluídas com os resultados finais e premiações, por volta das 11h30. Foi um Domingo de intenso calor - com os termômetros chegando a 35ºC - e ventos fracos, o que prejudicou a elevação das Pipas de maior porte. Assim mesmo, tudo transcorreu na mais perfeita ordem. A animação e apresentação de todo o Festival ficaram por conta dos Comunicadores: Veiga e Luciano Reis. Nas premiações, as Categorias: Criativo - 1º lugar - Francisco Feregatto; 2ª lugar - Alexandre Araujo. 3º lugar - Maria Clara Serafim. Categoria Temático: 1º lugar - Lucilene da Silva; 2º - Pedro Cesar Pires e 3º - Mônica Carvalho. Categoria Maior Pipa: 1º lugar - Fernando Rizzo; 2º lugar - Júlio Nunes da Silva e 3º - Paulo Afonso. Categoria Especial: 1º e único colocado: Sérgio Roque. Todos de Presidente Prudente, exceto o 2º classificado com a Maior Pipa, que representou Álvares Machado e o 1º colocado na categoria Criativo, representante da cidade de Regente Feijó.  

NOTICIAS EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário