Este é um projeto que se desenvolve em Presidente Prudente desde 2017.
|
Um sonho que nasceu de forma tímida, mas ganhou projeção. |
Um fato digno de registro: Este Polo Regional de Padaria Artesanal está completando dois anos de atuação.
|
Tudo aqui é o resultado de uma parceria que deu certo. Entre o Fundo Social de Solidariedade de Prudente e o Fundo Social do Estado de São Paulo Resultado: Já foram capacitadas quase 3 mil pessoas nas aulas e Workshops.
|
Uma experiência que deu certo ! Fotos: Marcos Sanches
|
Os cursos oferecidos pelo Fundo Social são inteiramente grátis. |
Por meio da arte de fazer pães, os alunos ganharam novas perspectivas de vida e nova fonte de renda. Os resultados são surpreendentes.
Aqui, uma amostragem do que se produz num curso oferecido gratuitamente pelo Fundo Social.
|
Já beneficiadas com o curso mais de três mil pessoas. |
|
Atendimento diário conta com duas funcionárias. |
Dois anos de experiência e mais de três mil pessoas capacitadas para o trabalho profissional.
|
Os cursos aqui realizados começam
em Fevereiro e vão até o mês de Dezº |
|
Os preparativos para o Natal/2019 já começaram e contam com seu apoio. |
|
Saiba onde funciona o Polo Regional
de Presidente Prudente - SP. |
Guarde bem o endereço: Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431 - Jardim Marupiara - defronte à Casa do Médico. -------------------- Novos alunos:Atualmente a média é calculada entre 150 a 170 alunos ao mês.
|
Assessora do Fundo Social assegura que a Padaria se tornou referência entre as demais Padarias Artesanais do Estado. Graças ao empenho da equipe gestora e trabalho impecável das professoras que se reinventam à cada aula para colocar nas receitas, o ingrediente mais nobre: O Amor ! --------------------- Presidente Prudente é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo que conta com um Polo Regional da Padaria Artesanal. Funciona exatamente há dois anos, defronte à Casa do Médico no Jardim Marupiara (à Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431). É o resultado de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente e o Fundo Social do Estado de São Paulo. A jornalista Odete Tonon na condição de Assessora nos disse que a Padaria se tornou referência entre todas as outras do Estado "graças ao empenho da equipe gestora e o trabalho impecável das Professoras Aparecida Costa e Marlene Reis, que se reinventam à cada aula, à cada workshop para colocar nas receitas o ingrediente mais nobre que temos: O Amor". O número de alunos interessados em participar não pára de crescer. Os candidatos inscritos giram em torno de 150 a 170 por mês, que participam dos cursos de panificação com dez receitas e workshop uma vez por semana, no horário das 8 às 17hs. Até o momento foram capacitados cerca de três mil participantes nas aulas e workshop.
A Presidente do Fundo Social, Sra.Lisiane Zangirólami Bugalho assegura que "acima de tudo, sua missão é levar dignidade à população, permitindo que ela adquira autoestima para que cada pessoa consiga se manter com seu próprio trabalho". Por meio da arte de produzir pães, esses alunos ganharam novas perspectivas de vida, adquirindo uma nova fonte de renda. Um caso específico é da aluna Magali Monteiro de Souza, que já tem certa experiência na cozinha. Mas decidiu matricular-se na Padaria Artesanal para aperfeiçoar sua experiência sobre as técnicas gastronômicas. "Vim com o objetivo - disse - de aprender a fazer sonhos e bolos para comercializar. Conhecimento nunca é demais - frisou. João André de Souza é outro exemplo, revelando suas aptidões de "como o projeto é capaz de mudar vidas. Sendo deficiente visual, ele assegura que sempre teve interesse em se capacitar na cozinha. Quando soube da Padaria Artesanal, tratou logo de se inscrever no curso, que ele classifica de muito válido. Aliás, reafirma que já fez algumas receitas em família e "todos adoraram"!
Cada curso ministrado no Polo Regional de Presidente Prudente tem a duração de uma semana. Panificação e Workshop são desdobrados em cursos específicos (diários), mediante produção de pães, tortas, bolachas, panetones, sonhos, pão de mel, bolos e salgadinhos. O material destinado à produção desenvolvida pelos alunos é fornecido pelo Fundo Social, sem qualquer ônus para os os frequentadores dos cursos de Panificação e Workshop. Cada turma é constituída entre 20 a 30 participantes e o curso por eles frequentado, tem a duração aproximada de uma semana. Além dos encontros práticos, a capacitação contempla aulas teóricas em que são debatidas noções de empreendedorismo, como estabelecer preços para os produtos. E ainda: dicas para vender mais e melhor e higienização - entre outras importantes orientações - para a formação profissional dos alunos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário